Hama Defender 210

Nova gama profissional de sacos da marca germânica hama


Dimensões int.: 38cm x 24,5cm x 24 cm
Material: Polytex -
Garantia: 30 anos
Peso: 2.500 g
Bolsa para acessórios
Pano p/lentes micro fibras
Bolsa rígida p/cartões memória
Bolsa c/impermeável



Este saco, comercializado agora também em Portugal, é um dos mais completos que conheço. Cheio de pequenos pormenores, nele cabe espaçosamente todo o material que mais vulgarmente uso: A D200; uma tele 80-400mm; uma 28-70mm; duas 50mm; uma micro 60mm, um SB-26; vários filtros de várias medidas e respectivas caixas; cabo disparador; pára-sóis e mais uma panóplia de material.
De facto, por um lado, é uma solução para não termos que pensar e escolher o que levar, como acontecia com o meu anterior saco em que, caso levasse a Nikkor 80-400mm, já só podia escolher levar mais uma pequena 50mm. Por outro lado, o factor tamanho e principalmente o peso, são capazes de desencorajar os menos persistentes... depois de meter todo o material o saco fica com uns bons kg! Devo dizer que tudo aquilo que achei não ser necessário, pelo menos para mim, retirei do saco. Os suportes para tripé, a cinta regulável e a capa de chuva foram logo retirados. Quanto aos suportes, ou melhor, cintas destinados a acoplar o tripé, achei os mesmos a mais. Senão vejamos, o próprio saco, sem nada lá dentro já pesa 2.500g. Depois de cheio com material, e niguém compra um saco deste tamanho para lá meter corpos de máquinas ou objectivas pequenas e leves, facilmente se atinge a dezena ou mais de kg. Se além disso lhe adicionarmos, pelo exterior, um tripé e respectiva cabeça esse valor sobe mais uns 3 ou 4Kg! Mas isso fica ao critério do fotógrafo e esta é precisamente uma das boas características deste saco. Quase tudo é modular e passível de ser modificado ou retirado.
De resto, o saco tem uma infinidade de bolsas de vários tamanhos e feitios (sou franco, são tantas que não me dei ao trabalho de as contar!), tem um espaço destinado a um PC de 17 polegadas (portátil, claro!), tem inclusivamente uma pequena bolsa para acessórios (talvez seja útil para não perder as pequenas tampas do corpo da máquina, do cabo disparador ou das objectivas...) e ainda uma capa para neve ou chuva numa bolsa de cor vermelha para ser facilmente identificada. Além disso, todas estas bolsas e outro material podem ser "pegados" ao saco por ligadores tipo mosquetão para não se perderem.
O material, polytex, é bastante resistente e o aspecto e sensação que transmite é de durabilidade... (sobre isso ainda não posso dar opinião... a ver vamos...). Também achei interessante o pormenor do fundo ser em tela resistente e impermeável para não absorver a água ou humidade do terreno. O acesso ao interior, a fim de retirar rápidamente a máquina, pode ser feito usando apenas parte do topo do saco, mais precisamente através de uma abertura central existente em todo o sentido longitudinal do mesmo com dois fechos de correr (em simultâneo).
Resta dizer que dentro da gama deste tipo de sacos foi um dos mais versáteis e económicos que encontrei. Assim quem precisar de trocar ou comprar um novo saco aqui fica uma hipótese a considerar!
Ps: É pena, mas continua a não haver espaço para a
300mm f/2.8 e respectivo conversor... essa vai continuar a viajar à parte.

0 comentários: