Nikon D3200 - A nova DSLR de entrada de gama da Nikon!




Surpreendentemente, a quantidade de megapixéis continua a ser um bom argumento de venda no segmento das câmaras digitais compactas e nas DSLR de entrada de gama…
Sinceramente nunca esperei ver uma destas câmaras com mais de 24 Mp! É uma loucura! A câmara de topo de gama da Nikon, a recentemente lançada Nikon D4, tem 16 Mp! … e esses Megapixéis são mais que suficientes para produzir imagens capazes de “encher” cartazes “Outdoors” com grande qualidade!
Por isso, é pouco compreensível (num raciocínio lógico…) o porquê do enorme aumento do número de Mp desta nova Nikon D3200 face à Nikon D3100.
Só por si, mais megapixéis não são sinónimo de mais qualidade de imagem… aliás, uma grande quantidade de Mp num sensor pequeno - como é o caso do sensor DX (APS-C) da D3200 - obriga a uma menor densidade e pior iluminação a chegar a cada um deles…  Não quero com isto dizer que a Nikon D3200 produza imagens de má qualidade… nada disso! Mas, para o público a que se destina, uma resolução de imagem desta natureza não vai ser necessária… Em contrapartida, as imagens tornam-se mais “pesadas” a descarregar” e a manipular no computador… mas, enfim, tal como disse no início, para aqueles que unicamente associam “quantidade de Megapixéis a qualidade de imagem” a Nikon D3200 vai vender à farta! Além do mais, o preço anunciado (pouco mais de €700 – em “Kit” -  com a objectiva 18-55mm AF-S VR), é super convidativo!

Especificações e detalhes »

49 comentários:

Marco C. disse...

a questão é exatamente essa: as marcas sabem que o público-alvo, em geral, associa mais Mp a melhor imagem / melhor câmara e que por isso compra. E isso, de certa forma, é "enganar" o cliente menos informado...

William disse...

Pelo menos uma boa notícia é que a Nikon D5100 baixou de preço quase 18%, com o lançamento desta nova câmera de entrada - ficando no mesmo valor da Nikon D3200. Na minha opinião, a D5100 é melhor que a D3200.

José Loureiro disse...

São câmaras de gamas ligeiramente diferentes… mas já soam rumores quanto à Nikon D5200…

William disse...

É verdade. E provavelmente com muitos megapixels também...

Anónimo disse...

Gostaria de saber qual é melhor a Nikon D3200 ou Canon t3i...agradeço

José Loureiro disse...

A resposta a essa questão depende duma série de factores…
Desde logo, é a primeira DSLR que vai comprar ou já tem alguma cujos acessórios possa aproveitar para a “nova”?
Depois, simpatiza mais com a Canon EOS 600D (t3i) ou Nikon D3200? (a sua primeira escolha poderá determinar futuras aquisições e vinculação à marca que escolher…)
Agora, em termos de “características”, pura e simplesmente, a Nikon D3200 terá mais argumentos para ser a escolhida…
Cá ficam alguns:
• Melhor qualidade de imagem
• Menor ruído na imagem
• Maior gama dinâmica de cores (13,2 Ev na Nikon e 11,5 na Canon)
• Focagem automática em vídeo
• Mais pontos de focagem (11 na Nikon e 9 na Canon)
• Maior resolução de imagem (24,1 Mp vs 17,9 da Canon)

Mas, tal como disse, nada disso, por si só, é suficientemente importante e relevante no caso de não sentir empatia pela câmara ou poder aproveitar equipamento em já tenha gasto dinheiro….

Anónimo disse...

Amigo José Loureiro é a minha primeira câmera DSLR de entrada, uma coisinha que vi é que as lentes Canon são mais baratas que as nikon, porém estou com tendência na nikon mesmo,e entre a Canon T4i e a Nikon D3200, qual é sua opinião, quero a câmera para fotos somente,pois, tenho uma filmadora Panasonic Full-HD, obrigado pela resposta e parabéns pelo Blog....

José Loureiro disse...

Penso que encontrará parte da resposta à sua questão logo no comentário acima…
Quanto aos preços da Nikon vs Canon é sim verdade que geralmente são ligeiramente mais altos. Todavia, no segmento de entrada de gama a Nikon, actualmente, disponibiliza objectivas com sistema de redução de vibração (VR) e a Canon (nas mesmas categorias) não disponibiliza objectivas com esse sistema de estabilização de imagem (no caso da Canon - IS).

Anónimo disse...

Boa noite, estou interessada em comprar uma máquina fotográfica. Tenho visto algumas e gostei da Nikon d3200 e da Canon 600d. Qual acha que será a melhor opção?

José Loureiro disse...

As câmaras em causa são modelos concorrentes.
Sinceramente, a escolha, como tenho dito dezenas de vezes, depende também nestes casos, da empatia que sentir por uma das marcas…
Tenha em conta que a câmara que escolher (no caso de ser a sua primeira D-SLR) vai vinculá-la a futuras compras. Objectivas, flash’s ou outros acessórios terão de ser compatíveis com a marca que escolher.
Actualmente não existem D-SLR más. Existem sim, câmaras com mais funções e acessos mais rápidos a essas mesmas funções ou mais seladas… de resto, em termos de qualidade de imagem todos os modelos da Canon ou Nikon permitem bons resultados!
Contudo existem algumas diferenças… Mas, mais acima tem uma resposta que indica algumas características dum e doutro modelo (Canon 3ti = Canon 600D)

Anónimo disse...

Oi tenho uma nikon d 3200 e quero adquirir uma lente 50mm f1.4 sou nova no mundo da fotografia! E estava vendo q tem varias lentes desse tipo af, afs poderia me explicar a diferença?! Pelo q entendi algumas nao tem motor de foco?! E nao irão funcionar automaticamente na minha camera? Poderia me dar uma luz ?! Desde já agradeço

José Loureiro disse...

Em câmaras não motorizadas (Nikon D3000;3100;3200; 5000; 5100; 5200… e ainda outras mais antigas…) as objectivas da série AF ou AF-D não focarão no modo Automático.
Para não perder essa funcionalidade os modelos de câmaras acima referidos terão de utilizar objectivas da série AF-S. Ou seja, objectivas com motorização própria. Só estas permitem a focagem no modo Automático nesses modelos de câmaras!
Resumindo: Terá de comprar a Nikkor 50mm f/1.4 G AF-S.

Unknown disse...

Parabéns pelo blog Sr. José Loureiro.
Sou iniciado em fotografia mais exigente. Pois sempre fotografei em digital de forma pura de amador.
Agora na minha empresa necessito de tirar fotos a modelos de calçado para executar catálogos, cicar em sitese para revistas que me exigem mais rosulução e pixels.
Na pesquisa para comprar uma maquina estou inclinado mediante a consulta do seu blog para a Nikon D3200. Agradeço se faço a compra ideal, ou necessito de menor ou maior qualidade. O meu obrigado. Luis Silva

José Loureiro disse...

Caro Luís,
A resolução em pixéis somente determina tamanho físico em que as fotos podem ser impressas. Não tem influência directa na qualidade de imagem desde que não seja ultrapassado esse limite de tamanho. Por exemplo, com 10Mp pode fazer impressões com qualidade até mais de 2 metros!
Portanto, para a finalidade que mencionou a D3200 tem pixéis “de sobra”!
Bom, no entanto, mais importante que os pixéis é a questão da objectiva que utilizar, da iluminação e da posterior edição. Para o fim que pretende as fotografias é todo este conjunto de factores que vai determinar o resultado final!

Alvaro Silva disse...

Olá,gostaria de fazer duas perguntas e gostaria que respondessem com toda a sinceriedade, vou ter que comprar uma maquina para o meu filho que começa a ter gosto pela a fotografia, por isso peço que me digam qual é o melhor caminho a seguir se é Canom Ou Nikom??
Segunda pergunta face ás novidades que estão constatementes a sair para o mercado e não querendo comprar as ultimas novidades gostaria de saber qual é a maquina que neste momento tenha discido mais o preço e que continua a ser uma boa Maquina. Muito Obrigada

José Loureiro disse...

Caro Álvaro Silva,
Todas as respostas que aqui “dou” são sinceras e isentas. E assim pretendo que continue a ser… A razão: Não obtenho qualquer proveito económico ou comercial com as mesmas.
Aliás, não é a primeira vez que “aponto” defeitos aqui ou acolá a produtos que me são cedidos para testes. De resto, é, também, com essa condição e tendo disso conhecimento por parte de quem mos faculta, que os mesmos me são cedidos…. Apesar de se destinarem a venda!
Claro que, apesar disso tudo, tratam-se sempre de artigos de opinião (pessoal, obviamente) baseada naquilo que conheço e de acordo com os testes, comparações e experiências que vou fazendo.
Dito isto, Canon ou Nikon? Uma vez mais, repito a opinião que já escrevi por variadíssimas vezes: Dentro da mesma gama de produtos, as duas marcas costumam andar muito próximas. Daí que um outro factor – a empatia por uma delas – seja um elemento “desempatador”!
Depois, hoje em dia qualquer câmara D-SLR, mesmo de entrada de gama, duma ou da outra marca possibilitam uma boa qualidade de imagem. A escolha entre um modelo de entrada ou outro um pouco mais avançado já depende do próprio utilizador, dos conhecimentos e necessidades que tenha, do valor que esteja disposto a pagar, etc…
Quanto às “quebras de preço” por se tratarem de câmaras descontinuadas depende… mas nada melhor que ir verificando os preços, do modelo que definir adquirir, em vários locais pois além duma baixa “genérica” existem muitas vezes outras promoções acumuláveis que alguns estabelecimentos podem fazer e outros não…

simone devilla disse...

Bom dia! estou para comprar uma maquina fotografica, e ja olhei dois modelos que estao dentro da minha possibilidade financeira. uma e canon EOS 600D DIGITAL 18 MEGAPIXEL COM OBJECTIVA EF-S 18-55MM IS II, E A OUTRA E NIKON D3200 DIGITAL 24,2 MEGAPIXEL COM OBJECTIVA NIKKOR 18/105VR SD 8 GB. Entao gostaria de saber qual das duas e a melhor! Eu morro atualmente na Italia aki tem muitas montanhas lindas e gostaria tambem de fotografar estas paissagens, qual seria a melhor para fotografar de longas distancias, fotografar fotos noturnas com uma qualidade boa... em fim qual me acoselharia como maquina e como objectiva. muito obrigado!
20 de março 2013

José Loureiro disse...

Olá Simone,
Parte da resposta às duas dúvidas já está “dada” num comentário acima… quanto à questão da objectiva para fotografar a “longas distâncias” depende do que quer fotografar… As teleobjectivas destinam-se a conseguir uma aproximação e destaque de algo que se encontra distanciado… Para englobar uma porção de paisagem não necessita duma teleobjectiva de grande distância focal mais sim duma teleobjectiva de alcance médio ou até duma objectiva grande angular...
Contudo uma teleobjectiva zoom (55-200mm ou 55-300mm, por exemplo) é sempre útil e até essa distância focal ainda consegue comprar a preços relativamente modestos.

Anónimo disse...

Olá José,
Eu tenho uma D3200 a 3 meses, cheguei a pensar em trocar ela por uma Nikon d7000, mas cheguei a conclusão que a imagem da Nikon D3200 não deixa nada a desejar. Comprei uma lente 50mm 1.4 a fotos ficam bastante nitidas e claras. Em resumo: ela tem "corpo" de maquina de entrada, mas produz ótimas fotos. É uma máquina de entrada acima da média.

Anónimo disse...

Prezado José Loureiro,

Moro no Rio de Janeiro e recentemente adquiri uma Nikon D-3200 com lente 18-55mm. Pretendo iniciar a fazer trabalhos como fotógrafo de festas infantis, aniversários de adultos, churrascos e pequenos eventos.
Qual lente Nikon vc me recomendaria comprar, para começar? Ainda estou me equipando.
Desde já agradeço a resposta.
Cordialmente,
Roberto Gianduze Link

José Loureiro disse...

Para começar, já tem a 15-55mm, não é?
Agora, para complementar a objectiva que já tem e poder captar retratos a mais alguma distância das pessoas de modo a não ser tão “intimidatório” pode pensar na aquisição duma teleobjectiva. 55-200mm… 55-300mm ou outra idêntica.

Anónimo disse...

Olá JL,
Sim a Nikon D-3200 veio com lente 18-55mm. Obrigado pela dica da lente 55-200mm. Alguma outra lente ou filtro, tipo lente close para fotografar objetos bem de perto?
Vou comprar um bateria extra, pois esta camera consome um bocado.
Cordialmente,
Roberto Gianduze Link

José Loureiro disse...

Se a ideia é Macrofotografia, nada melhor que uma objectiva específica: Macro. Há várias opções… a mais acessível (para câmaras Nikon DX) é a Micro Nikkor 40mm f/2.8 DX G AF-S.

Unknown disse...

Boa noite ,

Sou novo na matéria e queria uma opinião de quem sabe mais..
Estou indeciso entre a Canon 600d e a Nikon d3200 , qual seria a melhor?

Cumprimentos e obrigado

José Loureiro disse...

Olá Fábio
Em relação a esse dilema, já respondi… Se ler o 5 e 6º comentários a este artigo encontrará a resposta.
(A Canon EOS 600D é o mesmo modelo que a Canon EOS Rebel t3i)

Unknown disse...

Boa noite senhor José

Estive a pesquisar melhor e reparei que ambas , a Canon EOS 600d e a Nikon DSLR D3200, vêm com uma objectiva 18-55mm. A única diferença é que a objectiva da Canon é EF-S 18-55mm III , a da Nikon é 18-55mm VR..
Não sei o significado dessas letras, qual é diferença? qual objectiva oferece melhor qualidade e nitidez de imagem em pequenas e medias distancia? Agradecia que me desse uma opinião, para decidir no final qual adquirir.

José Loureiro disse...

Melhor que lhe estar a explicar é dar uma leitura a este artigo que escrevi propositadamente para desfazer essas dúvidas!
Pode ver o dito artigo aqui: Qual o significado das siglas dos diversos modelos e marcas de objectivas

Unknown disse...

Jose Loureiro,
Gostaria de receber por favor, informações/materiais para utilização da D3200; troquei minha antiga e simples câmera que não tinha tantos recursos pela atual.
Poderia me indicar algumas técnicas para utilizar esta câmera, principalmente quando se diz no modo "manual"? Entre outras melhores formas de conseguir explorá-la.
Muito bom e informativo o seu blog, muito obrigado por dividir suas experiências!
João

José Loureiro disse...

Não sei em que zona do País reside mas a Nikon tem levado a efeito “cursos” para iniciados em várias lojas da FNAC de norte a Sul…
Geralmente costumo publicitar esses cursos na página do
Facebook que pode ver aqui
Em relação a estas formações, a próxima é no Algarve: dia 8/09/2013.

Jose Coelho disse...

Mr. José, Só possuidor de uma. Nikon D3200. Venho somente parabeniza-lo pelo apoio e dedicação que têm prestado aos Amantes da Photografia. Estou sinceramente impressionado com o vosso trabalho e disponibilidade que nós tem oferecido. Agradecido endereco-vós os meus votos de continuação de ótimo trabalho.. José Coelho ( cameraman)

Anónimo disse...

Bom dia,

Vou adquirir minha primeira câmera e estou em dúvida entre a Canon T3i e a Nikon D3200... pretendo dedicar a imagens da natureza. Qual seria melhor? Ou sugere outro modelo?

Desde já agradeço.
Parabéns pelo blog...

Roberta Resende

José Loureiro disse...

Em relação a esse dilema, já respondi… Se ler o 5 e 6º comentários a este artigo encontrará a resposta.

Unknown disse...

Boa tarde,

Estou quase quase a comprar uma Nikon 3200...mas ao ler estes comentários recuei um pouco....DE facto pelo que o Sr. José Loureiro diz os 24 mega pixels são um exagero, porque descarregar as fotos....de qualquer forma, não é possível no menu da máquina selecionar uma menor resolução? E dessa forma ter uma máquina mais "musculada" do que a 3100?
Ou será que compensa comprar a 5100?
No meu caso, o que tinha em vista era a 3200 NIKON D3200+AFS DX 18/55G+AFS DX 55/200G VR, ou será que compensa comprar uma 3100 18-55MM + 55-200MM VR, sendo que entre elas a diferença é apenas 30€?

José Loureiro disse...

Claro que pode escolher várias resoluções e tamanhos de ficheiros de imagem no caso de fotografar em JPG com a Nikon D3200 como, de resto, com qualquer outra câmara.
No caso de fotografar em RAW é que não pode diminuir a resolução da câmara.
Pela diferença de preço, claro que a Nikon D3200 será uma melhor compra!

Miguel Neto disse...

Bom dia Sr. José Loureiro,

Muito agradecido pelo feedback, não conheço o formato RAW, mas pelo que percebi poderei optar "apenas" por Jpeg.

Há alguma comparação entre a 5100 e a 3200?

Obrigado

Gonçalo disse...

Boas
Estive a ver as caracteristicas de uma nikon d3100 e de uma d3200. Aquilo que me saltou mais à vista foram o numero de fps(fotogramas por segundo) que não me parece ter grande diferença, uma vez que é de 3fps para 4fps e o ISO. Este ultimo é de 3200 na d3100 para 6400 na d3200. A minha pergunta é: Este aumento significativo do ISO, é bom ou mau?

Miguel Neto disse...

Boa tarde,

Estou eu na mira da Nikon 3200, deparo-me agora com uma grande dúvida.
Entre estas que vou apresentar, qual a melhor aquisição, tendo em conta que pretendo usar a máquina em fotografia desportiva indoor e outdoor?
Já percebi que a diferença está nas objetivas, mas qual destes dois pakc é o melhor?

1) NIKON D3200+AFS DX 18/55G+AFS DX 55/200G VR

2) NIKON D3200 18-55MM VR + 55-200MM VR

A diferença entre elas é 170€

Muito obrigado

José Loureiro disse...

Miguel
Pessoalmente nunca fiz uma comparação directa entre a Nikon D5100 e a Nikon D3200
Quanto à sua dúvida em relação a qual Pack comprar, na verdade, excluído o sistema de estabilização de imagem (VR) na 18-55mm, são o mesmo conjunto! Existem várias maneiras de anunciar as objectivas mas basicamente, excluído essa diferença (VR) e que pode ver aqui o que representa, não existem mais diferenças.

José Loureiro disse...

Gonçalo
Quer a Nikon D3100, quer a Nikon D3200 tem um nível de ISO máximo de 12.800 (expandido).
Esse valor significa o nível de sensibilidade à luz com que pode fotografar. Quanto maior o valor ISO mais sensível e, por consequência, menos luz será necessária para fotografar.
Todavia, o problema não reside tanto no valor máximo de Sensibilidade ISO que as câmaras oferecem mas sim até que nível conseguem fazê-lo com qualidade de imagem! Há uns anos as câmaras (mesmo as da chamada gama “profissional”) não conseguiam bons resultados acima dos 400 ISO. Hoje em dia existem câmaras capazes de fotografar com qualidade até valores bem mais elevados! 3200... 6400...! Aqui é que entra a diferença... quanto mais recente a câmara, dentro dum mesmo segmento, mais evolução existira nesse parâmetro... a tendência de evolução é a melhoria do nível de valor de sensibilidade ISO.
Resumindo:
Independentemente de ambas as câmaras terem o mesmo valor máximo de sensibilidade ISO, a D3200 oferecerá melhor qualidade de imagem (utilizando os mesmos valores numa e noutra, claro).

Miguel Neto disse...

Bom dia,

Caro José Loureiro,

Muito obrigado pela ajuda, vou consultar a secção sugerida.

Cumprimentos

Gonçalo disse...

Boas.
Antes de mais, obrigado pela resposta.
Pelo que percebi, se aumentar o ISO passo a necessitar de menos luz para a foto, mas corro o risco de aumentar o ruido.
Será que uma objectiva com um F inferior, me permite reduzir o ISO para que não fique com tanto ruido?

José Loureiro disse...

Certíssimo!
Em relação às objectiva de “f inferior” (o termo mais vulgar de que são apelidadas é: “Luminosas ou Rápidas”), poderá, sim, fotografar com menos luz ambiente porque a abertura do diafragma (no menor número f/stop) é maior e consequentemente permite mais entrada de luz. No entanto isso não reduz o ruído nem tem qualquer relação directa com a sensibilidade ISO. O que consegue é fotografar com números f/stop mais baixos – logo, mais entrada de luz – logo, torna-se desnecessário subir o valor ISO.
Tudo isto tem uma relação com um outro factor importante: A velocidade de obturação (ou tempo de exposição) necessária para que a foto fique bem exposta e não fique “tremida”. É por isso que precisamos de captar uma determinada quantidade de luz num determinado tempo de exposição.
Talvez este artigo acerca das aberturas de diafragma (f/stop) ajude a compreender melhor a relação entre f/stop e tempo de exposição. Pode ver o referido artigo aqui

Gonçalo disse...

Obrigado pelas dicas.
Consultei o link que me indicou e foi-me muito util.
Mais uma vez, obrigado.

Mizzspelly disse...

Boa noite Sr. José Loureiro,
Estou com um problema em adquirir uma maquina Reflex, pois será a minha primeira Reflex e eu estou numa disputa enorme entre uma Máquina digital NIKON D3200+18/55G+LIV+EST e a Máquina fotográfica Reflex CANON EOS 1200D 18-55MM IS VUK. Elas têm uma diferença de 30€. O que me aconselha..? Agradeço a reposta e obrigado e bom resto do natal =)

José Loureiro disse...

A escolha da marca da nossa primeira SLR-D é sempre um passo importante pois vai determinar uma posterior fidelização à marca que escolhermos. Uma vez que os acessórios da Canon e Nikon não são compatíveis, todas as nossas futuras aquisições como, por exemplo, Flash’s externos e objectivas, vão ter de ser específicos para a marca em causa. Pra, mais tarde se quisermos trocar de marca teremos de nos desfazer também de todos os acessórios que entretanto tivermos comprado...
Bom, quanto à questão da escolha da marca, sinceramente, todas as SLR-D atuais proporcionam uma boa qualidade de imagem. Portanto (entre câmaras de gama concorrente), uma vez que os preços também são, por norma , muito próximos existe um fator que pode determinar a escolha: A empatia por uma ou pela outra marca. Os corpos, ergonómicamente, são diferentes, os menus são diferentes, a colocação e acesso ás funções, botões e seletores são diferentes e, nesta totalidade de aspetos cada um gosta mais duma ou doutra marca...
Todavia, respondendo à sua questão, neste caso concreto, pessoalmente (apesar de ser um modelo mais antigo) penso que a Nikon oferece algumas vantagens sobre a Canon. Entre outras, as mais importantes: uma melhor qualidade de imagem a valores ISO mais elevados e uma gama dinâmica de cores mais ampla.
Depois, o visor com melhor resolução, mais Mp (apesar de isso não ser, para a maior parte das utilizações necessário), maior número de pontos de focagem,....
Portanto, uma vez que a diferença de preço não é determinante e sendo certo que, apesar das diferenças, quer com uma, quer com a outra, obterá bons ficheiros de imagens, resta saber por que marca sente mais simpatia!

Mizzspelly disse...

Olá José,
Muito obrigado pelo o seu conselho, mas acabei por comprar a Canon 1200D.. eu vou lhe explicar o porquê.. mais provavelmente devo ter sido aldrabada pelo lojista da Media Markt por ele ser um grande fã de Canon.. O Pacote da Canon 1200D continha duas objetivas.. a primeira é a: 18-55MM e a segunda é: 75-300MM e paguei 470€... será que fiz um bom negocio? Uma coisa é certa já estive a experimenta-la e digo-lhe já que adorei-a.. fiquei um pouco reticente em relação a ter somente 18mpx mas acho que até estou bem contente com a qualidade das fotos. Ainda me estou a habituar a ter imenso peso nas mãos... aquilo bem que pesa principalmente a objetiva grande.. já não preciso de ir ao ginásio nos próximos dias... ahahah
Mais uma pergunta gostaria de saber se somente tem este blog ou se tem uma pagina no facebook ou em outra rede social para ser possível debater assuntos sobre as fotografias que tirar... (se não for muito incomodo..)
Obrigado uma vez mais e desculpe alguma coisa.
Cumprimentos,
I.S.

José Loureiro disse...

Bom dia,
Não, não deve sentir que foi “aldrabada”. Tudo é uma questão de contas em relação ao “Pack” e, sem dúvida, que o acréscimo duma teleobjetiva ao “Pack” é uma mais valia. Mais tarde seria certamente uma das objectivas que se sentiria tentada a comprar e seria, na altura, mais oneroso por não ser vendida com o conjunto! Portanto, ficou desde já “servida” podendo utilizar as potencialidades da teleobjetiva e a médio prazo poupou dinheiro!
Em relação aos MP, tal como lhe disse, a diferença não será importante para a maior parte dos utilizadores a menos que deseje fazer grandes ampliações... e quando digo grandes, deve ter em atenção que os 18 Mp são suficientes para fazer uma fotografia capaz de tapar um autocarro de 2 pisos!
Por isso, sinceramente, tudo o vai acima de 6 ou 8 Mp são suficientes para a maior parte das utilizações que precisamos!
Quanto ao Facebook, existe uma página cujo endereço e Link consta na barra lateral deste Blog e para contactos está, nessa mesma barra, mencionado o meu endereço de e-mail que pode utilizar para colocar qualquer questão (por vezes posso demorar um pouco a responder de acordo com a minha disponibilidade de tempo)

Vitor Macedo disse...

Olá e obrigado .
Se tivesse que escolher entre uma canon 1200d ou uma nikon 3300 qual seria a sua escolha ?
E entre a canon 1300d que me diz faz muita diferença da 1200d.
Já agora li algures que a canon 1300 tem Wifi e a nikon é opcional. É assim ? e tem vantagem em questão de preços. Muito obrigado.

José Loureiro disse...

Olá Vitor
Não devendo ser vinculativa a minha opinião, pessoalmente, quer no caso da Canon 1200D, quer no caso da 1300D, optaria antes pela Nikon 3300.
Sim, a 1300D tem WiFi incorporado. Se isso for importante, essa será uma vantagem...