Em Estúdio: Testes com Tamron 10-24mm


 Nikon D300 + Tamron 10-24mm SP AF f/3.5-4.5 Di II
@ 18mm, f/5, 1/25 seg., ISO 200, Modo de Exposição "M", Medição Matricial



Esta semana comecei a efectuar testes com a Tamron 10-24mm. Levei para o Estúdio a 10-24mm e a Nikkor 24-70mm (uma objectiva sobejamente reconhecida pela sua excelente qualidade óptica) para fazer comparativos (@ 24mm) entre uma e outra. Em vez dos tradicionais testes de gráficos, decidi, em substituição, usar uma velha partitura em papel para o efeito.
Depois, pensei... porque não utilizar, também, uma velha Requinta, que estava por perto, para "criar" uma fotografia?!
E voilá! Aqui fica o exemplo duma utilização pouco comum para este tipo de objectivas mas que até pode resultar, face à associação do grande ângulo de cobertura que têm com a pequena distância mínima de focagem que permitem!

Acerca da fotografia não há muito a dizer… é uma fotografia “criada” em estúdio. Duas sombrinhas laterais, uma softbox colocada directamente por cima, um reflector para moldar a luz e eliminar alguma sombra por baixo do instrumento… Enfim, nada de novo… Mas como gosto de “dar” sempre uma dica ou “truque”, a única coisa que posso dizer é que foi também usada alguma iluminação incandescente (lâmpadas tradicionais) de forma a conseguir uma temperatura de cor mais quente (amarelada) para “quebrar” a típica  cor branca da iluminação de Estúdio.
Quanto aos testes, mais tarde falámos...! Para já, o que posso dizer é que ainda falta sair para os testes de “rua” e que vai ser um artigo de opinião extenso!

2 comentários:

N. disse...

Boa noite.
Sou iniciante de fotografia, comprei recentemente um kit com uma Nikon D3000 e uma lente 18-55mm VR. Interesso-me bastante por este "mundinho", mas ainda estou muito "verde" e tenho aprendido muito com o seu blog e em vários foruns dedicados à fotografia. O meu próximo passo é investir numa lente, pois já reparei que esta é bastante limitada, só não faço ideia de qual hei-de comprar. Quero, acima de tudo, um bom zoom e uma boa abertura, entre 100 e 200€. Que me aconselha?
Obrigado

José Loureiro disse...

Bom, antes de mais, cada um por si só, dependendo do tema fotográfico e da sua “maneira” de fotografar é que deve escolher quais as objectivas que precisa. E o termo é mesmo este: “Precisa”. Ou seja, não devemos comprar objectivas só porque não temos esta ou aquela mas sim porque, para o tipo de fotografia que fazemos, precisámos. Dito isto, todas as objectivas mais específicas só devem ser compradas no caso de necessitarmos delas. Caso contrário, corremos o risco de amontoar uma série de material que vamos “encostar” numa qualquer prateleira por não se adequar ao tipo e tema de fotografia que fazemos.
No entanto, diria que, possivelmente para completar a 18-55mm (uma distância focal algo limitada), a sugestão seria uma Teleobjectiva para poder fotografar a maior distância … uma 55-200mm, por exemplo. Pelo preço que pensa despender, uma da opções talvez possa ser a Sigma 70-300mm cuja opinião pode ver aqui ou outra opção idêntica (baixo custo)… Tamron 70-300mm (que ainda não testei…) …