Na qualidade de embaixador da marca Tamron em Portugal foi-me cedida pela marca, para testes, uma das primeiras unidades de produção dum novo equipamento fotográfico.
Trata-se da nova objectiva Tamron 150-600mm, uma objectiva esperada com ansiedade por muitos fotógrafos de natureza e desporto.
Conforme prometido e até porque anda "meio mundo" com curiosidade de saber mais pormenores e ver imagens da nova objectiva da Tamron, cá fica "a menina" (ela própria) e em baixo mais algumas fotografias captadas com uma destas objectivas montada numa Canon EOS 550D.
Em câmaras com formato de sensor DX (como foi o caso), esta Tamron 150-600mm equivale, na sua máxima distância focal, a uma objectiva de mais de 900mm no tradicional formato FX (Full frame/35mm). Concretamente, por força do chamado factor de conversão (FX/DX) no caso da Canon (1.6x) a 960mm e no caso da Nikon (1,5x) a 900mm. Claro está que esta objectiva é, de igual modo, 100% compativel com câmaras de sensor FX!
Se este argumento, por si só, já é mais que suficiente para despertar curiosidade em alguns fotógrafos que necessitam de grandes teleobjectivas, existe ainda um outro que o complementa: o seu preço! Pouco mais de € 1.000,00!
Melro-preto (Turdus merula) ♂
Canon EOS 550D + Tamron 150-600mm: 600mm, 1/160 seg., f/6.3, ISO 800
Além desses dois "argumentos" existe ainda um outro capaz de despertar interesse: Actualmente, esta Tamron 150-600mm f/5-6.3 é a única teleobjectiva zoom em venda no mercado com uma distância focal tão grande e com um zoom de aumento de 4 vezes!
De facto, em tempos (penso que nos anos 70...) a Nikon produziu uma teleobjectiva zoom: a 180-600mm f/8 ED. Era uma objectiva de focagem unicamente manual com um zoom de 3,3 vezes de aumento. Já a Canon (penso não estar errado...) nunca chegou a produzir zoom's com este alcance focal.

Pombo-torcaz (Columba palumbus)
Canon EOS 550D + Tamron 150-600mm: 600mm, 1/100 seg., f/6.3, ISO 400
Bom, mas distância focal e alcance não é só o que interessa. Se quisermos fotografias com detalhe, sem aberrações cromáticas teremos de exigir também qualidade óptica.Para sincero, até ao momento, a opinião que formei acerca desta nova teleobjectiva da Tamron, tendo em conta os resultados obtidos, é que sem dúvida vale o preço que custa. Claro que nem tudo são "rosas" e esta 150-600mm também não pode ser considerada uma objectiva 600mm de referência. A 600mm, a sua abertura máxima é de "apenas" f/6.3, o que significa que as velocidades de obturação em condições de luz escassa são baixas demais para a distância focal. Nesse caso, um tripé, ou subir o valor ISO é condição essencial para obter fotos nítidas.

Felosa-comum (Phylloscopus collybita)
Canon EOS 550D + Tamron 150-600mm: 600mm, 1/800 seg., f/6.3, ISO 400
Já quanto às "aberrações cromáticas" nada tenho a dizer de mal. Devido às inovações introduzidas nos revestimentos dos elementos ópticos desta Tamron esse fenómeno é controlado de forma excelente!
Um dos receios que tenho é que face ao seu custo acessível muitos fotógrafos que não têm experiência sejam tentados a comprar uma destas objectivas e acabem por ficar desagradados com os resultados... em boa verdade, fotografar com qualquer objectiva de 600mm de distância focal exige algum conhecimento, experiência e técnica. Mas uma coisa é certa: com uma destas objectivas e com a técnica adequada conseguem-se fotografias com bastante nitidez e recorte!
Por último, aproveito para divulgar a informação que, até ao momento, ainda é desconhecida a data de lançamento da versão para utilizadores Nikon desta Tamron 150-600mm. Segundo me foi dito pela marca, ainda nem sequer se iniciou a produção dessa versão!
Vamos ver se ainda vem a tempo de fotografar este ano as andorinhas antes de partirem…!