Ihagee 50 Patent-Duplex Folding Plate (c. 1920s) ?


Hoje, apresento-vos mais um pedaço de história...
Esta é uma câmara que já me deu muito trabalho de pesquisa e infelizmente ainda não sei muito sobre ela... tão pouco consigo datá-la com rigor.
Foi uma câmara que adquiri da zona da Catalunha (Espanha) e que além duma cuidada limpeza pouco mais precisou para se encontrar no estado actual.
Trata-se de uma câmara de Grande-formato, com fole de dupla-extensão, designada de 1/4 de placa (ver aqui exemplos) que permite captar fotos com o tamanho de 9x12cm. Aliás é comum, também, apelidar este tipo de câmaras de "formato 9x12" precisamente por esse motivo.
Um dos motivos responsáveis pela dificuldade em saber algo mais acerca desta câmara é o facto da mesma não ser muito vulgar. Existem uma série de modelos parecidos mas doutras marcas...
A única inscrição que me permitiu a identificação da marca da câmara foram as siglas "Iha" (diminutivo de "IHAGEE"). Quanto ao modelo, presumo ser simplesmente "50" segundo também a inscrição...
O obturador é um "Compur", considerado uma peça de relojoaria e um dos obturadores mais evoluídos e sofisticados da altura que permite fotografar a velocidades até 1/200 seg.

A objectiva que equipa esta "Iha" era considerada uma das melhores e também uma das mais caras da altura: uma Carl Zeiss Tessar f/6.3! Constituídas por 4 lentes, as Carl Zeiss f/4.5 ou f/6.3 (como é o caso em concreto) eram, de facto, a melhor opção óptica disponível na época para este tipo de câmaras.

Além da opção de visionar e enquadrar a área a fotografar pelo pequeno orifício e rectângulo em arame laterais a câmara possui um grande visor óptico denominado "Brilliante viewfinder" que se adapta, rodando, quer à captação de fotografias verticais, quer horizontais.
O "nível de bolha" também se encontra integrado na parte frontal desta antiga câmara e é uma boa ajuda à focagem neste tipo de máquinas!

Outra característica, pouco usual (em câmaras idênticas), reporta-se à capacidade de deslocar vertical e horizontalmente o fole da câmara através duns pequenos pernos localizados na base e no topo da parte frontal. Além de servir para mudar o enquadramento, sem necessidade de deslocar a câmara esta função de "Tilt & Shift" serve também para controlar os desfoques e a profundidade de campo, principalmente ao fotografar objectos próximos. (Embora, neste tipo de câmaras tal me pareça difícil de conseguir propositadamente uma vez que o visionamento directo - através do despolido - além de "rudimentar" não permitia aferir com qualquer rigor esse efeito!)

 Imagens: Para aumentar clicar nas fotografias e depois em F11) 



Resta dizer que, apesar das várias horas "gastas" a pesquisar informação e de algumas trocas de opinião com coleccionadores, não foi possível ainda apurar garantidamente uma correcta identificação da marca e modelo desta câmara.... Em parte esse facto é bom porque, de certo modo, evoca o seu "estatuto de raridade".
No entanto, se houver para aí algum especialista na matéria agradece-se ajuda na ID!

 Caraterísticas/Especificações da Ihagee 50 (?):
Anos de produção: (?)
Distância focal: 165mm
Abertura Max: f/6.3 ~ f/45
Objectiva: Carl Zeiss Tessar
Obturador: Compur - 1 seg., 1/2 sec., 1/5 seg., 1/10 seg., 1/25 seg., 1/50 seg., 1/100 seg., 1/200 seg., T & B 
Placas: 9 x 12 cm (?)

2 comentários:

@SandraFotos disse...

Bom Dia,

Tenho seguido este blog com atenção e já agora gostaria de fazer uma pergunta a ver se me consegue ajudar ;)

Tenho uma Cano 1100D e preciso fazer umas fotos no formato RAW com 15 MB mas vejo que a minha camara tem o formato RAW mas vai até 12MB. Há alguma forma de conseguir os 15MB?

Espero a reposta, ainda sou uma "novata" nesta area que tanto adoro!

Um abraço,
Sandra Campos

http://www.flickr.com/photos/delisboaabarcelonayviceversa/

José Loureiro disse...

Olá Sandra,
Desconheço o motivo porque queira ficheiros maiores do que os produzidos pela sua câmara. No entanto, os 12Mp dão para fazer ampliações com qualidade até tamanhos já bem grandes.
No entanto está a confundir coisas… Megapixéis com Megabytes!
A sua câmara é de 12 Mp (megapixéis) o que significa que produz imagens com com uma dimensão de cerca de 4272 x 2848 pixéis.
Por sua vez, Mb (megabytes) reporta-se ao tamanho do ficheiro (em termos de ocupação de espaço no PC) e está dependente duma série de factores incluindo o número de cores e variações numa imagem, a resolução, etc..
Este último tamanho (Mb) pode ser contudo “aumentado” em posterior edição de imagem, por exemplo no Photoshop, pelo processo de interpolação.
Para ter uma melhor ideia destes conceitos pode ver este artigo e os comentários seguintes aqui