Canon EOS 5D Mark III (Vídeo promocional)




Após uma longa espera, eis a nova câmara da Canon: a EOS 5D Mark III!
Aparentemente, as inovações em relação à sua antecessora não parecem ser muitas... No entanto, há que ter em conta que a Canon EOS 5D Mark II era (e continua a ser) uma excelente câmara! Foi, das câmaras que tive cedidas para testes, uma das que mais gostei. (podem ver aqui, de modo mais alargado, a opinião acerca da mesma)
Supostamente, esta será a "natural" câmara concorrente da, também, recém lançada Nikon D800. Ambas possuem um sensor Full-frame e muitos megapixeis!
Uma das questões que certamente pairará na mente de muitos dos potenciais compradores de câmaras FX, no momento, será: Canon EOS 5D Mark III ou Nikon D800? Qual a melhor?
Sinceramente, acho que tudo terá a ver com a relação e tradição da marca que já vinham utilizando...
Contudo, uma ou outra diferença parecem-me mais relevantes entre as duas: Para os "puristas" do detalhe talvez a Nikon D800 seja uma boa opção. Por outro lado, para aquele que precisem frequentemente de fotografar em situações de pouca luminosidade, a Canon 5D Mark III talvez seja (devido à sua maior amplitude de valores de sensibilidade ISO) a opção mais lógica.
Já em relação à evolução das duas câmaras face às suas anteriores versões, parece-me ter havido uma maior "evolução" da Nikon ao passar da Nikon D700 para a Nikon D800 do que no caso da Canon ao passar da EOS 5D Mark II para a 5D Mark III... e não me estou a referir somente ao "aumento" dos MP porque nem só isso é relevante...
Mas tal como disse, é sempre mais dificil melhorar um produto que à partida já é bom!

11 comentários:

William disse...

Oi José Loureiro.
Acho realmente que este tema será muito discutido: qual comprar a Nikon D800 ou a Canon EOS 5D Mark III? Principalmente para quem vai entrar no mundo das Full Frame.

A que se ressaltar que a D800, será, aparentemente, 500 dólares mais barata e isso pode ajudar, por exemplo, na aquisição de uma objetiva mais luminosa, compensando o ISO menor que o da 5D Mark III.

Enfim, é só para abir a discussão que, acredito, vai longe e não tem resposta definitiva.

Abraços,
William.

Carlos Miranda disse...

Boa noite.
A única coisa que estranho no pessoal da Canon é que ainda anda à procura dos locais ideais para colocar os botões traseiros. Basta comparar a 5D Mk II e a nova versão. Na Nikon, desde 2008 que os botões nao sofrem alterações na sua posição na traseira da máquina. Na Canon, de versão para versão é sempre uma grande confusão. Eu compraria mais depresa a D800, mas sou suspeito.
Cumprimentos,

José Loureiro disse...

Olá Carlos.
Na verdade, existem outras coisas mais importantes que a Canon também não manteve inalteradas ao longo dos tempos: O sistema de encaixe das objectivas…
É uma pena que, para usar excelentes objectivas com encaixe da série FL ou FD da Canon em câmaras digitais seja necessário recorrer a adaptadores…
Graças à fidelização da Nikon ao seu sistema de encaixe “F” é possível, ainda hoje em dia, continuar a usar objectivas com mais de 30 anos, com excelente qualidade óptica, nas actuais câmaras digitais!
Uma coisa é certa: Independentemente da questão da qualidade e da ergonomia de cada modelo de câmara, existe sempre a questão da empatia que cada um de nós nutre por uma determinada marca.
Pessoalmente (até por uma questão de hábito…) acho simples de “encontrar” os botões e selectores nas DSLR de marca Nikon. Em contrapartida, por exemplo, acho mais simples e intuitivos os “Menus” das câmaras da Canon. Mesmo estando mais habituado à Nikon!
Mas, regra geral, hoje em dia, os modelos concorrentes da Canon e da Nikon costumam andar (em termos dos resultados que proporcionam) muito próximos…
Quanto ao comprar… penso que cada um destes modelos (Nikon D800 ou Canon 5D MK III) “cairá” maioritariamente nas mãos de quem já tenha possuído ou possua) câmaras da mesma marca.

Carlos Miranda disse...

É verdade. Ainda há pouco tempo usei uma lente Nikkor 35-70 comprada em 1990 em conjunto com uma Nikon 604F. Montei esta lente numa Nikon D70 e funcionou normalmente. Mas achei estranho que quase todos os botões traseiro - à exceção de um ou dois - da Canon 5D Mk III não estão no mesmo local onde estão os da versão anterior.
Até parece que andam a inventar. Os da Nikon apenas acrescentam os das novas funções, deixando os outros nos mesmos locais. Enfim...são opções.

Carlos Miranda disse...

Correção..queria dizer Nikon 601F.

luis cesar paiva disse...

Jose ,boa noite, sou eu de novo. sei que estou no tópico errado mas acho que posso pedir aqui uma opiniao sua, se nao for abusivo de minha parte. Comprei um carril de macrofotografia e agora preciso de uma cabeça de tripé e um bom tripé,gostaria de uma sugestão sua, principalmente para a cabeça de tripé(ball head manfrotto?).uso uma D300 e nikkor 105mm com R1C1.Obrigado,seu conhecimento tecnico e opiniao são de grande importancia. um abraço

José Loureiro disse...

Olá Luís,
Quanto às “cabeças de tripés”, pessoalmente, as que acho serem mais práticas e versáteis para fotografia e natureza (incluindo a macrofotografia) são as chamadas de cabeças de rótula.
Acerca deste assunto pode ver este artigo aqui.
Dependendo do conjunto (câmara + objectiva) que se vai usar podem escolher-se vários modelos. Contudo, no caso concreto (para o equipamento que indicou) penso que deverá evitar escolher os modelos mais pequenos.
Em relação ao tripé, as gamas Manfrotto 190 ou 055 são, quanto a mim, as gamas com melhor relação preço/qualidade. Duma e doutra gama, existem vários modelos que, além da questão do preço, variam consoante o tipo de utilização e peso máximo de suportam.
Uma boa ajuda para a escolha dum conjunto tripé/cabeça é usar o configurador da própria Manfrotto conforme pode ver aqui.

luis cesar paiva disse...

obrigado, ja tenho um caminho a seguir...abraços,

Studio Designer disse...

Olá José Loureiro! Estou com dificuldade de sincronismo com a D200 usando o Rádio Celula, só vai até 250 passou disso corta a imagem. Tem alguma função que eu posso alterar? Fico no aguardo.
Adriano Polettini.

José Loureiro disse...

Olá Adriano.
Verifique duas coisas:
1. Velocidade de sincronização na câmara (Menu » Definições Personalizadas » Bracking/Flash » e1 – Veloc. Sincronização de Flash » e escolha a velocidade mais elevada – 1/320s). Se não fizer esta alteração e tiver seleccionada a opção de sincronismo no modo Auto a velocidade de sincronismo não ultrapassará os 1/250seg.
2. Na unidade de Flash – escolher também o modo de sincronização de alta-velocidade (FP)

Além disso, pode eventualmente derivar dalguma limitação das células ou flash que esteja a usar… mas acerca disso já não posso adiantar nada…

Anónimo disse...

NIKON!!! A NELHOR!!! troquei minha Mark II por uma D800 e não me arrependi!