Baterias para Nikon: Comprar Originais ou de outros fabricantes? Compatibilidades!





Como é comum, muitos dos artigos que escrevo derivam de questões que me são colocadas por leitores ou até de conversas informais tidas com outros fotógrafos acerca de determinado assunto ou preocupação que, dada a sua relevância, acabo por passar para escrito. O tema que hoje abordo surgiu precisamente numa dessas conversas durante um almoço de intervalo entre as duas sessões do TAMRON Tour que se realizou no passado dia 19/07 em Aveiro...
Falava-se então na questão das baterias para câmaras,dos seus preços e... compatibilidades!
Por isso, decidi escrever este pequeno artigo acerca do tema. 

Em relação a esta questão é bom saber, antes de mais, que a Nikon não produz baterias para as suas câmaras. Tal como acontece com outros fabricantes, manda-as produzir na empresa externa A ou B... Aliás, o mesmo acontece com uma série doutros componentes das câmaras - sensores,motores, etc... Mas isso é prática comum, de resto, a outras marcas. A Canon usa a mesma politica de produção. No entanto esta questão da compatibilidade de baterias é um problema que, genericamente, afecta mais a Nikon que a Canon...


Existem dois tipos de baterias que podem designar-se como não genuínas ou não originais. As identificadas como sendo de terceiros fabricantes e as contrafeitas.
Esse último tipo de baterias (contrafeitas) representa um problema grave! Quem compra pensa estar a pagar por um produto original e assim não é!!! Aparentemente, estas baterias são iguais às genuínas mas, na realidade, são fabricadas por uma qualquer empresa que ilegalmente lhes coloca a marca Nikon. Uma das maneiras de verificar esta situação é olhar com atenção para o selo (holograma) que as baterias genuínas trazem aposto. 
Nas imagens podem verificar o aspecto duma EN-EL3e Original e o efeito que é suposto observar ao inclinar ligeiramente a bateria mudando o ângulo de visão. A cor geral do selo holográfico também se altera (ex: de amarelado para verde) quando se varia o ângulo de visão.   
Dada a quantidade de imitações que circula no mercado, a Nikon disponibiliza no seu próprio site informação relativa às baterias contrafeitas*
Pelo menos, em relação aos modelos que são vitimas de contrafacção mais comum, podem aceder e verificar clicando aqui »» (abre em novo Link)


Quais os problemas mais usuais com a utilização de baterias não genuínas?
  • Indicação na câmara de falta de carga (e não funcionamento) mesmo estando a bateria 100% carregada
  • Indicação de bateria não compatível e consequente não funcionamento da câmara 
  • Capacidade de assimilação e de retenção de carga menor que nas baterias originais (em alguns casos... Noutros até é maior dada a mAh ser superior às genuínas...) 
  • Tempo de recarga - pode ser mais demorado e em alguns casos nunca atingir os 100% (ex: certas baterias após largas horas a carregar, quando colocadas na câmara indicam apenas 50% de carga)
  • Incorrecta comunicação entre câmara/bateria - leva a indicações incorrectas quanto ao estado e gestão da carga restante
  • Indicação errada do número de fotografias captadas pela câmara com a utilização da bateria em causa
  • Existem alguns relatos de baterias que explodiram a recarregar... 

Como se explica que, de um momento para outro, numa mesma câmara, uma mesma bateria não genuína deixe de funcionar correctamente?
  • A explicação reside na protecção que a Nikon tem vindo a implementar nos seus produtos. Por exemplo, se tiverem uma câmara DSRL D3100, D3200, D5100 ou D5200 e se decidirem actualizar a versão de Firmware, muito provavelmente, a câmara deixará de ser compatível com uma série de baterias de terceiros fabricantes que existem em venda no mercado.
No entanto, nem todas as baterias de terceiros fabricantes são incompatíveis com câmaras Nikon. Existem muitas delas que, mesmo com a actualização de Firmware continuam a funcionar correctamente.


O que distingue uma bateria que pode ser utilizada numa determinada câmara duma que não pode?
  • Algo que não se pode ver e que está no seu interior... um "Chip" de informação!
Cada vez que uma bateria é inserida na câmara, esta faz um check-up de rotina durante o qual verifica se a bateria é compatível. Dessa forma, as que não possuem o "Chip" ou a informação não corresponda às exigências do Firmware da câmara não serão reconhecidas e portanto a câmara rejeitará a sua utilização.


Resumindo:
Apesar de ser tentador a aquisição de baterias produzidas por outros fabricantes, bem mais baratas que as genuínas Nikon e Canon, deve ter-se em atenção a questão da compatibilidade com o modelo de câmara que possuímos!

*Nota: 
Além das baterias mencionados no site da Nikon como sendo genuínas existem outras variantes desses mesmos modelos (doutras gerações; lotes e números de série) que apresentam algumas diferenças e apesar de não estarem lá ilustrados, também são genuínas.
É pena a Nikon não ter actualizado a informação... Dito isto, se encontrar ou possuir um modelo com alguma variação/diferença dos que estão ilustrados não quer isso dizer (por si só) que se trate dum produto contrafeito (não original)!


11 comentários:

Vidal Pinheiro disse...

Muito interessante seu Artigo, Jose Loureiro, eu acrescentaria um Dado, em Relaçao as Baterias de terceiros para Canon, há muitas que nececitam de um carregador de terceiros tambem, pois os originais da canon no as reconhecem, e por conseguinte nao as carregam, com Nikon nunca tive esse problema, o que eu noto sim, nas baterias que uso de terceiros (da Marca DSTE) é que tem menos autonomia que as originais da Nikon, cerca de 30 a 40% menos de Fotos por carga, mas com um preço inferior a 10% da original, do meu ponto de vista, justifica-se perfeitamente. Eu comprei um Punho para a D800 tres baterias dois carregadores y uma Bateria para a D3 por 118 euros, na Marca custava-me cerca de 700 euros e em dois anos, a unica coisa que noto de diferente, é o detalhe que ja referi, de terem menos Autonomia.

José Loureiro disse...

Olá caro Vidal Pinheiro
Agradecido pelo seu testemunho e pela partilha da sua experiência com baterias não originais aqui no site!

Vítor disse...

Boa tarde Luís e muitos parabéns pelo blog (uma riquíssima fonte de conhecimento e de aprendizagem).
A propósito de baterias, gostaria de lhe colocar uma questão.....tenho uma D3200 com apenas uma bateria. Estou a pensar comprar um grip.....aconselha marca branca ou sempre original? Se, na sua óptica, há marcas paralelas que revelam qualidade gostaria de saber quais. Obrigado e abraço

José Loureiro disse...

Embora não seja Luís… penso que a pergunta me é dirigida.
Resposta:
Sim, a menos que saiba comprovadamente dalgum modelo e marca que tenha 100% de compatibilidade, pessoalmente aconselho a optar por baterias de origem pois só assim terá garantia que não vai ter erros de funcionamento e perda da capacidade de carga.

Vítor disse...

Boa noite,
começo por pedir desculpa pela gafe do nome...sinceramente, não sei por onde andava o meu pensamento quando escrevi "Luís".
Quando li o seu artigo fiquei com essa sensação.....a que se deve optar, pelo menos no que toca a baterias, por produtos genuínos. Esta sua resposta veio reforçar. Abraço e obrigado.

Paulo Ricardo disse...

Boa tarde, gostaria de saber quais aos baterias de marca branca que ainda funcionam com a d3200, poderão dizer-me ? Vou comprar um grip para uma viagem e não queria gastar muitos € em baterias originais. Obrigado

José Loureiro disse...

Tal como dito no artigo, possivelmente com 100% de eficácia e de compatibilidade nenhuma de terceiro fabricante... agora, a funcionar com erros e/ou com capacidade reduzida poderão existir várias...

LFStardust disse...

Boa tarde

tenho uma maquina Nikon D5100 - quando coloquei a minha bateria a carregar - deu-me o erro "impossivel utilizar esta bateria - Escolha a bateria designada para utilização nesta camara " ?

a bateria é uma hahnel hl-el14 nokon que era a que estava a utilizar na maquina

Porque é que isto acontece, e se me poder dizer como resolver, desde já agradeço.
Luís Couto

José Loureiro disse...

Olá Luis
Não fez nenhuma atualização de Firmware?
Se não for esse o caso, pode ser um erro qualquer motivado a contactos...ou algum defeito/avaria interno na bateria ou "Chip" eletrónico da mesma.

Claudia disse...

Boa noite, que marca de bateria aconselha para a nikon D3200? Onde posso comprar? Obrigada

José Loureiro disse...

Boa tarde Claudia
Depois do que ficou dito no artigo, sinceramente, a melhor opção em termos de eficácia e compatibilidade serão as da própria marca.
Se optar por terceiros fabricantes, tente comprar numa loja física onde lhe possam dar alguma garantia e, eventualmente, resolver o problema se algo correr mal. Depois é uma questão de fazer contas e ver até que ponto pode compensar. Mas, em princípio, numa loja, pelo menos, tem hipótese de reclamar se houver algum problema de incompatibilidade...