TAMRON test drive 2014 | Parque Biológico de Gaia



TAMRON 150-600mm f/5-6.3
(@ 500mm, f/6.3, 1/15 seg., ISO 1250, Tripé)


Bom, não resisti, após chegar a casa e depois de um dia bem cansativo a colocar, mesmo assim, uma pequena amostra das fotografias que captei com algumas das objectivas disponibilizadas para este evento.
As duas sessões decorreram (uma de manhã e outra da parte da tarde) com um óptimo espírito e boa disposição!
Todos os participantes acabaram por ter oportunidade de experimentar as novas objectivas da Tamron e formar a sua própria opinião. Os resultados surpreenderam positivamente! (ao lado, a foto de grupo da Sessão da manhã)
Pessoalmente, acabei por não utilizar muito a Tamron 150-600mm por uma questão de possibilitar ao máximo a sua utilização pelos participantes que nunca tinham tido contacto com esta objectiva. Por outro lado, pela utilização que já tive noutras ocasiões com a 150-600mm já vou tendo alguma opinião formada. Mas isso fica para um futuro "Review" mais completo!
Em resumo: Um dia excelentemente passado na companhia dos participantes. Esteve também presente a representação da ROBISA, distribuidora oficial da marca Tamron para Portugal e Espanha, a empresa "Formação 74" que teve a seu cargo a organização em conjunto com a loja de Equipamento Fotográfico AFF, sita no Porto (brevemente terá o seu site activo).


TAMRON 90mm f/2.8 Macro
(f/3.2, 1/250 seg., ISO 400)




TAMRON 16-300mm f/3.5-6.3
(@ 300mm, f/6.3, 1/60 seg., ISO 400)




TAMRON 70-300mm f/4-5.6
(@ 300mm, f/5.6, 1/320 seg. (+ 0,3 Ev), ISO 1250)




TAMRON 16-300mm f/3.5-6.3
(@ 165mm, f/6, 1/40 seg., ISO 400)




TAMRON 16-300mm f/3.5-6.3
(@ 270mm, f/6.3, 1/400 seg., ISO 200)

E pronto! Ainda há mais... mas ficam para outro "post" pois hoje já são mais que horas para ir descansar!
Obrigado a todos pela companhia e... até um próximo evento!

Mais uma objectiva da Tamron para testes! Qual é ela, qual é...???




Hoje recebi uma nova objectiva da Tamron. 
Claro que "brinquedo" novo tem de ser de imediato experimentado, né? Portanto, fui ao Estúdio, coloquei aquilo que tinha mais "à mão de semear" e que se adequasse a ser fotografado com a dita "menina" e... voilá! 
Para já, mais não digo senão que se trata duma das objectivas com mais tradição da marca... Mais fotos virão!
Mas está fácil adivinhar, não?



Nikon D810 | A nova câmara de formato FX | 36.3 Mp



Apresentada ontem (26/06/2014) na Holanda, sem necessidade de grandes descrições, aí está o vídeo promocional da nova câmara da Nikon com sensor de formato FX! No seguimento da sua antecessora - a Nikon D800 - esta "nova" Nikon D810 continua a tradição no que diz respeito à quantidade de Megapixeis. Nada mais, nada menos que 36.3Mp!

Claro está que, uma câmara com esta resolução produz ficheiros enormes. Por esse mesmo motivo será a câmara ideal para fotografia de eventos, comercial, estúdio e, enfim, tudo aquilo que envolva necessidade de reproduções em papel com tamanhos grandes. 
Também, por oposição e pelo mesmo motivo, tantos megapixeis podem ser inconvenientes aqueles que não necessitem de produzir ficheiros com tanta resolução...
Por experiência, posso dizer que, mesmo com um PC "rápido", editar imagens em RAW desse tamanho acaba por ser... demorado! (refiro-me à utilização dos ficheiros em RAW "normal" pois esta Nikon D810 permite gravar ficheiros em "RAW S" que são substancialmente reduzidos de tamanho)
Mas esta câmara é para isso mesmo. Para utilizar aproveitando as suas máximas capacidades. Poucas fotografias e muita qualidade!
Por falar nisso, deixo o aviso aos "eventuais compradores" desta câmara: usufruir da capacidade de resolução da D810 implica o recurso a objectivas de muito boa qualidade óptica e a uma técnica apurada por parte do fotógrafo! Sem a conjunção desses dois requisitos, pessoalmente, acho que desperdiçamos dinheiro!  

Revista Parques e Vida Selvagem | Edição Primavera 2014



Esta semana deixo-vos a divulgação de mais um revista na qual, este mês, tive uma singela participação: Parques e Vida Selvagem.
Trata-se duma edição da autoria do Parque Biológico de Gaia, que conta com alguma tradição. Inicialmente era distribuída gratuitamente com o Jornal de Noticias. Actualmente, a revista - Edição em Papel - é vendida autonomamente tendo um conteúdo mais "recheado" (a edição deste mês conta com 84 páginas). De número para número tem crescido e melhorado!
No entanto, o Parque Biológico disponibiliza uma versão "on-line" que partilho com os leitores!
Para visualizar ou descarregar o nº 46 da revista - edição "Primavera 2014" - basta clicar na imagem!
Outra opção: Descarregar (28 Mb) ou visualizar a revista em formato "PDF" clicando aqui »» (abre em novo Link)

Tamron e AFF-Material Fotográfico, Ldª | 28 de Junho - Parque Biológico de Gaia




A empresa AFF - Material Fotográfico, Ldª  e marca Tamron levam a efeito através da "Formação 74", no próximo dia 28 de Junho de 2014, duas sessões de demonstração das novas objectivas da Tamron no Parque Biológico de Gaia.
Interessados em adquirir ou experimentar a nova teleobjectiva Tamron 150-600mm, uma objectiva indicada para os apaixonados pela fotografia de vida selvagem, bem como a objectiva zoom genérica, recentemente lançada, 16-300mm poderão aproveitar esta ocasião!
Atenção que as inscrições são obrigatórias e devem ser correctamente efectuadas.
Este é mais um bom motivo para passar uma manhã ou tarde de sábado no parque em contacto com a natureza!
Para já ainda há vagas!

Inscrições: Clicar na imagem de cima e completar o formulário.

Flores... Um projecto abandonado?




























As fotografias que hoje divulgo são (ou eram...) parte dum projecto para Edição em Livro. Uma ideia antiga que foi desvanecendo ao longo do tempo...
Basicamente, imagens de flores fotografadas em estúdio de modo a transmitir as suas cores, texturas e formas sem qualquer outro elemento distractivo.
Não sei... perdi o "lanço" mas pode ser que um dia ainda "pegue" no projecto outra vez... quem sabe!