Kodak - No. 2A Folding Autographic Brownie (1915-1926)



Novamente... recordar o passado!
Desta vez, (re)descobrindo algumas curiosas caracteristicas desta "Kodak - No. 2 Folding Autographic Brownie".
Digo, desde já, que esta passa a ser, agora, a câmara mais antiga que alguma vez mencionei neste espaço!

Produzida em vários países (Canadá, USA, UK), este modelo de câmara foi lançado em 1915 e, com algumas pequenas alterações, manteve-se em produção até 1926. Uma dessas alterações foi a mudança, a partir de 1917, de "cantos quadrados" para "cantos redondos" e a forma do fecho (que serve de pé), de "S" para "C", em meados de 1919.
Um outro importante elemento que foi sendo alterado ao longo dos anos de produção (e variando consoante o país onde a câmara era produzida), era o tipo ou modelo de obturador usado.
Em concreto, a câmara que consta das fotos, atendendo a que é um modelo com obturador "Kodak Ball Bearing Shutter" é por isso, ao que julgo, um exemplo das últimas gerações. Datado, portanto, entre 1924 e 1926.
Estas câmaras, apesar da sua antiguidade (quase 100 anos...), são ainda muito "vulgares" e por isso de pouca cotação para coleccionadores. Em contrapartida, o seu preço ou valor é relativamente baixo. Tal facto deve-se à grande quantidade de câmaras deste modelo que foram vendidas. Mais de meio milhão!

Tal como a "Kodak No.1 Pocket, Series II" que há dias mencionei, esta Kodak No.2 Folding Brownie usava um peculiar  e tradiconal (na época) rolo "A 116". Em comum com a mesma tem a particularidade de ser, também, uma câmara denominada "Autographic".
Tal como há dias expliquei, significa isso que permitia registar apontamentos directamente na pelicula através da pequena abertura rectangular que posssui na traseira. Nas imagens abaixo (mais concretamente na nº 9) podem visualizar como era (é) essa abertura. A caneta própria para registar esses apontamentos, apesar das semelhanças que possa ter com as actuais canetas de equipamentos com "Touch screen", como PDA´s, Ipod's, etc., é uma pequena "obra de arte" totalmente metálica!

Como podem reparar, apesar de contemplar todos os requisitos básicos para a captura de luz (fotografia) tudo era extremamente básico. Por exemplo, as letras "1, 2, 3 e 4" que se vêem na parte inferior da frente da câmara não mais são do que as aberturas de diafragma! Não tendo a certeza dos valores, penso que correpondiam a f/11, f/16, f/22 e f/32, respectivamente.
Já o obturador permitia a escolher um imenso número de velocidades de obturação... 3 no total !
Na verdade, a escolha limitava-se apenas (além do modo "Bulb") a velocidades de obturação de 1/25 seg., 1/50 seg. ou 1/100 seg (esta última destinada a captar motivos em movimento...)! Portanto dá para imaginar o motivo pelo qual, praticamente, só se fotografavam objectos e cenas estáticas com estas câmaras....

Outra curiosidade: A objectiva! Foram fabricados dois tipos de modelos destas Kodak. Por serem de caracteristicas visivelmente diferentes foram designados de "SINGLE LENS" e "DOUBLE LENS". Qual a diferença? Observem a imagem nº 5 (em baixo). Não parece faltar algo? Pois é. Não existe nenhuma lente à vista! Este é um dos exemplos de câmara "SINGLE LENS". A única lente da câmara está situada na parte interior da mesma (imagem nº 10). A diferença entre os dois tipos traduz-se numa maior rapidez (maior entrada de luz) nos modelos "Single Lens".


Hã! Já quase me esquecia de falar na focagem! Como se fazia? Nada mais simples... extendia-se ou encurtava-se a distãncia do fole e bloqueva-se na posição pretendida (ver imagem acima) e... voilá! Depois era uma questão de ter um bom sentido métrico de modo a conseguir que o objecto a fotografar ficasse dentro da distância hiperfocal conseguida em relação à abertura selecionada!








 Carateristicas/Especificações da Kodak No.2A Folding Autographic Brownie: 
Anos de produção: 1915 a 1926
Distância focal: 122mm
Abertura Max: f/6.3; f/7.9 ou f/8 (dependendo da versão)
Objectivas (dependendo do ano de construção e versão): Achromatic, Rapid Rectilinear, Kodar 122mm f/7.9 ou Anastigmat f/6.3
Obturador:  Kodak Ball Beraring (ou Kodex), 1/25 seg., 1/50 sec., 1/100 seg., T & B
Distâncias de focagem: 8, 25 e 100 pés 
Rolo: 116

4 comentários:

Fábio Martins disse...

Grande máquina!

mfc disse...

Uma relíquia belíssima!

choco disse...

É Linda, acabo de comprar uma com os cantos quadrados e num estado impecavel!!!:)
Spotdoxoco

José Loureiro disse...

Esse modelo (de cantos quadrados) é o precedente ao deste artigo. É, por isso, mais antigo e também menos “vulgar”. Data entre 1915 e 1917!