Porque é que as minhas fotos não ficam nítidas nem bem focadas?!



Porque é que as minhas fotos não ficam bem focadas?!
- Será por uma questão de técnica?
- Será um problema relacionado com a objectiva?
- Será algum problema de configurações ou da câmara?

Pois bem, estas serão certamente as perguntas mais óbvias e lógcas de se colocarem perante resultados idênticos aos obtidos no exemplo ao lado!
E se a causa não se dever a nada disso mas sim a algo bem mais simples???

Pois é! Esta dúvida foi-me colocada há alguns dias por um amigo que recentemente adquiriu uma Canon 550d com as objectivas de Kit -  18-55mm e 75-300mm. Depois de captar duas ou três fotos, rapidamente determinei o "problema"...
Como é "normal", a maior parte dos consumidores, aquando da aquisição duma câmara SLR-D, tende a proteger o investimento que fez... A primeira decisão? Comprar filtros para proteger a frente das objectivas!
Até aqui nada de errado. Não sou de todo contra este tipo de filtros do tipo Skylight ou UV, etc... No entanto, quando utilizados em conjunto com a maioria das actuais câmaras SLR-D convém, de antemão, saber que nada mais fazem do que proteger a frente da objectiva de sujidade, gordura, poeiras,...  Esta é a parte positiva. Ou seja, se nada mais fizessem já cumpriam o seu "dever" ou finalidade! É com esse intuito que a maior parte dos utilizadores os compra, não é?! O pior é quando esse "investimento" acaba por prejudicar, de maneira notória, a qualidade da imagem final das nossas fotografias!

O fenómeno demonstrado nas fotografias é fruto de duas diferentes capturas com a Canon 550d e a objectiva de "Kit" 75-300mm @ 300mm, f/5.6, 1/1250 seg., ISO 1600. Ambas foram efectuadas em idênticas condições e mantendo todos os parâmetros da câmara iguais.
A única diferença: Uma das fotos foi captada com um filtro HAMA SKY- C de 58mm montado na frente da objectiva e a outra foi captada sem qualquer filtro!
O problema dos filtros em causa (cujo custo, por unidade, ronda os €15,00) não se reporta directamente à focagem mas sim à afectação da nitidez! A câmara adquire da mesma maneira a focagem mas, com a utilização destes filtros da HAMA (...ou pelo menos duma determinada série deles), a resolução da imagem fica prejudicada por falta de recorte e introdução de aberrações na imagem.
O problema relatado é, decididamente, mais notório com a utilização dos filtros em teleobjectivas do que em objectivas de menores distâncias focais. No entanto, quer com umas, quer com outras, a qualidade da imagem fica prejudicada!
Embora tenha testado dois destes filtros e tenha obtido idênticos (maus) resultados com ambos, não posso generalizar o problema... Tal facto poderá ficar a dever-se a uma "anomalia" de produção dum determinado lote. Como ambos foram comprados na mesma altura e no mesmo local não é possível, assim, excluir essa possibilidade...
Acerca deste tema - "Filtros Protectores" - aproveito para relembrar um "velho" artigo onde podem esclarecer mais algumas dúvidas e que pode ser visto aqui » (abre em novo link).

14 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde,

Concordo com tudo o que disse, eu próprio testei com os mesmos filtros da Hama em 3 objetivas diferentes Nikkor e o resultado foi muito negativo. Perda de qualidade de imagem abismal, considero um péssimo investimento...

http://k2naturezalinda.blogspot.com/ disse...

Bom dia.
Cheguei a fazer isso com uma lente 105mm 2.8 nikon,mais o resultado foi igual,,quanto a objetiva não tinha pensado nisso,,tenho uma lente 70-300 4.5/5.6 G VR da nikon que a imagem não é bem nitida,vou fazer esse teste,e vou fazer agora,,depois coloco o resultado.

http://k2naturezalinda.blogspot.com/ disse...

Acabei de testar,cara,a diferença é bem visivel,eu estava querendo vende-la, mais agora,,não vou mais,,valeu,,,

Vidal Pinheiro disse...

Concordo plenamente consigo, José Loureiro, por isso uns tem um preço de 15 euros e outros de 70 euros

Marcello Pereira disse...

Ok Loureiro, e quando as imagens não estejam ficando nítidas e a gente não esteja utilizando filtros, o que pode ser? Ouvi dizer que pode ser euforia do fotógrafo em ver logo a imagem no LCD e já vira a câmera rapidamente enquanto o espelho ainda está batendo lá dentro e isso gera trepidação? D7000 Sigma 24-70 HSM f2,8 SB910. Abraço.

Anónimo disse...

Para proteger a lente, também tenho filtros UV nas lentes.Vou experimentar sem filtro para ver a diferença.
Muito obrigado pela dica.
Cumprimentos
Jaime Henriques

Anónimo disse...

sem querer ser "graxista", mas apenas deixar aqui a minha OPINIÃO sincera, quero agradecer-lhe esta sua partilha, que me tem possibilitado aprender muito, para quem é um incipiente e iniciado fotógrafo com uma Nikon D90, cheia de coisas, e que os manuais e worshop's não chegam para um iniciado como eu. Mas o seu blogue muito me tem ajudado. E fotografia é algo que não falta na net, onde também tenho encontrado alguns, de explicação acessível. Mas dou a primazia ao seu, pela clareza, versatilidade, e fácil entendimento.
Obrigado

Rodrigo disse...

Uso filtro TOkina AT-X MC 1 A, noto que as fotos com flashe luz ambiente em Nikon fica com uma cor amarelada, tenho uma duvida é do filtro ou da maquina? Parabéns pelo seu blog, e muita saúde para si.

José Loureiro disse...

Marcelo,

»»» A falta de nitidez duma fotografia pode ficar a dever-se a uma série de factores… mas o motivo que mencionou não me parece muito plausível. O motivo mais comum é mesmo a utilização de tempos de exposição demasiado longos em função da distância focal que se está a usar e à falta de estabilização do conjunto câmara/objectiva!

»»» A todos os outros que comentaram, obrigado pela opinião e partilha das vossas experiências com estes filtros.

Marco C. disse...

eu uso um filtro Hoya HMC UV na minha Canon 400mm e nunca dei conta de qualquer problema de nitidez. Terá a ver, suponho, com a qualidade dos filtros utilizados...

José Loureiro disse...

Sim, sim, Marco!
Mas, sendo “simples” filtros Skylight e mesmo dentro do preço que custam, penso que estes Hama deveriam ter melhor qualidade… Já testei filtros mais baratos e não vi a qualidade de imagem assim tão afectada como com estes…
Abraço

Marco C. disse...

quanto à qualidade afectada nessa imagem com filtro, não há mesmo margem p dúvidas ;)

Paulo Ferreira disse...

Depois de ler o seu artigo, passei aos testes com um filtro UV dos baratinhos da marca Hama (12,90 €) e achei que deveria partilhar. A objectiva foi a Tamron SP 70-300 em tripe com o VC desligado e a Canon 600D, e realmente é evidente a diferença aos 300mm, embora menos que o exemplo desta pagina. A 70mm não é visível. Notei também uma ligeira queda de luz (cerca de meio stop) quando o filtro está colocado e em zonas de sombra.
Também tenho um filtro igual ma minha 12-24 e já tinha notado com aberturas muito pequenas a 12mm é visível o lixo do filtro. Cumprimentos.

José Loureiro disse...

Paulo, obrigado por partilhar também a sua experiência.
Cumprimentos