O Red Bull Air Race é um daqueles eventos com que cada vez mais nos vamos familiarizando. Este ano, pela terceira vez, os céus do Porto ficarão de novo animados com as belíssimas máquinas voadoras que fazem parte desta corrida aérea. De ano para ano já nos vamos habituando, também, à usual “enchente de gente” que ocorre à Ribeira ou ao Cais de Gaia equipada com câmaras fotográficas esperando captar algumas imagens dos pequenos aviões ou somente apreciar este espectáculo único. Enfim, como é salutar, o Red Bull Air Race no Porto já vai fazendo parte dos planos de fim semana para muitos que não se contentam somente em ver a corrida pela televisão e apesar do muito movimento não perdem esta oportunidade.
Mas tudo o que se passa nesse fim-de-semana, quer nos treinos oficiais, quer na corrida, é fruto de muitas horas de trabalho em afinações, testes, etc.
Essa parte oculta é o trabalho de dezenas de pessoas, pilotos, mecânicos, técnicos… que se esforçam por fazer com que cada volta seja mais rápida. O Red Bull Air Race é uma corrida de aviões! E é levado muito a sério por todos aqueles que nele intervêm.
Pois bem, este ano decidi ir com o amigo Pedro Ferreira fotografar os bastidores do Red Bull Air Race. Os aviões encontraram-se, até se mudarem para o Parque da Cidade do Porto, no Aeródromo de Vilar de Luz na Maia onde nos deslocamos por duas vezes.
A acesso que tínhamos era total e permitia-nos deslocar livremente por todo o aeródromo, desde atravessar a pista, a entrar nos hangares…
O primeiro dia (08.09.2009, quarta-feira) não foi de todo proveitoso. Saímos de lá sem uma única fotografia! Chegamos um pouco tarde, já não havia aviões a descolar e as afinações eram feitas em terra à “porta fechada”. Qualquer tentativa no sentido de nos aproximarmos de (alguns) hangares levava automaticamente a que o staff da organização fechasse os enormes portões a toda a pressa… todo este evento é feito de marketing, de segredos, de timings para que apareçam fotos na internet ou noutros meios… enfim, percebemos o recado e nada mais havia a fazer do que ir beber umas colas, no bar do aeródromo, para refrescar do imenso calor que se fazia sentir antes de regressar a casa!
O segundo dia, 09.09.2009, já foi, de certo modo, mais proveitoso. Aviões, de facto, já não havia muitos… tinham descolado para o Parque da Cidade do Porto e restava somente, por se encontrar com alguns problemas mecânicos, o avião MXS-R de Peter Besenyei, o húngaro fundador destas corridas.
Apesar disso, de estar manifestamente atarefado e aborrecido com o facto, o afável e simpático Peter Besenyei, ainda me concedeu algum do seu tempo para uma breve troca de palavras e para uma simpática foto.
Aviões que participam no Red Bull à parte, mais duas coisas haviam dignas de registo. A primeira foi a chegada do “velhinho” Douglas DC-3 Dakota no qual viaja, de prova para prova, o Staff do Red Bull Air Race e o helicóptero a jacto que acompanha e faz as filmagens dos aviões em voo que usualmente vemos em directo na televisão! O primeiro estava de chegada e o segundo estava de partida para o Porto juntamente com a máquina de Peter!
Ah! A propósito, houve umas fotografias que ficaram por captar… as do interior do cockpit do Douglas DC-3 onde também me foi facilitada a entrada! É altura de começar a pensar levar para este tipo de eventos (com acesso aos hangares e aviões) além da Nikkor 80-400mm VR uma objectiva ultra-grande angular ou até uma fisheye! Nunca se sabe…!
Algumas fotografias desse segundo dia no Aeródromo de Vilar de Luz na Maia:
(slide show contínuo com recomeço automático no fim após breves segundos)
Agora só resta esperar pelos treinos oficiais e pela ansiada corrida!
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