A nova SP 85mm em Estúdio




Como é sabido, a fotografia de retrato não é a "minha praia" e, definitivamente, não é a área de fotografia que mais gosto nem onde me sinto mais "à vontade". No entanto, tendo-me sido cedida para utilização e testes, pela Robisa, a nova Tamron SP 85mm f/1.8 Di VC USD, não resisti, claro está, de deixar de efetuar uns testes em estúdio e a partilhar com os leitores a minha opinião... para modelo recorri à "prata da casa": a minha (pequena...) filhota.
Na verdade, esta é a área onde esta objectiva está completamente no seu meio. Um "must" para este tipo de fotografia de retrato!
Recentemente lançada, esta 85mm f/1.8 (que brevemente estar´a disponível para venda no nosso país) insere-se na "nova era" de objetivas da gama SP da marca e não deixará ficar mal aqueles que realmente gostem e saibam explorar este tipo de fotografia! Como já acima disse, não é o meu caso... as fotografias apresentadas visam apenas dar uma ideia das possibilidades e qualidades desta objectiva.
De resto, os 85mm associados a uma abertura máxima de f/1.8 e a um excelente recorte não podem falhar!
Como sempre, nem sempre tudo são rosas e, para não variar, esta profissional e robusta "bomba" também tem um senão: o preço a pagar para ter um destes fantásticos"brinquedos" é elevado...!  
Já agora, mesmo não dominando de todo esta área da fotografia, passo a explicar, em todo o caso, como foram captadas as duas fotos deste  artigo:
Para ambas as capturas foi utilizada um Nikon D800 e a Tamron SP 85mm.
Regulações comuns às duas situações:
Modo de exposição - Manual
Vel. de obturação - 1/125 seg.
Abertura de diafragma - f/8
Valor ISO - 100



Primeira foto - Foi utilizado apenas um strobe da Metz de 300W (TL-300) sensivelmente a pouco mais de metade da sua potência máxima com uma caixa de luz de 60x90cm colocada do lado esquerdo numa posição ligeiramente superior e direccionado para baixo. No lado oposto foi colocado um refletor preto de modo a absorver a luz e a destacar o lado esquerdo do rosto.



 




Para esta segunda fotografia foi utilizado um esquema diferente: Dois Strobes da Metz (os TL 300), sendo que o da esquerda foi utilizado a cerca de metade da sua potência e o da direita (mais próximo da modelo) a 1/4.
A iluminação foi ainda completada por 2 sombrinhas (em posição lateral atrás da modelo) e uma softbox (por cima) todas de luz contínua e com muito pouca potência. Apenas serviram para preenchimento e realce dos contornos. 


Em baixo podem conferir a capacidade de registo de detalhes desta Tamron SP 85mm... 
Crop's a 100%, extraídos da foto acima:



Possivelmente, esta será uma objectiva que não me verão utilizar muitas vezes... mas o motivo é só um: o facto de não fazer fotografia de retrato e esta ser, basicamente, a utilização mais adequada para esta 85mm. Caso esse fosse um dos temas que habitualmente fotografasse, já teria um novo pedido a caminho do distribuidor da marca!    

(Duas curiosidades acerca desta 85mm: é a primeira objectiva desta distância focal a ter sistema de estabilização e a estar dotada dum sistema de controle de diafragma electromagnético).

2 comentários:

NobreLuso disse...

E o meu amigo confessa que a fotografia de pessoas não é a sua praia?...
Pronto, a "modelo" é lindíssima. Parabéns pela bela filha que tem.
Mas a sua Arte fotográfica, também nesta área, é espantosa!
Quem me dera saber tirar retratos com tantos pormenores...

José Loureiro disse...

Obrigado pelo simpático comentário :)