Este mês, mais uma Zeiss... 80mm Biometar "Red MC"



Há algum tempo atrás tive oportunidade de testar uma Carl Zeiss 80mm Biometar f/2.8. Uma objectiva que me surpreendeu positivamente, cujo artigo de opinião pode ser visto aqui »» (abre em novo Link).
A objectiva que agora tenho para testes é precisamente a mesma... Ou quase! Somente com uma diferença... trata-se da melhor versão do modelo, facilmente diferenciado pela inscição das letras vermelhas a designar os "coatings" que são melhorados. Daí o nome "Red MC" (MC = Multi-Coatings).
Esta foi a segunda fotografia que captei com a referida objectiva, num dia encoberto, montada numa D300... Para já o que deu para reparar foi nas faixas azuladas (aberrações cromáticas) ladeando os brancos quando usada nestas condições e na sua abertura máxima. Nada de muito relevante mas, como disse, as condições de luz também não ajudaram... vamos, com tempo, captar mais fotos e, embora não possua o primeiro modelo testado para efectuar uma compração directa, logo se vê se as pequenas letras a vermelho "MC" fazem realmente alguma diferença...

2 comentários:

Anónimo disse...

Prezado José Loureiro,
Sou do Rio de Janeiro - RJ.
Pretendo começar no mundo da fotografia.
Tenho em vista adquirir uma Canon T4i ou uma Nikon D-3200. Qual das duas você me aconselharia? As duas vem com lente 18-55mm.
Desde já, agradeço sua paciência e gentileza.
Grato,
Roberto Dotel Link

José Loureiro disse...

Penso que ler o “post” acerca da Nikon D3200 e principalmente as respostas (comentários) pode ajudá-lo e dissipar algumas dúvidas.