Rolleiflex Automat 6x6 - K4 / 50 - f/3.5-75mm (1949-1951)


Existem câmaras que, por muito pouco tempo que as usemos, deixam boas recordações. No meu caso, uma dessas câmaras, que dificilmente esquecerei, foi a Rolleiflex Automat K4 /50!
Usei, esporadicamente, uma delas há "imensos" anos atrás. Estávamos, então, no início da década de 80... (Epá! Já passaram mais de 30 anos...!). 
Um dos locais que fotografei, na altura, foi a magnifica paisagem primaveril de Castro Laboreiro, integrada no Parque Natural da Peneda-Gerês.
Se manusear e "trabalhar" com este equipamento era uma maravilha mais surpreendido se ficava com os resultados. Absolutamente fascinantes!
O detalhe, ...as cores, ...e o "bokeh" que a qualidade das ópticas Zeiss, associadas ao formato de película 6x6 conseguiam, eram inigualáveis!
Estas câmaras permitiam (e permitem) ainda a utilização dos "convencionais" rolos de 35mm mediante a utilização dum adaptador para o efeito (Rolleikin 2).
O seu aspecto era algo estranho uma vez que possuíam duas objectivas. Uma, acoplada ao obturador, destinada a captar as fotografias. Outra, sempre com a mesma distância focal da objectiva principal, destinada exclusivamente à visualização e enquadramento da cena a fotografar.
Outra particularidade que quem usou estas K4 não esquece: O visor! As imagens, invertidas e reflectidas através do espelho colocado a 45º, que víamos no despolido situado no topo, eram uma verdadeira delicia. Claro que não havia maneira de calcular a profundidade de campo...
Enfim, mais um "post" nostálgico...

 Características/Especificações da Rolleiflex Automat K4: 
Anos de produção: 1949 a 1951
Distância focal: 75mm
Abertura Max: f/3.5
Objectivas: Zeiss Jena Tessar 3,5/75;
Zeiss Oberkochen Opton 3,5/75;
ou Schneider Xenar 3,5/75
Objectiva de visualização: Heidoscop Anastigmat 2,8/75mm
Obturador: Compur - Rapid, 1 - 1/500 sec., T & B
Rolo: 6x6 (120) ou 35mm usando o adaptador Rolleikin 2

6 comentários:

Fábio Martins disse...

Desconhecia dessa "máquina de guerra". O formato dessa máquina era bem estranho.
Guarda-a, um dia valerá muito dinheiro pela preciosidade :-)

mfc disse...

Um ícone da fotografia!

José Loureiro disse...

Olá Fábio.
Infelizmente esta Rolleiflex não é minha! As “Rollei” são os “Roll’s…Royce” das câmaras!
Quanto a preciosidade, estas câmaras sempre o foram. Qualquer uma delas “usada”, em bom estado, custa mais que uma D-SLR de entrada de gama.
Mas, se equipada com lentes Planar f/2.8 da Carl Zeiss, o valor de mercado duma destas câmaras facilmente ultrapassa os 2.000 ou 3000 euros! Já para não falar das séries especiais que podem chegar a custar mais de € 7.000!

J. Henriques disse...

Boa tarde José Loureiro
Ainda conservo uma RolleiflexT Tessar 3.5 em muito bom estado. Como não consigo encontrar rolos 6x6
deixei de a usar.
No mercado existem ainda estes rolos ?
Gostaria de ter a sua opinião.
Desde já o meu muito abrigado. Cumprimentos

07/05/2012

José Loureiro disse...

Caro J. Henriques,
Embora não seja um formato de película tão “vulgar” como o 35mm, os rolos 120 continuam a ser o exponente da fotografia “profissional” em película.
Entre outros locais, penso que facilmente encontrará estes “rolos 120” a cores ou a P/B na Colorfoto (com loja no Porto e em Lisboa)

Jaime Henriques disse...

Boa noite Sr. José Loureiro
Muito agradeço a sua preciosa ajuda. Espero poder agora "Activar" a minha Rolleiflex.
Com os melhores agradecimentos,
Jaime Henriques