Vem experimentar as novas objetivas SP 35mm e SP 45mm da TAMRON!



Hoje tenho uma boa notícia para partilhar com os leitores! 
Pela Robisa (representante da marca Tamron em Portugal) foi-me entregue a mala "Touch & Try" contendo objectivas SP 35mm e SP 45mm f/1.8 Di VC USD.
Durante aproximadamente 1 mês, através desta campanha de divulgação da Tamron, este equipamento estará comigo de forma a poder proporcionar, a quem estiver interessado, a possibilidade de testar/experimentar estas duas novas objetivas da gama Super Performance da marca. 
(Simultaneamente, estarei disponível, para explicar, se assim quiserem, o que entenderem por necessário durante uma manhã, tarde ou apenas o tempo que acharem suficiente...)
Local: a combinar nas proximidades do Porto ou mais a Norte...
Versões disponíveis: Encaixe Canon ou Nikon.
Esta é uma oportunidade de ter um contacto mais demorado, completamente gratuito, com estas luminosas objectivas.
Para reservar/agendar uma data, individualmente ou em grupo, os interessados deverão entrar em contacto para o meu endereço eletrónico: jose.loureiro@gmail.com
Ademais, da minha parte, estarei disponível e terei todo o gosto em aproveitar, também, a oportunidade para conhecer os leitores que estiverem interessados em fotografar/experimentar estas objectivas da nova gama SP.
Certamente, haverá sempre tempo para "dar duas de conversa" e trocar algumas ideias! 

Óbidos | Através da Ultra-grande-angular SP 15-30mm


A Vila medieval de Óbidos é um daqueles lugares que nunca nos cansamos de visitar!
Este fim de semana, em viagem de regresso a casa, mais uma vez, aproveitei para, por lá, fazer uma breve paragem. O dia estava "cinzentão" e as pequenas ruas apinhadas de turistas... não era a melhor altura para fotografar a Vila mas, mesmo assim, ainda aproveitei para fazer uns rápidos registos do colorido casario...
Das várias objetivas que tinha na mala escolhi a Ultra-grande-angular SP 15-30mm. Uma objetiva que tem um desempenho muito bom com câmaras FX! Praticamente isenta de distorções* e capaz de captar uma porção de cenário muito ampla é a escolha aconselhada para situações em que dispomos de pouco espaço para fotografar e/ou pretendemos registar planos globais.
*(Contudo, de forma a evitar/minimizar a natural vista de "fuga de linhas para o infinito", quando utilizamos este tipo de objetivas devemos, sempre que possível, tentar centrar/alinhar as linhas do cenário (paredes, construções, muros, etc.) com a visualização de grelha da nossa câmara. Por vezes, um pequeno ajuste, inclinando para cima ou para baixo a posição da objetiva, sem sequer prejudicar o enquadramento, é o suficiente para evitar essa situação.)   


Nikon D800 + Tamron SP 15-30mm f/2.8 Di VC USD 
@ 30mm, 1/40 seg., f/16, ISO 100


Nikon D800 + Tamron SP 15-30mm f/2.8 Di VC USD 
@ 30mm, 1/40 seg., f/14, ISO 100


Nikon D800 + Tamron SP 15-30mm f/2.8 Di VC USD 
@ 30mm, 1/640 seg. (-0,3Ev), f/5.6, ISO 100


Nikon D800 + Tamron SP 15-30mm f/2.8 Di VC USD 
@ 22mm, 1/125 seg. (-0,3Ev), f/11, ISO 100


Uma vez que o "turismo" em Portugal parece "estar na moda" e em alta, sabendo que o Blog também recebe a visita regular de muitos leitores estrangeiros, por que não dedicar-lhes hoje, simpaticamente, estas imagens e esperar que possam despertar interesse para uma visita ao nosso País! 
Além desta, existem muitas outras belíssimas Aldeias Históricas e paisagens à espera de serem descobertas!

Arte Fotográfica #88



Um novo número da revista Arte Fotográfica acaba de ser lançado.
Cá fica a versão Online para ver/ler durante a semana!