Kodak No.2A Brownie - Model C (1924-1933)





Será uma mala? Será uma vulgar caixa?

Não. É mesmo uma câmara fotográfica! Pode parecer, à primeira vista, tratar-se de um dos primeiros modelos de câmaras fotográficas, devido à sua parecença com uma câmara Pinhole mas, na realidade, até é um modelo não muito antigo.

Este tipo de câmaras, denominadas de "Box" (caixa) foram, talvez, o ponto de partida para tornar a fotografia mais económica e acessível a todos. Eram câmaras baratas, de construção básica e muito simples de usar.

Dotadas duma objectiva constituída por uma só lente, do tipo "Meniscus" (côncava dum lado e convexa do outro), estas pequenas caixas fazem-me lembrar as mais recentes câmaras descartáveis de 35mm...

A sua introdução no mercado remonta a 1907 e este modelo em concreto (Modelo C) foi produzido entre os anos de 1924 a 1933. Produziram-se mais de 2 milhões de unidades deste modelo!

Bom, mas melhor que descrever a câmara é mesmo ver as imagens que, por si só, dizem e explicam mais que qualquer texto! Em particular, chamo atenção, para a foto nº 4 onde se encontra visível o fantástico sistema de obturação! A sua simplicidade é extrema! Contudo é eficaz e duradouro.

Cá ficam, então:
(Cliquem p/aumentar)







Carateristicas/Especificações: 
Anos de produção: 1907 a 1936
Focagem: Fixa
Abertura: 3 aberturas possíveis (f/5.6? a f/16?)
Objectiva: Tipo "Meniscus" por detrás do obturador
Obturador: Disco rotativo, 1/50 sec. e T
Caixa: Metal revestido a pele
Dimensões (LxAxP): 8,5 x 12,5 x 15cm aprox.
Rolo: 116

3 comentários:

Sérgio Pontes disse...

Impressionante, adoro ver o material antigo

Lula Castello Branco disse...

Que beleza, mestre. Só senti falta de algumas fotos produzidas por esta relíquia (curioso: qual era a bitola do filme ?). Obrigado.

José Loureiro disse...

O filme (Rolo) que esta câmara usava era o “116” e cada negativo tinha, aproximadamente, o tamanho de 6,5 x 11cm.