A nova Tamron SP 90mm f/2.8 Macro (f017) "no terreno"



Nikon D300 + Tamron 90mm f/2.8 VC USD Macro + SB-900 (c/mini Softbox):
@ 1/60 seg. (+ 0,7 Ev), f/18, ISO 640


Conforme divulguei na passada semana, presentemente, tenho comigo a novíssima SP 90mm Macro. Claro está que, conhecendo a versão anterior deste modelo, estava curioso em "fazer" uma saída de campo para testar esta objectiva. Infelizmente, as condições do tempo fizeram-me sentir como o comprador dum carro descapotável que o vai "estrear" num dia de verão em que chove... Bom, chover, não foi o caso mas, como quem costuma fazer Macrofotografia bem sabe, um dos grandes "inimigos" no terreno é o vento. Embora existam alguns truques para contornar este problema com, por exemplo, a colocação de tapumes laterais à volta do que estamos a fotografar, nada como um dia sem vento... Em relações de reprodução de 1:1 ou superiores, até a  mais ligeira brisa impede os bons resultados e tornam o espaço entre a oportunidade das capturas frustrante. As fotografias deste artigo foram todas captadas a "punho" sem recurso a tripé ou outro qualquer meio de estabilização que não o sistema "VC" da própria objectiva. Claro está que, para conciliar aberturas pequenas (a fim de obtermos profundidade de campo) com a necessária velocidade de obturação, recorreu-se à "subida" do valor de sensibilidade ISO para os 640.
No entanto, para conseguir algumas fotos foi necessários esperar uns 10 ou 15 minutos até que a "brisa" acalmasse pois, por muito bom que seja o sistema de estabilização (ou mesmo que estejamos a utilizar tripé), isso de nada servirá se o próprio motivo da nossa foto se estiver a mover!

Nikon D300 + Tamron 90mm f/2.8 VC USD Macro + SB-900 (c/mini Softbox)
Foto da esquerda: @ 1/60 seg. (+ 1,3 Ev), f/32, ISO 640
Foto da direita: @ 1/2000 seg., f/10, ISO 640 - (Crop)

Resumindo: São apenas fotos de testes que não fazem "jus" ao que é possível de fazer com esta "menina"!
Pelo menos, as poucas capturas  que efectuei serviram para esclarecer uma dúvida: O novo modelo possibilita uma melhor aquisição de auto-focagem? Sim, definitivamente, é muito mais eficaz! Em contrapartida, parece-me que o sistema de estabilização, embora igualmente eficaz, é algo mais barulhento que o do anterior modelo...

0 comentários: