Nova objetiva zoom ultra grande-angular da Tamron: apresentando a SP 15-30mm F/2.8 Di VC USD G2 (Modelo A041)



Press release:
Lisboa, 31 de agosto de 2018 – A Tamron Co., Ltd., fabricante líder de óticas para múltiplas aplicações, anunciou o lançamento de uma nova objetiva zoom ultra grande-angular, a SP 15-30mm F/2.8 Di VC USD G2 (Modelo A041), para câmaras DSLR full-frame.
Com uma reputação estabelecida em objetivas zoom grande-angulares de elevada qualidade, como se verificou com o Modelo A012, a Tamron honra a tradição de desempenho ótico de ponta com a nova SP 15-30mm F/2.8 Di VC USD G2 (Modelo A041).
Graças a um elemento XGM (eXpanded Glass Molded Aspherical), bem como a múltiplos elementos de baixa dispersão (LD – Low Dispersion), a distorção e aberrações cromáticas laterais tão habituais em fotografia grande-angular são aqui imensamente reduzidas. Além disso, um novo revestimento AX (Anti-reflection eXpand), um desenvolvimento recente, junta-se aos revestimentos eBand (Extended Bandwidth & Angular-Dependency) e BBAR (Broad-Band Anti-Reflection) para uma redução do efeito fantasma e dos clarões indesejáveis de forma mais abrangente.
O desempenho ótico nesta objetiva zoom ultra grande-angular de alta velocidade, com abertura f/2.8, e distância focal a começar nos 15mm, é extraordinário. Adicionalmente, a unidade dupla de microprocessamento (Dual MPU – Micro-Processing Unit) permite maior velocidade e precisão em focagem automática (AF – autofocus), além de maior estabilidade de imagem. O sistema AF aqui implementado utiliza tecnologia proprietária da Tamron, USD (Ultrasonic Silente Drive), para uma operação silenciosa, incluindo ainda um sistema de sobreposição para ajustes manuais em tempo-real.
Trata-se de uma objetiva zoom ultra grande-angular de alta velocidade de nova geração, com ótica topo de gama e um conjunto vasto de funcionalidades que revitalizam a experiência de captura de fotos. Com o lançamento deste modelo, três[1] objetivas zoom Tamron de abertura f/2.8 com tecnologia de compensação de vibração (VC – Vibration Compensation) encontram-se agora na 2.ª geração (G2).
Disponibilidade
A SP 15-30mm f/2.8 Di VC USD G2 (Model A041) estará disponível com baioneta Nikon a 21 de setembro de 2018. A versão com baioneta Canon será lançada a 12 de outubro.
Especificações
Modelo: A041
Distância focal: 15-30mm
Abertura máxima: F/2.8
Ângulo de visualização (diagonal): 110°32' - 71°35'
(para câmaras DSLR full-frame) e 785°52' - 49°54' (para câmaras DSLR formato APS-C)
Construção ótica: 18 elementos em 13 grupos
Distância mínima do objeto: 0,28mm (full zoom range)
Relação máxima de ampliação: 1:5 (f=30mm)
Diâmetro máximo: φ98.4mm
Dimensão: para Canon 145mm, para Nikon 142,5mm
Peso: para Canon 1.110g, para Nikon 1.100g
Lâminas de abertura: 9 (diafragma circular)[2]
Abertura mínima: F/22
Desempenho do estabilizador de imagem: 4.5 diafragmas (TELE) (CIPA Standards Compliant)
Acessórios standard: Coberta e tampas para objetiva
Baioneta: Canon, Nikon
Compatível com o acessório opcional TAMRON TAP-in Console



[1] SP 15-30mm F/2.8 Di VC USD G2 (Modelo A041), SP 24-70mm F/2.8 Di VC USD G2 (Modelo A032) e SP 70-200mm F/2.8 Di VC USD (Modelo A025)
[2] O diafragma circular retém uma abertura circular praticamente perfeita até mesmo nas situações em que se encontra a dois diafragmas da abertura total.

2 comentários:

Francisco Baudouin disse...

Caro amigo José Loureiro

Dirijo-me a si, a fim de lhe pedir um conselho s.f.f.
Sou possuir de uma máquina Nikon D90, com uma objetiva DX 18-105mm, com um filtro UV 67 (xxv).
Para além disto tenho ainda uma Telo SIGMA DG 70-300mm.

Á pouco tempo, reparei que tanto a objetiva 18-105 como a Telo, apresentavam sinais da existência de alguma humidade no interior das respetivas lentes.
Para além disso, não tenho dado uso á Telo SIGMA, devido ao fato de notar deficiência no sistema de focagem, para além do fato da humidade!

Em face a isto, o que é que o amigo José Loureiro me aconselha?

Com os meus melhores cumprimentos

Francisco Baudouin
rodagem@gmail.com

José Loureiro disse...

Bom dia caro Francisco Baudouin
A situação que relata parece-me que apenas poderá ser resolvida mediante a abertura e limpeza das objectivas... O melhor será leva-las a um técnico especializado que logo verá da necessidade de efectuar tal operação, ou não.
Pode tentar coloca-las em local arejado apanhando um pouco de sol, sem tampas (sem exagero, pois o sol também estraga) e ver se a humidade vai desaparecendo.
Todavia, pode acontecer que seque e deixe pequenos círculos (em forma de gotas)colados aos elementos ópticos o que, nesse caso, remete novamente para a primeira opção de levar as objectivas para desmontar e limpar por dentro.
Cumprimentos