Tamron Lens - 90mm Macro | Sample series #2


Cicadella viridis (Cigarrinha)

Nikon D300 + Tamron SP 90mm Macro  + Nikon SB 900 (C/Softbox)
@ f/6.3; 1/200 seg.; ISO 400



Esta semana, conforme prometido, lá continuámos com mais algumas imagens captadas com a Tamron 90mm Macro... Bom, desta vez, com imagens “no terreno”. É na Macrofotografia de natureza que a Tamron 90mm Macro revela verdadeiramente a sua vocação e potencialidades e é neste tipo de fotografia que se sente como “peixe na água”!

Este tipo de objectivas, que apelido de “verdadeiras Macro”, são a escolha ideal para fotografar com detalhe pequenos objectos, flores, insectos… enfim, tudo aquilo que parece pequeno ao nosso olhar e que desejamos “ampliar” e descobrir em pormenor. Existem várias formas de o conseguir mas, muitas das vezes, quando fotografámos em plena natureza temos de ser práticos. Portanto, uma objectiva acoplada a uma câmara sem nada mais (tubos de extensão; foles; objectivas invertidas, filtros Close-up… para dar alguns exemplos…) acaba por ser a forma mais prática de fotografar as pequenas coisas que nos rodeiam.
Mesmo assim, em Macrofotografia, a questão da iluminação é de extrema importância e não deve ser negligenciada. As fotografias deste artigo, apesar de terem sido captadas apenas com recurso à Tamron 90mm, não dispensaram a utilização dum flash externo no qual foi montado uma softbox (c/cerca de 25x25cm) comandado pela câmara através dum cabo de sincronização. Desta forma, posicionada a softbox próxima dos insectos, no ângulo que pretendemos e sem qualquer elemento na sua frente a fazer sombra (ex: a frente da objectiva caso o flash estivesse montado na sapata da própria câmara), conseguem-se iluminações homogéneas, maior vivacidade de cores, mais detalhe… Esta é uma das dicas que sempre dou a quem está a iniciar-se neste tipo de fotografia.
Mas, mesmo que não utilizem a técnica acima descrita, utilizando somente o flash integrado da câmara os resultados vão ser bem melhores. 
Experimentem…!



Araneus diadematus (aranha-de-cruz)

 Nikon D300 + Tamron SP 90mm Macro  + Nikon SB 900 (C/Softbox)
@ f/16; 1/60 seg.; ISO 200



Voltando à questão prática… uma particularidade desta Tamron 90mm reside no eficaz sistema de estabilização “VC” (controle de vibrações). Uma útil ajuda quando fotografámos nestas condições mais básicas e sem grande panóplia de acessórios!
Ao longo dos tempos existiram diversas versões da 90mm da Tamron. Foram sempre todas consideradas excelentes objectivas em termos de recorte e qualidade de imagem. Quanto a isso, esta nova e última versão, não foge à regra. Após poucas fotografias, rapidamente conseguimos constatar isso. 

Exceptuando a questão da focagem automática que, no caso da Tamron SP 90mm Macro requer alguma habituação e não é tão prática como noutras objectivas Macro que tenho utilizado, esta Tamron é uma verdadeira delícia de utilizar "no terreno"! Rápida, silenciosa e com uma excelente qualidade óptica!

A titulo de exemplo, a foto acima, sem edição (apenas pequeno crop e convertida no CS 6 de RAW para JPG) disponível para download (botão dtº do rato e “guardar destino ou imagem como”) permitirá verificarem a qualidade e detalhe que esta 90mm é capaz! (4049 x 2689px - 5,41MB)

Já alguma vez conseguiram ver os pelos das pernas duma aranha?
- Não? Então, façam um download da imagem e vejam!


Mas as objectivas macro não servem só para fotografar insectos... também são um encanto para as pequenas flores!   



 Açafrão-bravo (Crocus serotinus)

Nikon D300 + Tamron SP 90mm Macro  + Nikon SB 900 (C/Softbox)
@ f/6.3; 1/100 seg.; ISO 400


E, pronto! 
Por hoje, um último exemplo:

Apis mellifera (Abelha-europeia)

Nikon D300 + Tamron SP 90mm Macro  + Nikon SB 900 (C/Softbox)
@ f/18; 1/60 seg.; ISO 400

Seguramente, voltarei aqui a colocar mais algumas imagens conseguidas com esta objectiva!

0 comentários: