Nikon D300 vs Nikon D2x vs Nikon D200: Teste comparativo ao ruído na imagem


Numa destas últimas noites desafiei um amigo a apanhar um pouco do ar frio de Outono que se tem feito sentir e a acompanhar-me num dos testes que pretendia fazer (ficam aqui as desculpas "pela seca"... mas, vá lá, vá lá, se chovesse era pior, eheheh!). Adiante... peguei em três câmaras da Nikon (D300D2x e D200), numa única objectiva aí fomos nós até um dos locais que utilizo como referência para certos testes e comparativos que costumo fazer.
Desta vez o teste (comparativo) destinava-se unicamente a verificar as diferenças entre o nível de ruído na imagem das três citadas câmaras, começando nos 200 ISO até aos 800 ISO. Cabe aqui dizer que duas destas câmaras (Nikon D300 e a Nikon D2x) tem um sensor CMOS, supostamente, menos vulnerável a transmitir ruído à imagem, porquanto este tipo de sensor necessita de menos energia para funcionar com o consequente menor aquecimento (causa principal da criação do denominado "ruído na imagem") e uma Nikon D200 cujo sensor é CCD, mais sensível ao calor, ou melhor, com uma dissipação menos eficiente do mesmo.   
O motivo de não ter comparado resultados abaixo desse valor (ISO 200) é obvio: Todas as câmaras, nesse nível de sensibilidade à luz, apresentam bons resultados não sendo notórias quaisquer diferenças. Por outro lado, também não foram efectuados testes acima dos 800 ISO pois as duas câmaras mais antigas (D2x e D200) ficariam a "anos luz" da D300... Limitei-me, por isso, a valores que acho razoáveis e comuns para a maior parte dos utilizadores. Mas, quem quiser ver (ou recordar) o comparativo (ao nível de ruído na imagem com valores ISO mais elevados) entre a Nikon D300 e  a Canon EOS 5D MK II poderá faze-lo clicando aqui (abre em novo link).
Caso não saiba o que é o" ruído na imagem" e para melhor entender do que se "fala" neste texto, poderá ver alguns conceitos aqui (abre em novo link).  >>

Este tipo de testes, que regra geral costumo fazer sozinho, obedecem a um certo método e organização podendo ser bastante monótonos... no fundo não estamos a fotografar nada em especial mas simplesmente a captar fotografias numa determinada sequência ordenada de maneira a posteriormente poder verificar/comparar determinados aspectos. Mas estar acompanhado sempre facilita o processo de troca de câmara, de objectiva, de sapata de tripé, de cabo disparador...
O primeiro passo, após pousar as mochilas com o equipamento é a montagem do tripé e a escolha do nosso cenário para as imagens de testes. Neste caso concreto podem ver o local na foto acima.
Depois regula-se cada uma das câmaras com os mesmos parâmetros (Modo de exposição, Abertura, tipo de formato de fotografia,....) de modo a que as diferenças obtidas nos resultados reflictam somente alterações provocadas pela mudança do valor de sensibilidade (ISO).
Nos testes foi usada, como acima já referi, uma única objectiva: A Nikkor 24-70mm f/2.8
Além disso, foram mantidos iguais, para todas as câmaras, os seguintes parâmetros:
  • Distância focal: 50mm;
  • Abertura: f/8;
  • Medição de luz: matricial;
  • Equilíbrio de brancos: Automático;
  • Gravação de ficheiros: RAW (NEF)
Resta somente referir que as imagens abaixo exibidas são crop´s a 100% (área assinalada a vermelho na fotografia do topo) dos ficheiros originais sem qualquer tipo de edição. No caso das imagens produzidas pela Nikon D200 (de 10,2MP), existe uma pequena diferença na porção de imagem abrangida em consequência do menor número de megapixéis do seu sensor (D2x = 12,4MP e D300 = 12,3MP).
Dito isto, vamos às imagens (que são, por si só, esclarecedoras) e no final às conclusões...


 Conclusões:  
Uma primeira conclusão é mais que evidente e óbvia! De longe que a câmara que apresenta menor nível de ruído de imagem é a Nikon D300!
Até aos 200 ISO todas as câmaras têm um nível de "ruído na imagem" aceitável. A D300, contudo, consegue manter de maneira praticamente uniforme esse nível até aos ISO 800. Quanto à D200 e D2x, embora dotadas de sensores diferentes andam, acima desse valor (200 ISO) até aos 800 ISO, "lado a lado" apresentando idênticos resultados de ruído de luminância.
Por sua vez, embora não fosse esse o objectivo deste teste, não se podem contudo deixar de tirar outras conclusões... a câmara que apresenta melhor recorte de imagem e gama dinâmica de cores é a Nikon D2x. Mas, para não se tirarem conclusões precipitadas acerca deste último aspecto, caso possa, oportunamente farei testes nesse sentido específico...
Embora as condições não fossem as ideais para testar este item há um pequeno pormenor nas imagens captadas por a D2x que ressalta face às captadas pela D300 e D200. Trata-se dos pormenores da pedra e da sua cor esverdeada fruto da humidade que é representada de maneira mais fiel e nítida nas imagens produzidas pela D2x!

0 comentários: