Anilhagem de aves no Parque Biológico de Vila Nova de Gaia



Garrulus glandarius (Gaio)

Nikon D200 + 24-70mm f/2.8 G ED-IF AF-S
(@ 70mm; ISO 100; f/5.6; 1/1000 Seg. -0.3 EV)




Cettia cetti (Rouxinol-bravo)

Nikon D200 + 24-70mm f/2.8 G ED-IF AF-S
(@ 48mm; ISO 100; f/4.5; 1/750 Seg.)


No passado Sábado lá fui a mais uma sessão de anilhagem de aves no Parque Biológico de Vila Nova de Gaia.
Fez precisamente, naquela altura, 1 ano (com um dia de diferença!) que assisti pela primeira vez a uma destas sessões. Depois disso, fiquei “cliente” e “volta e meia” quando tenho disponibilidade lá vou de novo!
O tempo tem-se mantido mais ou menos quente para esta altura do ano e, por isso, nesta sessão em concreto, a colocação das anilhas foi feita ao ar livre.
Na foto ao lado pode ver-se o ambiente descontraído com é levada a efeito esta actividade. O fotógrafo de natureza João Nunes da Silva (na foto) também por lá apareceu e foi com agrado que trocamos umas breves palavras.
Ir a estas sessões e estar na companhia de toda a equipa que a leva a efeito é sempre um prazer. O único senão, é a hora de levantar. Como todos sabemos as aves iniciam a sua actividade ao nascer do dia e, por isso, as redes onde as mesmas são capturadas a fim de serem anilhadas são montadas 1 hora antes do nascer do sol. Por isso é só fazer contas… este último sábado, contando com os cerca de 30 minutos que demoro a lá chegar, foi preciso levantar-me às 5.30 horas!
Um pouco cedo comparativamente com o meu horário de acordar, mas nunca me arrependo e vale sempre a pena! Não só pela possibilidade de “fazer” algumas fotos mas principalmente pelo contacto com a natureza, a avifauna (por vezes espécies menos comuns), ver os primeiros raios de sol, ajudar a montar as redes, …
Bom, mas sobre o que é a anilhagem, porque se faz, como se faz, etc. não vou falar. Já em tempos fiz uma reportagem sobre o assunto e por isso que tiver algum interesse ou simples curiosidade sobre a matéria pode dar uma “espreitadela” ao site Aves de Portugal.
Nestas sessões de anilhagem não precisamos de levar grandes teleobjectivas para conseguir fotos “close-ups”, como as de cima, que nos mostrem determinados detalhes das aves. Uma qualquer zoom média ou, de preferência, uma objectiva macro são capazes de “fazer” fotografias que realçam os pormenores das aves. No seu habitat natural, mesmo com uma objectiva de 600mm ou 800mm dificilmente conseguíamos captar estes detalhes!
De qualquer modo tento não “ocupar” muito o tempo de quem está a anilhar pois o tempo escasseia e “voa” entre cada ida às redes para trazer mais aves!
Já agora, aproveito a altura para agradecer e deixar aqui os meus cumprimentos, bem merecidos, a toda a “rapaziada” da anilhagem pela persistência e dedicação a esta actividade!

0 comentários: