PELIKULA #5 | E aí está mais uma edição!




Na tradição de anos anteriores, mais um novo número deste Photo Album, de periodicidade anual, em que tenho tido o prazer de participar, será divulgado.
Desta vez, o lançamento terá lugar no edifício da Ordem dos Médicos, sito na Rua Delfim Maia, 405 - Porto, pelas 15H00.

Este ano, a apresentação da revista será seguida, no mesmo local, da inauguração duma exposição coletiva de um quadro por cada fotógrafo participante.
Também, como de costume, a entrada será livre e gratuita.
Que mais resta dizer.... compareçam!

Primeira etapa do Campeonato Nacional de Trial 4x4 de 2017 - Valongo

Realizou-se no passado domingo a prova inaugural do Campeonato Nacional de Trial 4x4 deste ano.
Com uma moldura de público muito interessante e com 36 equipas inscritas, o dia da prova foi bastante agitado!
Desse dia, deixo-vos hoje algumas "fotografias soltas" do prólogo realizado durante a parte da manhã e da prova que teve início pelas 14H30.
Este ano, decidi levar para fotografar o prólogo uma objectiva muito pouco convencional para este tipo de eventos: A pequena Samyang 8mm Fisheye. Assim, as fotografias, que facilmente identificarão, tem um carácter muito peculiar e "fogem" um pouco à "tradicional" forma de fotografas este tipo de provas desportivas. Além do mais não é simples a captura de imagens neste tipo de situação com uma Fisheye. O motivo? Mais abaixo (na primeira fotografia) podem ver a distância a que temos de fotografar! A escassos 2 a 3 metros do local de passagem das máquinas!
Já da parte da tarde, para a prova, a Tamron SP 90mm foi a escolha. 
As condições de luz no dia não foram as melhores... Um misto de céu encoberto por carregadas nuvens, com abertas de fortes raios de sol a reflectirem intensamente no metal dos veículos... mas lá se foram tirando umas fotos! 


Trás-os-Montes e Alto Douro Vinhateiro | As paisagens - Murça a Vila Flor


Tamron SP 15-30mm f/2.8 Di VC USD + Nikon D800
@ 28mm; f/14; 1/80 seg.; ISO 100; Exp. Manual


Na esperança de poder ver e fotografar o bonito cenário dos montes cobertos pelo manto branco das amendoeiras em flor, lá parti, este fim de semana, rumo à simpática região de Trás-os-Montes. Cedo demais... apesar do bom tempo que se tem feito sentir nos últimos dias, as amendoeiras ainda não floriram, por completo... penso que a altura mais oportuna será daqui a uma ou duas semanas...




Tamron SP 90mm f/2.8 Di VC USD + Nikon D800 
@ f/18; 1/60 seg.; ISO 100; Exp. Manual



No entanto, já que o equipamento seguia na mala do jeep, lá se foram fazendo umas paragens, ora aqui, ora ali, para captar umas fotografias.
Desde o serpentear das vinhas através dos socalcos, a alternados planaltos geometricamente revestidos de oliveiras ou amendoeiras, há sempre um ou outro ponto fotograficamente apelativo neste trajeto que ladeia entre Murça a Vila Flor!  
Desta vez, contrariamente à última em que visitei esta zona, havia sol e céu azul! Isso permite captar as cores do local retratando-as com o respetivo contraste e saturação.   
Esta é uma das poucas alturas em que fotografo fora de Estúdio com a Nikon D800 e com a Tamron SP 15-30mm. Conjugando a sua grande amplitude angular e o facto de ser uma objectiva FX (Full frame) tornam-na a objetiva ideal para captar cenários tão amplos e vastos como os que encontramos para estes lugares.
No entanto, por vezes, o grande ângulo de cobertura da 15-30mm é excessivo e temos, por isso, de recorrer a objetivas doutras distâncias focais menos amplas... isso é o caso, por exemplo, da fotografia acima em que não havia interesse em captar a zona envolvente às pequenas árvores de modo a relevar apenas essa parte do cenário.



Tamron SP 15-30mm f/2.8 Di VC USD + Nikon D800
@ 30mm; f/14; 1/80 seg.; ISO 100; Exp. Manual


Com o sol a brilhar, vistas ao longe, as serras com os seus tons dourados da terra acabada de revolver destacam-se da demais paisagem. Depois, uma pequena nuvem que passa, acaba por fazer o resto do trabalho e colocar parcialmente em relevo certas partes em contraste com as restantes... mas isso é... quando acontece!