Desvendando a nova Tamron 150-600mm: Mais algumas fotografias!



Na qualidade de embaixador da marca Tamron em Portugal foi-me cedida pela marca, para testes, uma das primeiras unidades de produção dum novo equipamento fotográfico.
Trata-se da nova objectiva Tamron 150-600mm, uma objectiva esperada com ansiedade por muitos fotógrafos de natureza e desporto.
Conforme prometido e até porque anda "meio mundo" com curiosidade de saber mais pormenores e ver imagens da nova objectiva da Tamron, cá fica "a menina" (ela própria) e em baixo mais algumas fotografias captadas com uma destas objectivas montada numa Canon EOS 550D.
Em câmaras com formato de sensor DX (como foi o caso), esta Tamron 150-600mm equivale, na sua máxima distância focal, a uma objectiva de mais de 900mm no tradicional formato FX (Full frame/35mm). Concretamente, por força do chamado factor de conversão (FX/DX) no caso da Canon (1.6x) a 960mm e no caso da Nikon (1,5x) a 900mm. Claro está que esta objectiva é, de igual modo, 100% compativel com câmaras de sensor FX!
Se este argumento, por si só, já é mais que suficiente para despertar curiosidade em alguns fotógrafos que necessitam de grandes teleobjectivas, existe ainda um outro que o complementa: o seu preço! Pouco mais de € 1.000,00!


Melro-preto (Turdus merula) ♂
Canon EOS 550D + Tamron 150-600mm: 600mm, 1/160 seg., f/6.3, ISO 800


Além desses dois "argumentos" existe ainda um outro capaz de despertar interesse: Actualmente, esta Tamron 150-600mm f/5-6.3 é a única teleobjectiva zoom em venda no mercado com uma distância focal tão grande e com um zoom de aumento de 4 vezes!
De facto, em tempos (penso que nos anos 70...) a Nikon produziu uma teleobjectiva zoom: a 180-600mm f/8 ED. Era uma objectiva de focagem unicamente manual com um zoom de 3,3 vezes de aumento. Já a Canon (penso não estar errado...) nunca chegou a produzir zoom's com este alcance focal.



Pombo-torcaz (Columba palumbus)
Canon EOS 550D + Tamron 150-600mm: 600mm, 1/100 seg., f/6.3, ISO 400

Bom, mas distância focal e alcance não é só o que interessa. Se quisermos fotografias com detalhe, sem aberrações cromáticas teremos de exigir também qualidade óptica.
Para sincero, até ao momento, a opinião que formei acerca desta nova teleobjectiva da Tamron, tendo em conta os resultados obtidos, é que sem dúvida vale o preço que custa. Claro que nem tudo são "rosas" e esta 150-600mm também não pode ser considerada uma objectiva 600mm de referência. A 600mm, a sua abertura máxima é de "apenas" f/6.3, o que significa que as velocidades de obturação em condições de luz escassa são baixas demais para a distância focal. Nesse caso, um tripé, ou subir o valor ISO é condição essencial para obter fotos nítidas.



Felosa-comum (Phylloscopus collybita)
Canon EOS 550D + Tamron 150-600mm: 600mm, 1/800 seg., f/6.3, ISO 400


Já quanto às "aberrações cromáticas" nada tenho a dizer de mal. Devido às inovações introduzidas nos revestimentos dos elementos ópticos desta Tamron esse fenómeno é controlado de forma excelente!
Um dos receios que tenho é que face ao seu custo acessível muitos fotógrafos que não têm experiência sejam tentados a comprar uma destas objectivas e acabem por ficar desagradados com os resultados... em boa verdade, fotografar com qualquer objectiva de 600mm de distância focal exige algum conhecimento, experiência e técnica. Mas uma coisa é certa: com uma destas objectivas e com a técnica adequada conseguem-se fotografias com bastante nitidez e recorte!
Por último, aproveito para divulgar a informação que, até ao momento, ainda é desconhecida a data de lançamento da versão para utilizadores Nikon desta Tamron 150-600mm. Segundo me foi dito pela marca, ainda nem sequer se iniciou a produção dessa versão!
Vamos ver se ainda vem a tempo de fotografar este ano as andorinhas antes de partirem…!

7 comentários:

assisfotografias disse...

Tenho uma canon t3i, é compatível? Quero saber o valor da lente e onde comprar.

Jose Loureiro disse...

Sim, é compatível.
O preço indicado é de, tal como referi no artigo, pouco mais de € 1.100,00.
Pode ver os locais oficiais de venda clicando aqui »»

anaSofia disse...

Mais uma vez, agradecida pela sua opinião, sempre é de mais valia antes de ir comprar.

jorge moreira disse...

Boa noite, estou inclinado a comprar a 150-500 da tamron mas como quem quer comprar faz pesquisas uma das casa que fui foi precisamente á macro zoom e foi dai que fui dar com o senhor, despois disso o que mais me surpreende foi o preço da objectiva até porque a sigma custa mais 250 euros e é uma 50-500, na sua prepectiva para uma canon 7d qual das duas ficarei melhor servido já que faço fotografia da natureza nomeadamente fotografa de aves, também gostaria de saber no caso de comprar onde o poço fazer e o tempo que demora a entrega e como posso pagar.

Atentamente
Jorge Moreira

Jose Loureiro disse...

Olá Jorge
Pode ver aqui (abre em novo Link) quais as lojas que oficialmente comercializam objectivas da Tamron em Portugal.
Quanto à comparação Sigma 50-500mm vs Tamron 150-600mm não posso dar-lhe uma opinião concreta pois não efectuei qualquer comparativo entre a Sigma e a Tamron… O que posso dizer acerca da Tamrom 150-600mm, de maneira muito sincera e neutra, é que pelo breve contacto que tive com a objectiva (e que pode ver relatado no site), o baixo preço a que é comercializada (para uma objectiva deste tipo, claro) esconde uma qualidade global realmente boa e que vale bem o que custa!
Depois quanto a preços e condições de venda, cada loja é que o poderá informar… No Porto pode tentar, por exemplo a “AFF – Materiais de Equipamento fotográfico”…
Cumprimentos

Geraldo Leão disse...

Esta lente da Tamron (150-600mm) é compatível com uma câmera Pentax K5IIS?

Jose Loureiro disse...

Olá Geraldo
Infelizmente a Tamron 150-600mm não é compatível com o sistema de encaixe da Pentax.