Os tons do Outono no Gerês (no Inverno...!)


Nikon D800 + Tamron SP 15-30mm f/2.8 Di VC USD
(@ 30mm, 1/80 seg., f/5 (-0.7EV); ISO 100)

Existem vários locais em Portugal onde gosto de fotografar. 
O Gerês é um desses lugares e contemplado com, pelo menos, uma ou duas visitas anuais: por norma, na Primavera e no Outono. Aqui, como noutros locais, o Inverno (a menos que haja neve...) e o Verão não são, a meu ver, as melhores alturas para retratar este tipo de paisagem pelo que prefiro as estações (cada vez menos notórias) de transição. 
Este é um dos "spots" repetentes! Na Primavera, pela frescura da vegetação. No outono pela queda das folhas. Em ambas as estações o elemento comum que destaca este local são as cores.
Nesta visita, em meados de novembro, infelizmente, não pude contar com a frescura usual para a época devido à pouca chuva que tinha caído até então. Como tal, não existiam quedas de água para fotografar.
Ficamos, assim, com os tons do Outono no Inverno!  

Nova Tamron 100-400mm F/4.5-6.3 Di VC USD




Mais uma Ultra-teleobjectiva da Tamron será comercializada muito em breve no nosso país. Trata-se duma polivalente tele 100-400mm que certamente poderá satisfazer as necessidades de todos aqueles fotógrafos que necessitem de uma grande distância focal e possam prescindir dalguma rapidez no que concerne à luminosidade. Ou seja, apesar de não se tratar duma rápida f/2.8 esta nova 100-400mm com as suas aberturas máximas de f/4.5 e 6.3, respetivamente, a 100 e a 400mm, dará "conta do recado" para a maioria das situações em que é preciso uma teleobjectiva, designadamente, em condições de luz exterior (atualmente com os resultados, a ISO mais elevados, que a maior parte das DSRL possibilitam, esta Tamron 100-400mm poderá mesmo ser utilizada em fotografia de desporto ou em interiores. Além disso, nesta grama de objectivas, o encaixe de tripé incluído é sempre bem vindo!

Cá ficam então alguns detalhes elencados no Press Release que recebi:

Teleobjetiva A035 da Tamron disponível em Portugal em dezembro

Lisboa, Portugal, (26 de outubro, 2017) – A Robisa (Rodolfo Biber, SA) anuncia o lançamento em Portugal da teleobjetiva ultra zoom 100-400mm F/4.5-6.3 Di VC USD (Modelo A035) da Tamron, um dos principais fabricantes de ótica para uma multitude de aplicações.
Revelada em setembro deste ano, a teleobjetiva da empresa nipónica foi concebida para câmaras DSLR de 35 mm com enquadramento total, adotando um design ótico avançado de 3 lentes de Baixa Dispersão, feitas de vidro especializado e um revestimento eBAND que oferece um maio desempenho antirreflexo. Certas áreas da objetiva são feitas de magnésio, tornando o modelo A035 o mais leve da sua classe, com apenas 1,115 gramas. O peso, porém, não descura a capacidade: a objetiva tem uma distância mínima de focagem de 1,5 m e taxa de ampliação de 1:3,6, revelando-se tão versátil quanto compacta.

Dotado do novo sistema Dual MPU, presente nas mais recentes objetivas da Tamron, o modelo A035 obtém um desempenho de Autofoco rápido e preciso, assim como efeitos VC (Compensação de Vibração) admiravelmente consistente. Um tripé Arca Swiss, disponível como acessório opcional, pode ser usado, permitindo a um fotógrafo registar imagens nas mais variadas situações, inclusive a escuridão que precede o nascer do dia. A construção da objetiva, resistente à humidade e com um revestimento de fluorite, asseguram a integridade da objetiva em vários contextos, como o da fotografia ao ar livre.

O modelo A035 é compatível com teleconversores que reforçam a sua ampliação, multiplicando a distância focal, e com a TAP-in Console™ da Tamron, que proporciona a personalização da objetiva para ajustar o foco, limite da distância de foco, e mecanismo VC, alargando assim substancialmente as possibilidades desta objetiva.
Modelos compatíveis com Canon e Nikon da teleobjetiva ultra zoom 100-400mm F/4.5-6.3 Di VC USD (Modelo A035) da Tamron serão lançados em dezembro deste ano em Portugal pela Robisa.

Um novo número: 1.500.000 visualizações!




Pese embora, ultimamente, não tenha colocado muitos post's no Blog, o número de visualizações de páginas tem continuado a crescer.
Por isso, tendo o Blog, hoje, atingido o simpático número de 1.500.000 visualizações não poderia de deixar de agradecer aos responsáveis pelo mesmo: Os leitores!
Um bem haja a todos e muito obrigado!  

Aqui fica, também, um agradecimento para todas as entidades e marcas que apoiaram ou patrocinaram o site dalguma forma, em especial para a TAMRON e a ROBISA!