Fotomate LP-01 - Carril de Macro-focagem





Quem se dedicar, verdadeiramente, ao maravilhoso mundo da macrofotografia, mais cedo ou mais tarde, vai ver-se na "obrigação" de adquirir um destes acessórios:
Os carris de Macro-focagem.
A sua finalidade é simples: Suportar a câmara pela sua base e através de minúsculos e precisos movimentos facilitar a focagem de coisas igualmente minúsculas.
Regra geral, quem se dedica à macrofotografia opta muitas vezes por focar os objectos movimentando a câmara e/ou todo o suporte da mesma, designadamente o tripé, em vez de proceder à "normal" focagem através do anel da objectiva próprio para o efeito. Porque? Porque, na realidade, para efectuar movimentos milimétricos é mais fácil dar uma pequena batida no tripé para a frente ou para trás, a fim de focar correctamente o que queremos, do que rodar o anel da objectiva. Assim evitamos outros movimentos além do sentido pretendido.
Claro que, para quem não estiver familiarizado com a macrofotografia, nomeadamente com relações de reprodução iguais ou superiores ao tamanho real do objecto que fotografamos, a técnica acima referida pode parecer estranha e pouco ortodoxa mas, em boa verdade, quando pretendemos, por exemplo, focar a parte da frente do olho dum determinado insecto em vez da parte mais afastada desse mesmo olho, esta teoria/prática começa a fazer todo o sentido!
OK! Então que fazer para contornar esta situação e focar, em modo macro, de maneira mais cómoda e eficaz neste tipo de situações?
Usar carris de macro-focagem!
Com alguns inconvenientes (que mais à frente mencionarei) a melhor solução, para focar em macrofotografia, reside na utilização combinada de dois destes carris de focagem. Dessa forma, facilmente deslocaremos o conjunto em dois eixos. Ou seja, um carril permitirá a focagem no sentido frente/trás e o outro, acoplado ao primeiro (tal como visto na imagem do topo) permitirá movimentos laterais no sentido esquerda/direita.
Existem no mercado variadas marcas e modelos destes carris. Os do artigo de hoje, "Fotomate", serão porventura os que terão melhor relação preço/qualidade.


A sua construção é inteiramente em alumínio e a precisão de movimentos que permite é, globalmente, boa.
Digo "globalmente" pois em certas condições não permite assim uma tão grande suavidade de movimentos. Dois exemplos disso: Quando são usados inclinados a partir de certo ângulo e, quando usados com uma câmara pesada, quando esta se encontra afastada do centro. O peso faz com que o metal sofra alguma torção dificultando (travando) os movimentos de rotação do perno que faz deslocar o carril. Com uma utilização combinada de dois destes carris (eixo X e Y) este problema agrava-se...  Todavia, não "abusando" dos limites, permite um focagem fácil, precisa, contínua e, acima de tudo, sem ressaltos.
Voltando ao uso conjugado de dois destes carris, os pernos do  carril responsável pela deslocação esquerda/direita terão de ficar virados no sentido contrário à frente da câmara sendo a sua activação pouco prática quando esta se encontra em certas posições.


Utilizando um só carril, conforme ilustrado na imagem acima, o único movimento possível é num só sentido mas as combinações de posicionamento da câmara são várias.
Para isso contribuem os dois parafusos de 1/4" que estes carris dispõem para apertar a câmara: Um fixo, próximo duma das extremidades e outro que corre livremente ao longo do carril possibilitando o aperto da mesma onde for mais conveniente.

Para uma melhor fixação, após focado o objecto, estes carris "Fotomate LP-01" possuem um perno (o mais pequeno) que depois de apertado fixa de maneira eficaz o carril bloqueando o curso da placa. Por seu lado, o perno maior serve para deslocar o carril efectuando, desse modo, a focagem.
Pormenor importante são os pequenos parafusos que se encontram nos limites do carril e servem de "fim-de-curso" ao sistema. Sem este "travão" facilmente a câmara se deslocaria mais que o possível no carril e cairia ao chão!
Em suma: Um sistema de micro-posicionamento que, apesar dos "senãos" acima apontados vale bem o que custa. Esta é uma opção tanto mais válida quanto mais fizermos contas ao que despenderíamos na aquisição dum idêntico sistema de marcas mais conhecidas no mercado. Os preços, para estes acessórios, tendem a ser... exorbitantes!

1 comentários:

Petra Mafalda disse...

Wonderful blog!!

hope visit mine!

Your's Petra Mafalda


www.petramafalda.com.br/blog