Zeiss Ikon Ikonta - Model 520/18 "Baby Ikonta" (1932~1936)



Estas câmaras fotográficas Zeiss "Baby Ikonta" (520/18)  não sendo, na minha opinião, particularmente "bonitas" serão, provavelmente, as mais pequenas "câmara de fole" que alguma vez existiram. Esse será, porventura, um dos aspectos que contribui para a sua procura e consequentemente lhes dá alguma cotação como "peças de coleccionismo". São realmente pequenas e as suas dimensões (fechada) não ultrapassam os 10x7x 2,5cm!
Fazem parte da "família" do modelo "Ikonta" das máquinas da marca Zeiss, sendo as mais pequenas desse mesmo modelo, cujo primeiro lançamento (520, com formato de filme maior, de 4,5x6cm) ocorreu meados de 1930.

Esta pequena câmara incluí-se nas chamadas "Mini-camaras" ou "Câmaras-bebé" pelas suas diminutas dimensões.
Surgiram numa altura em que a fotografia se começava a "popularizar" e, de um modo geral (tal qual como acontece ainda nos nossos dias), as pessoas queriam registar os seus passeios e viagens. Ora, uma câmara pequena era o ideal para estas situações. Tanto mais que a maioria das câmaras da altura eram grandes e pesadas!
Contudo, a construção destas Zeiss "Baby Ikonta" é em tudo idêntica às câmaras de maiores dimensões. Esse é um dos motivos porque podem ser consideradas, precisamente, como "miniaturas".
As "Ikonta" são câmaras produzidas na Alemanha após 1926, altura em que se formou a Firma "Zeiss Ikon". A firma surgiu da junção de quatro fabricantes de máquinas fotográficas da altura: A Contessa-Nettel; Ica; Goerz e Ernemann com capitais da Zeiss.
Voltando às "Baby-Ikonta", existem várias versões destas câmaras. A sua produção variou ao longo dos anos e foram construídos modelos com objectivas de abertura máxima desde f/6.3, f/4.5 até f/3.5 Novar com obturador Derval bem como modelos (mais recentes) com objectivas f/4.5 e  f/3.5 Tessar com obturadores Compur. (O modelo ilustrado está equipado com um obturador Derval e com uma Novar f/6.3)




O filme que utilizavam era o pequeno "rolo" denominado de "127" partilhado, aliás, com muita outras câmaras de reduzidas dimensões de então como, por exemplo, um outro modelo deste mesmo fabricante: A "Zeiss Ikon Box Tengor" mais conhecida como "Baby-Box".

O "rolo 127" permitia captar até 16 fotografias em negativos cujas dimensões eram apenas de 3x4cm.

De resto, não há muito mais para dizer...
Infelizmente, é raro hoje em dia encontrar exemplares destas câmaras que estejam em perfeitas condições estéticas. A pintura, quer das orlas metálicas quer das inscrições, era um dos "pontos fracos" deste modelo.
Curiosidades: Só mesmo o estranho facto de existirem dois pequenos visores vermelhos na traseira da câmara! A finalidade? Verificar quando se tinha rodado o rolo até ao próximo negativo de forma correcta. O negativo continha a indicação (em duplicado) do número de foto a expor. Quando tal número coincidia nos dois visores o negativo estava centrado! Simples não?!

2 comentários:

mfc disse...

Que maravilhas que nos vais trazendo!

Duarte Fernandes Pinto disse...

Possuo uma em muito bom estado, no seu estojo original de cabedal ...
Se desejar umas imagens dela, escreva-me. Poderei fotografá-la com a minha CyberShot e enviar-lhe as imagens ...
duarte07@gmail.com