Trás-os-Montes e Alto Douro Vinhateiro | As paisagens - Murça a Vila Flor


Tamron SP 15-30mm f/2.8 Di VC USD + Nikon D800
@ 28mm; f/14; 1/80 seg.; ISO 100; Exp. Manual


Na esperança de poder ver e fotografar o bonito cenário dos montes cobertos pelo manto branco das amendoeiras em flor, lá parti, este fim de semana, rumo à simpática região de Trás-os-Montes. Cedo demais... apesar do bom tempo que se tem feito sentir nos últimos dias, as amendoeiras ainda não floriram, por completo... penso que a altura mais oportuna será daqui a uma ou duas semanas...




Tamron SP 90mm f/2.8 Di VC USD + Nikon D800 
@ f/18; 1/60 seg.; ISO 100; Exp. Manual



No entanto, já que o equipamento seguia na mala do jeep, lá se foram fazendo umas paragens, ora aqui, ora ali, para captar umas fotografias.
Desde o serpentear das vinhas através dos socalcos, a alternados planaltos geometricamente revestidos de oliveiras ou amendoeiras, há sempre um ou outro ponto fotograficamente apelativo neste trajeto que ladeia entre Murça a Vila Flor!  
Desta vez, contrariamente à última em que visitei esta zona, havia sol e céu azul! Isso permite captar as cores do local retratando-as com o respetivo contraste e saturação.   
Esta é uma das poucas alturas em que fotografo fora de Estúdio com a Nikon D800 e com a Tamron SP 15-30mm. Conjugando a sua grande amplitude angular e o facto de ser uma objectiva FX (Full frame) tornam-na a objetiva ideal para captar cenários tão amplos e vastos como os que encontramos para estes lugares.
No entanto, por vezes, o grande ângulo de cobertura da 15-30mm é excessivo e temos, por isso, de recorrer a objetivas doutras distâncias focais menos amplas... isso é o caso, por exemplo, da fotografia acima em que não havia interesse em captar a zona envolvente às pequenas árvores de modo a relevar apenas essa parte do cenário.



Tamron SP 15-30mm f/2.8 Di VC USD + Nikon D800
@ 30mm; f/14; 1/80 seg.; ISO 100; Exp. Manual


Com o sol a brilhar, vistas ao longe, as serras com os seus tons dourados da terra acabada de revolver destacam-se da demais paisagem. Depois, uma pequena nuvem que passa, acaba por fazer o resto do trabalho e colocar parcialmente em relevo certas partes em contraste com as restantes... mas isso é... quando acontece!  

0 comentários: