Nikon D810 | A nova câmara de formato FX | 36.3 Mp



Apresentada ontem (26/06/2014) na Holanda, sem necessidade de grandes descrições, aí está o vídeo promocional da nova câmara da Nikon com sensor de formato FX! No seguimento da sua antecessora - a Nikon D800 - esta "nova" Nikon D810 continua a tradição no que diz respeito à quantidade de Megapixeis. Nada mais, nada menos que 36.3Mp!

Claro está que, uma câmara com esta resolução produz ficheiros enormes. Por esse mesmo motivo será a câmara ideal para fotografia de eventos, comercial, estúdio e, enfim, tudo aquilo que envolva necessidade de reproduções em papel com tamanhos grandes. 
Também, por oposição e pelo mesmo motivo, tantos megapixeis podem ser inconvenientes aqueles que não necessitem de produzir ficheiros com tanta resolução...
Por experiência, posso dizer que, mesmo com um PC "rápido", editar imagens em RAW desse tamanho acaba por ser... demorado! (refiro-me à utilização dos ficheiros em RAW "normal" pois esta Nikon D810 permite gravar ficheiros em "RAW S" que são substancialmente reduzidos de tamanho)
Mas esta câmara é para isso mesmo. Para utilizar aproveitando as suas máximas capacidades. Poucas fotografias e muita qualidade!
Por falar nisso, deixo o aviso aos "eventuais compradores" desta câmara: usufruir da capacidade de resolução da D810 implica o recurso a objectivas de muito boa qualidade óptica e a uma técnica apurada por parte do fotógrafo! Sem a conjunção desses dois requisitos, pessoalmente, acho que desperdiçamos dinheiro!  

0 comentários: