Primeiras imagens de teste com a Nikon D500 | 1250 ISO





Apesar de ter recebido há já alguns dias a Nikon D500 não tenho havido grande tempo para testar esta nova câmara...
Um dos aspectos que mais curiosidade tenho em testar nesta nova câmara reporta-se ao ruído na imagem.

Se atendermos a que este modelo de câmara da Nikon se vocaciona, essencialmente, a fotografar temas que envolvem ação e, muitas vezes, cumulativamente a isso, a ser utilizada com teleobjectivas nem sempre rápidas, facilmente se chega ao quão importante será o desempenho desta câmara com valores de sensibilidade ISO mais elevados.

Bom, quanto a ficheiros JPG, posso desde já dizer que esta câmara produz uns JPG´s fantásticos! Para aqueles que costumam fotografar neste formato esta câmara será certamente uma excelente escolha! Para dar um exemplo, a parte superior da imagem de teste acima exibida é reprodução fiel dum ficheiro JPG captado pela câmara sem qualquer edição. Mais, trata-se dum ficheiro em qualidade "normal" sendo que os ficheiros em "Fine" ainda são melhores! 
(Fotografia captada com uma Tamron 150-600mm "G2" @ 600mm, f/8, 1/5000 seg. "à mão")
Quanto aos ficheiros em RAW não é de estranhar o maior nível de ruído pois não sofrem, como os JPG, a edição efetuada pela própria câmara. No entanto, a gama dinâmica de cores (reparem na maior e mais suave transição na gradação de cores) e a nitidez são superiores e em posterior edição ainda se conseguem razoáveis resultados a 1250 ISO!
(Chamo aqui a atenção que, em impressão, a quantidade de ruído na imagem não é tão notória e relevante como quando visualizada num monitor)

Em relação ao ficheiro "RAW", trata-se dum ficheiro, sem compressão, a 12 bits.

Quanto ao "JPG", trata-se, conforme já acima ficou dito, duma captura com a as regulações "flat" e: Tamanho grande, qualidade Normal, WB Auto1.

Para fazerem o download e poderem ver a imagem a 100%  - 5568 x 3712px - clicar com o botão direito do rato e guardar (13,8Mb).
Se preferirem antes visualizar as imagem a 100% do seu tamanho "on-line" sem necessidade de a guardar, clicar em "Abrir Hiperligação numa Nova Janela ou Separador".




Em aplicação prática "no mundo real" a 1250 ISO:

(As imagens abaixo são um Crop a 100% da fotografia ao lado, captada "à mão" com a Tamron 150-600mm G2 @ 600mm, f/8, 1/4000 seg. com as mesmas regulações acima mencionadas e, conforme se pode constatar... muuuuiiiiiiiito longe deste Pombo-torcaz!)
Sem legendas, pois penso que dá bem para ver as diferenças existentes entre as imagens.









1 comentários:

Manuel Luis disse...

E eu que uso o ISO sempre muito baixo! Parece-me muito bem, melhor que a 300mm.
Abraço