Os novos teleconversores Tamron TC-X14 e TC-X20

Simultaneamente com o lançamento da nova Ultra Teleobjetiva 150-600mm "G2", de que dei conta há pouco tempo atrás, a Tamron anunciou, também, dois produtos que já há bastante tempo não faziam parte da lista de equipamento comercializado pela marca: Os teleconversores TC-X14 e o TC-X20. 

Basicamente, estas objetivas "secundárias" destinam-se a ser acopladas numa objetiva primária permitindo, o primeiro um aumento de 1,4x a distância focal da objectiva onde for acoplado e o segundo um aumento de 2x. Em relação à entrada de luz, perder-se-á 1 f/stop com TC-X14 ao passo que o TC-X20 aumentará essa perda de entrada de luz em 2 f/stop.


 Especificações:
TC-X14
TC-X20
 Ampliação
1.4x
2.0x
 Construção óptica
6 elementos/3 grupos
9 elementos/5 grupos
 Diâmetro
Nikon – 62,6mm
Canon – 70mm
Nikon – 62,3mm
Canon – 69,8mm
 Comprimento (acoplado)
21,4mm
53,6mm
 Peso
Nikon – 180g
Canon – 205g
Nikon – 305g
Canon – 360g



Embora, pessoalmente, não simpatize muito com a utilização dos Teleconversores em conjunto com objectivas Zoom, há que reconhecer que, com as limitações inerentes, o aumento da distância focal que proporcionam quando acoplados numa destas teleobjectivas poderá ser tentador para quem precise mesmo de captar com pormenor imagens de objectos/vida selvagem que se encontre a maiores distâncias!
Para dar uma ideia, em baixo podem conferir o aumento de distância focal (equivalência real) que pode ser esperado com a utilização destes teleconversores:

[os valores apresentados reportam-se, no caso das câmaras DX (APS-C) à Nikon. A sua utilização com Canon representa aumentos de distância focal ligeiramente maiores que os abaixo indicados devido ao diferente factor de conversão entre uma e a outra marca (1.5x no caso da Nikon e 1,6x no caso da Canon)]



Em Câmaras FX (Full frame 35mm)
Em Câmaras DX (APS-C) Explo. Nikon
 Sem teleconversor
150-600mm
225-900mm
 Com TC-X14 (1.4x)
210-840mm
315-1260mm
 Com TC-X20 (2x)
300-1200mm
450-1800mm




A focagem automática e o sistema de estabilização (VC) são mantidos. Apesar destes teleconversores serem, principalmente, pensados e adequados para uma utilização em conjunto com a Tamron SP 150-600mm (apenas com compatibilidade com o novo modelo G2) também podem ser utilizados com outras objetivas da nova Série SP. 
Resta dizer que o preço recomendado de venda ao público para estes Teleconversores é de € 589,00 e € 599,00, respetivamente, para o TC-X14 e para o TC-X20.

10 comentários:

Unknown disse...

Boa noite
Tenho uma Tamron 16-300mm f/3.5-6.3 Di II VC PZD Macro para Nikon (D7200).
Gostaria de saber se existe algum teleconversor que possa ser usado neste equipamento mantendo a focagem automática e o VC.

José Loureiro disse...

Boa noite
Os da Kenko poderão, eventualmente, ser utilizados mas, só testando é que se poderia confirmar o facto.
Todavia, penso que seriam apenas parcialmente compatíveis... poderia perder-se o sistema de estabilização e talvez até o de de AF... não sei..
Por sua vez, os mencionados no artigo só são compatíveis com as objetivas Tamron da nova série SP... o que também não é o caso da sua 16-300mm.

José disse...

Tenho uma Tamron 16-300mm f/3.5-6.3 Di II VC PZD Macro para Nikon (D7100). Quando uso com o teleconversir Kenko 2X o AF não funciona. O motor trabalha mas a focagem apenas algumas vezes (perto dos 16mm) fixa correta. A quase totalidade das vezes que usei foi em tripé com focagem manual. Por isso também não sei se o estabilizador funcionará.

José disse...

Tenho uma Tamron 16-300mm f/3.5-6.3 Di II VC PZD Macro para Nikon (D7100). Quando uso com o teleconversir Kenko 2X o AF não funciona. O motor trabalha mas a focagem apenas algumas vezes (perto dos 16mm) fixa correta. A quase totalidade das vezes que usei foi em tripé com focagem manual. Por isso também não sei se o estabilizador funcionará.

José Loureiro disse...

Pois.. tal como tinha mencionado essa é uma forte possibilidade...
Obrigado, José Cândido, por partilhar a sua experiência.
Não sendo TC's específicos para utilização com determinada objetiva, é "normal" que essas situações aconteçam até porque a abertura máxima, com os teleconversores acoplados, fica reduzida (no caso dos TC's de 2x 2 f/stops). A situação agrava-se quando aumentámos a distância focal pois, nas objectivas Zoom de abertura máxima variável, quanto maior a distância focal mais reduzida fica a entrada de luz (abertura máxima).

Unknown disse...

Olá

Tenho uma Tamron Objetiva SP 150-600mm f/5-6.3 Di VC USD para Nikon d5200 e queria comprar um Teleconversor. Posto isto queria saber se me sabe indicar algum que seja compatível com a objectiva?

José Loureiro disse...

Boa tarde,
Caro Guilherme, se possuir a versão mais recente da Tamron 150-600mm (o modelo da 2ª Geração - "G2") qualquer um dos mencionados Teleconversores poderá ser utilizado com 100% de compatibilidade. A escolha, entre um e outro, residirá na necessidade de "aumento" de distância focal que pretenda.
Aliás, esses Teleconversores foram pensados para serem utilizados, não só com a nova 150-600mm, como com toda a nova gama de objetiva SP da Tamron.
Utilizar Teleconversores em objectivas Zoom costuma ser um compromisso e traduz-se sempre na perda dalguma qualidade de imagem ou de funções (sistema de Auto-focagem, sistema de Estabilização...). Portanto, a menos que possua a 2ª versão desta objectiva (G2) não posso aconselhar qualquer TC pois, provavelmente, poderá não funcionar ou implicar limitações na utilização da ojjetiva.

Unknown disse...

Tenho a primeira geração!

Unknown disse...

Então caso eu compre um Teleconversor da nikon ou kenko, por exemplo, o que me vai aço tecer em que vou perder o autofocus?

José Loureiro disse...

Caro Guilherme,
Sinceramente não lhe sei responder... Aquilo que lhe posso, muito sensatamente, aconselhar é apenas que não compre sem experimentar ou ter a certeza que existe compatibilidade!
Neste tipo de combinações, entram sempre três factores: Câmara e objectiva e TC. O que pode funcionar em determinado conjunto pode não funcionar noutro... por isso, só testando. Pode perder o AF ou o sistema VC... ou ambos...