Punhos verticais (Grip's): Nikon MB-D200 (p/Nikon D200) vs MB-D10 (p/Nikon D300; D300s e D700)




Embora não se trate propriamente dum comparativo, até porque se destinam a diferentes câmaras e um não pode substituir o outro, hoje ficamos com a descrição, as diferenças e a opinião que formei acerca de dois punhos verticais (ou Grip’s) da Nikon.

A saber: o Nikon MB-D200, destinado exclusivamente para ser usado na Nikon D200 e o MB-D10 destinado a ser usado na Nikon D300/D300s e, bem assim, na Nikon D700.




O primeiro, MB-D200, conta com mais algum tempo de construção em relação ao segundo – o MB-D10. Não é de estranhar, por isso, que o último apresente algumas melhorias no que concerne à ergonomia e construção. De facto, o MB-D10 contrariamente ao que acontece ao MB-D200 é de construção idêntica ao corpo das câmaras a que se destina. Isto é, a sua construção não é plástica mas sim em liga de magnésio. Isso torna-o um pouco mais pesado mas, em compensação, o nível de rigidez e principalmente de robustez que apresenta valem essa diferença. Por falar em diferenças, aproveito para referir que o preço também é uma delas… Se sempre achei o MB-D200 caro ainda mais acho o MB-D10…. Na realidade o preço destes “acessórios” de origem da Nikon, na minha opinião, tem os preços inflacionados.

E o motivo é simples de descobrir. Quem já utilizou um nas câmaras referidas, quando acopladas grandes tele-objectivas às mesmas ou quando fotografe com alguma frequência verticalmente, facilmente chega à conclusão que são uma boa aquisição e não mais os dispensará. Além disso, a Nikon sabe que grande parte dos punhos verticais de marcas concorrentes não oferecem a mesma agradabilidade de utilização e de construção… além de que, um ou outro desses modelos de terceira marca, não conseguem funcionar mantendo exactamente as mesmas funções dos originais. Qualidade de construção à parte, outros há também que oferecem inclusivamente mais que os originais… já vi alguns que permitem receber sinal dum telecomando (fornecido juntamente com o Grip) por infra-vermelhos e através desse meio comandar o obturador da câmara. Ou seja, passa a substituir o cabo necessário para que qualquer um dos três modelos de câmaras referidos (D200; D300 e D700) possam fazer exposições em “bulb” ou simplesmente accionar o obturador sem contacto físico com a mesma. O princípio de funcionamento é idêntico ao que se passa com as Nikon D40, D40x, D50, D60, D70, D70s, D80, D90, D3000 e D5000 quando comandadas pelo controle remoto sem fios “Nikon ML-L3” (embora não saiba dizer se as características de distância possível entre a câmara e tempo de atraso no disparo sejam propriamente iguais…)
Uma das diferenças, entre o punho MB-D200 e MB-D10, reside no facto do segundo permitir à câmara aumentar a capacidade de obturação (número de fotografias por segundo) enquanto que o primeiro só acrescenta autonomia de carga.
No caso, o MD-D10, sendo utilizado com uma bateria ENEL4a e respectiva tampa de compartimento BL-3 (não fornecidos) ou com recurso ao adaptador de 8 pilhas AA “MS-D10” (fornecido) passará a permitir captar até 8 fotos/segundo. Os valores originais (sem punho) são de 6 fotos/seg. (no caso da D300) ou 7 fotos/seg. (no caso da D300s).

Outras diferenças:
Conforme facilmente se observa pelas fotografias acima o punho MD-D10 é mais pequeno e ocupa menos quando o retiramos e queremos, por exemplo, guardá-lo no saco. Também devido à inovadora forma que apresenta, uma vez que não tem forma de "L" e não “ocupa” o lugar destinado na câmara à bateria esse espaço pode continuar a ser usado precisamente para esse fim. Podemos usar sempre uma bateria “EN EL3e” no interior da câmara ao mesmo tempo que no punho usamos outra igual, uma EN EL4a ou até 8 pilhas alcalinas (c/o adaptador MS-D10)! Todavia, não acho este sistema particularmente prático pois implica que, cada vez que tenhamos que substituir a bateria que se encontra no corpo da câmara, tenhamos que retirar previamente o punho…! Nah… não é mesmo nada prático!!! O que vale é que as câmaras a que se destina este punho gerem de maneira mais eficiente e têm, por isso mesmo, uma autonomia muito superior à Nikon D200, câmara à qual se destina o MB-D200, senão…
Mais… o Nikon MB-D200 suporta o uso de duas baterias em simultâneo (gerindo automaticamente a carga de ambas - quando acaba a primeira automaticamente passa a “gastar” a segunda). Pelo contrário o MB-D10 só suporta o uso de uma única bateria seja tipo EN El4a seja tipo EN EL3e. Também aqui, designadamente quanto ao encaixe das referidas baterias ENEL3e, o MB-D10 apresenta uma evolução face ao MB-D200. Desapareceram, no modelo mais recente (Nikon MB-D10) as frágeis patilhas laterais de fixação da bateria... se bem que, com algum cuidado, as  mesmas nunca me deram problemas... De qualquer modo, o novo sistema é bem melhor facilitando a retirada e colocação da bateria. Já a construção do adaptador de pilhas fornecido com o punho para das Nikon D300/s e D700, apesar de suportar mais duas pilhas de formato AA, continua a ser idêntica ao MB-D200 obrigando, também, a alguns cuidados... mas depois de se lhe apanhar o jeito a colocar e a retirar as pilhas, também não haverá qualquer problema.
Enfim, este é, quanto a mim, um "acessório" absolutamente imprescindível nestas câmaras!

0 comentários: