TAP-in Console




Aproveitando as potencialidades das objectivas da nova série SP, a Tamron anunciou, no pretérito dia 12/07, a Consola "Tap-in". Também (já) conhecida como "Dock" (em tradução livre - "Doca"), esta consola permite fazer atualizações e efetuar configurações personalizáveis para as novas objectivas e, bem assim, para a própria consola.
Associados às objetivas de topo de gama, atualmente, estes acessórios começam a ter uma, cada vez, mais usual implementação no mercado de equipamento fotográfico.

Segundo o "press release" que me foi enviado, o processo permite, após instalado um programa no computador (compatível com PC ou Mac) com ligação à internet, aceder ao um site específico através do qual é possível atualizar, entre outros, o firmware e funções personalizáveis tais como: Ajuste do foco; do limitador da distância de focagem (para já apenas aplicável à nova SP 90mm Macro - f017); ajuste do sistema de redução de vibrações "VC"; etc... Para isso bastará acoplar a objetiva à consola e ligar o sistema através de cabo USB ao computador.

A marca anunciou também o preço (de lançamento...?) desta consola: € 73,00.

Para já, a Tap-in é compatível com as seguintes objectivas da Tamron:
- SP 85mm F/1.8 Di VC USD (Modelo F016)
- SP 90mm F/2.8 Di MACRO 1:1 VC USD (Modelo F017)
- SP 45mm F/1.8Di VC USD (Modelo F013) e
- SP 35mm F/1.8 Di VC USD (Modelo F012)

Apesar do custo relativamente acessível, estou certo que para muitos, poderá não se justificar a aquisição deste equipamento.
No entanto, para os mais aficionados que não querem perder "pitada" do que a tecnologia pode oferecer e que pretendam ajustar os parâmetros a seu gosto pessoal tirando todo o proveito das objetivas da nova série SP, esta poderá ser um consola a juntar ao equipamento base.

0 comentários: