Tamron SP 24-70mm f/2.8 Di VC USD





Especificações
Distância focal/Abertura:
24-70mm f/2.8
Construção (elementos/grupos):
17 / 12
Ângulo de imagem:
84º 4’ - 34º 21' 
Escala distâncias focais:
24-35-50-70
Diafragma:
Automático
9 lâminas
Escala de aberturas:
f/2.8 ~ f/22
Medição de exposição:
Por método de abertura
Escala:
Desde 0,38m até ao ∞
Distância mínima de foco:
0.38m
Tamanho do filtro:
82mm
Dimensões (diam./comp.):
88.2 x 116.9mm
Peso:
819g
Vencedora do prémio EISA (melhor produto - objectivas) 2012-2013, esta nova versão da Tamron 24-70mm f/2.8, lançada em Fevereiro de 2012, diferencia-se desde logo da versão mais antiga por incorporar um sistema de estabilização de imagem. Algo não muito vulgar neste tipo de objetivas zoom mas que mais adiante veremos se faz ou não alguma diferença. Visualmente, as siglas "VC" (Vibration Control) apostas no corpo da objectiva rapidamente a identificam e diferenciam da versão "mais antiga".

Sendo uma objectiva "luminosa" ou "rápida" destinada a câmaras com formato de sensor FX o seu publico preferencial são fotógrafos "profissionais ou avançados". O seu preço, vistas as características e o tipo de construção que tem, não pode ser considerado elevado. De resto, as objectivas de marca própria dos principais fabricantes actuais de SRL-D - Canon e Nikon - são bem mais caras. A Canon cerca de 80% mais e a Nikon cerca de 60% mais! Agora, resta saber se essa diferenças de preço se reflecte nalguma perda de qualidade em relação aos modelos concorrentes... Pois bem, em relação à Canon não posso tirar conclusões pois não efectuei testes comparativos mas em relação à Nikkor mais abaixo podem ver as diferenças.

A Tamron 24-70mm f/2.8 VC é a única objectiva zoom genérica, de abertura fixa, actualmente em comercialização dotada de sistema de redução de vibrações.



Manuseamento:

Nesta Tamron 24-70mm f/2.8 Di tudo parece estar no lugar certo. Todavia, os botões comutadores de AF/MF e sistema VC deveriam ser mais salientes e suaves de operar.... Em relação ao anel de focagem (que permite sobreposição de focagem manual mesmo no modo AF) poderia também ser um pouco mais largo.

Existe um útil botão de "travagem" de zoom nos 24mm (extensão mais curta do zoom) que facilita a arrumação e transporte. Esta função acaba por ganhar importância acrescida devido, quanto a mim, a uma falha na construção desta objectiva: Quando a travada nos 24mm não ficam, desse modo, expostos os contactos eléctricos internos uma vez que o ultimo elementos óptico traseiro "fecha" o espaço.
De resto, os anéis de focagem e de mudança de distância focal (zoom) rodam de maneira suave e precisa.

Quanto à utilização desta objectiva com câmaras pequenas (da gama D5000/D3000) é notório algum desequilíbrio do conjunto obrigando a segurar e a suportar o peso maioritariamente pela objectiva e não pela câmara.

O sistema de focagem "Ultrasónico" desta 24-70mm não sendo tão rápido como a "concorrência" é eficaz e silencioso.




Construção:















Basta segurar, por pouco tempo que seja, a Tamron 24-70mm f/2.8 nas nossas mãos para sentir que se trata duma objectiva robusta, construída  de forma a satisfazer as exigências duma utilização intensiva.

A objectiva é "selada" o que garante um maior isolamento e  resistência para uma utilização em condições meteorológicas adversas.

Quanto a mim, o seu grande diâmetro frontal (em plástico), que dita o uso de filtros de 82mm de diâmetro, é o seu "calcanhar de Aquiles". Pena não utilizar os filtros de 77mm de diâmetro, mais convencionais e utilizados pela maior parte das objectivas designadas de "pro"... O custo dos filtros de 82mm é mais elevado e existe uma menor disponibilidade de escolha.






No entanto existe na construção desta objectiva algo que não entendo e que não gostei... O elemento óptico traseiro move-se conjuntamente com os grupos de lentes quando comutamos de distância focal deixando ficar visíveis e expostos os circuitos electrónicos no seu interior!

Tal facto pode ser responsável por produzir reflexos internos durante o processo de captura de luz (...será que o mau comportamento da objectiva, designadamente na sua abertura máxima - f/2.8, que mais adiante abordarei em pormenor, não se fica a dever a este facto...?). Depois, uma outra consequência directa é a maior facilidade de introdução e acumulação de poeiras no interior da objectiva decorrente do processo de troca de objectivas, principalmente se quando o fizermos o zoom não estiver "travado" na extensão focal de 24mm.
Portanto, esta exposição directa e falta de isolamento da electrónica da objectiva, não sendo nada de preocupante justifica o único motivo pelo qual não considero a construção digna das 5*... Pena!






Uma particularidade desta Tamron 24-70 2.8 reside na forma como a extensão do zoom se distribuí em relação à escala de distâncias focais. Contrariamente à "concorrência" - Canon e Nikon - a extensão fisica máxima do zoom da Tamron é alcançada na sua distância focal máxima (70mm). No caso da Nikon 24-70mm 2.8 (cujo teste pode ser visto aqui - abre em novo Link) e da Canon 24-70mm 2.8 o comprimento máximo é alcançado na distância focal mínima.



Em utilização:

Vamos começar por falar da pergunta mais óbvia em relação a esta Tamron 24-70mm...
Sistema de estabilização de imagem "VC" (Vibration Control): resulta, ou não?


Definitivamente sim!
A imagem de teste acima foi captada em interior, com pouca luz natural, sem recurso a tripé ou qualquer outro meio de estabilização.

Apesar de não ser comum a implementação destes sistemas de redução de vibrações em objectivas zoom “normais” (de distâncias focais moderadas), facto é que, em certas situações podem fazer a diferença entre uma foto “tremida” e uma foto bem definida e recortada.
Por exemplo, quando utilizada a 70mm em situações de pouca luz (interiores ou exteriores) a velocidades de obturação lentas (abaixo dos 1/60 seg.) começa a revelar-se a utilidade deste sistema de reduções de vibrações – que é silencioso e funciona de forma eficaz!

Portanto, este é sem dúvida um dos “trunfos” da Tamron 24-70mm f/2.8 Di VC USD face às suas concorrentes directas. Quer as versões da Canon, quer da Nikon, designadamente a Canon 24-70mm f/2.8 L e a Nikkor 24-70mm f/2.8, não possuem qualquer sistema de estabilização de imagem. Já a versão destinada à utilização em câmaras Sony não possui este sistema de estabilização de imagem uma vez que as câmaras D-SLR dessa marca possuem esse sistema integrado.




Qualidade óptica:

Bom, este será certamente, senão o aspecto mais importante, um factor determinante na decisão da aquisição duma destes zoom´s "pro" de abertura fixa designadas de "rápidas" ou "luminosas".

Devido à importância desse factor decidi fazer rigorosos testes comparativos em ambiente controlado de Estúdio entre a Tamron 24-70mm f/2.8 VC e a Nikkor 24-70mm f/2.8.
Após comparar algumas imagens efectuadas com gráficos de testes fiquei espantado! Há muito tempo que possuo e tenho como referência em termos de qualidade óptica de objectivas zoom a Nikkor 24-70mm f/2.8. Pois fiquei surpreendido!

A Tamron conseguiu (a quase todas as aberturas) melhores resultados nos cantos da imagem que a Nikkor! Ao mesmo tempo fiquei desiludido... a Nikkor custa cerca de 60% mais.... e eu paguei essa diferença por uma...!
Em termos globais, a maior resolução da Tamron é conseguida a aberturas intermédias (entre os f/4 a f/8). A aberturas pequenas, designadamente a f/22, é notória alguma difracção e falta de nitidez.

Quanto a resultados, as imagens conseguidas pela Tamron mostraram resultados mais consistentes que a Nikkor ao longo das várias aberturas de diafragma.
Assim, exceptuando a utilização na sua abertura mínima (f/22) a Tamron proporciona bons resultados nos cantos da imagem (atente-se que os testes foram efectuados com uma câmara DX. Em formato FX poderá ( e será natural que assim seja) haver mais alguma perda de resolução nos cantos.
Já quanto ao centro da imagem, ainda que por pouco, a Nikkor revelou melhores resultados.

Seria exaustivo (e maçador) colocar aqui todos os resultados dos testes efectuados mas por uma questão de curiosidade podem ver em baixo um exemplo comparativo, captado a uma distância focal intermédia (50mm) a plena abertura, entre a Tamron 24-70mm f/2.8 VC e a Nikkor 24-70mm f/2.8 AF-S (Crop's a 100%).



Bom, mas como disse trata-se de testes comparativos efectuados em ambiente controlado de Estúdio. No "terreno" essas diferenças não vão ser assim tão relevantes.

Resumindo: A Tamron, neste campo, surpreendeu-me pela positiva (sinceramente não estava à espera destes resultados)! A qualidade de imagem, nomeadamente em termos de resolução, é excelente.

T
odavia, quando falámos em qualidade óptica devemos atender também a outros factores além da pura e simples capacidade de resolução como, por exemplo, a cor, o contraste, o Bokeh,... E, em relação a este ultimo, a Tamron 24-70mm não me consegui convencer plenamente... pelo menos esperava que as 9 lâminas do diafragma conseguissem uma maior "suavidade" e "qualidade" de desfoque. Em situações de alguma reflexão de luz nos objectos desfocados do fundo, formam-se círculos desagradáveis.

Por outro lado, o controle de luz a plena abertura também não é o melhor...


TESTE BOKEH
Quando conjugada a utilização da Tamron SP 24-70mm na sua abertura máxima (f/2.8) com fundos de superfícies brilhantes, o Bokeh não é muito agradável... Existe alguma dificuldade em controlar esses brilhos e as altas luzes. O problema fica eficazmente resolvido à medida que se fecha o diafragma.



Noutras aberturas de diafragma, quanto a reflexos, mesmo fotografando directamente o sol (ver em exemplos de imagens mais abaixo), não se vislumbram problemas. De igual modo, as aberrações cromáticas, a cor e as distorções de imagem não são dignas de qualquer menção pois penso estarem dentro dos parâmetros esperados e tidos como "normais" para este tipo de objectiva. Obviamente que a 24mm existe alguma distorção de imagem que tende a normalizar a partir da seguinte distância focal indicada - os 35mm - mas, em formato DX, não é nada de preocupante.
Por último, em utilização há que ter algum cuidado quanto à formação de "vinhetagem" (mesmo com utilização em câmaras DX).




Imagens de exemplo:

  
 



Conclusões:

Em relação ao segmento em que se insere, a Tamron SP 24-70mm f/2.8 Di VC USD, é a única objectiva actualmente em venda no mercado a oferecer um sistema de estabilização de imagem integrado.
Além disso, tem uma óptima relação preço/qualidade. A construção é boa e capaz de suportar uma utilização intensiva a nível profissional.
A qualidade óptica é, realmente, excelente!
Em "jeito" de resumo, o melhor e o pior:

+
Controle de vibrações
Qualidade óptica
Construção
Preço competitivo
-
Controle de reflexos/luz (abertura máxima)
Vinhetagem
Diâmetro frontal
Isolamento interno


Mais informações acerca desta objectiva (e outros equipamentos fotográficos): Site oficial do representante da marca TAMRON para Portugal e Espanha - A Robisa (abre em novo Link)


Qualidade Óptica
★★★★★
Qualidade de Construção
★★★★
Versatilidade
★★★★
Manuseamento
★★★★★
Valor
★★★★

Saída de Campo... (Preparativos para Workshop | Fotografia de Natureza)



Nikon D300 + Micro Nikkor 60mm f/2.8 + tripé + Nikon SC 28 + Nikon SB 900 c/ Softbox
(f/16, 0,6 Seg. [-0.3Ev], ISO 200, Modo de Exposição "A", leitura de luz "Central Ponderada")



Nikon D300 + Micro Nikkor 60mm f/2.8 + tripé + Nikon SC 28 + Nikon SB 900 c/ Softbox
(f/4, 1/80 Seg., ISO 200, Modo de Exposição "A", leitura de luz "Central Ponderada")



Nikon D300 + Tamron 10-24mm + Nikon SC 28 + Nikon SB 900 e SB 26 c/ Softbox's
(@ 10mm, f/18, 1/5 Seg., ISO 800, Modo de Exposição "A", leitura de luz "Central Ponderada")



Nikon D300 + Micro Nikkor 60mm f/2.8 + tripé + Nikon SC 28 + Nikon SB 900 e SB 26 c/ Softbox's
(f/5.6, 1 Seg., ISO 800, Modo de Exposição "A", leitura de luz "Central Ponderada")


Hoje, na companhia dum amigo seguidor do Blog, lá saí para o “campo”. Partida de casa por volta das 8:00 horas, desta vez, o destino foi Castelo de Paiva. A saída deveu-se à preparação do projecto dum Workshop de Fotografia de Natureza, que terá o Patrocínio/Apoio da TAMRON (Robisa) a realizar dentro dalgum tempo... Fui basicamente apurar as condições do local que tenho em mente e definir “timings”…

Apesar do dia “cinzentão”, entre intervalos de resguardo à chuva que caiu quase constantemente da parte da tarde, lá se fizeram algumas fotografias! Insistiu-se na Macrofotografia e Técnica de iluminação associada a este tipo de fotografia.

Macrofotografia de improviso...!









Caedicia simplex (Gafanhoto folha)
Nikon D300 + Micro Nikkor 40mm: @ 1/320 seg., f/4, ISO 200
Sem ter feito planos, hoje de tarde, saí de casa com um amigo que apareceu para “dar uma volta” pelos montes próximos e fazer uns “cliks”. Como ainda ando a testar a Tamron 24-70mm f/2.8 VC aproveitei a ocasião para a levar conjuntamente com uma grande angular e a uma Fisheye....
Contudo, para conseguir esta fotografia, foi preciso utilizar uma objectiva diferente e que não tinha levado… Uma Macro!
Por acaso o amigo Nuno tinha levado precisamente uma Micro Nikkor 40mm f/2.8 que teve a gentileza de ceder…
Depois, como não ia preparado para fazer Macrofotografia, faltava um acessório essencial… Um Flash externo!
Solução: utilizar o flash integrado na Nikon D300 enquanto o amigo Nuno segurava uma folha de papel A4 branca colocada por cima do gafanhoto de modo a projectar e a difundir alguma luz de forma indirecta.
Claro que faltou ainda um tripé e um dia sem vento… mas isso era pedir de mais, não?!