Genuíno ou Contrafeito? Como distinguir as baterias "falsas" das "verdadeiras"?





Hoje vou voltar a falar na questão das baterias para câmaras. Desta vez, tentando, com este artigo, ajudar a aprender e a distinguir as baterias genuínas das contrafeitas! Algo que nem sempre é muito fácil...

Em tempos publiquei a minha opinião acerca das baterias de terceiros fabricantes cujo artigo integral pode ser visto aqui >> (abre em novo Link)
No fundo, esse tipo de baterias (denominadas de "marca branca" ou "de outros fabricantes") são baterias compatíveis com as originais mas que são, como tal, identificadas. Ou seja, não são "imitações" comercializadas, fraudulentamente, sob o nome da marca original, tentando parecer que se trata de baterias originais! Quer a marca, quer os logótipos que lhes são apostos facilmente as distinguem das comercializadas pelas marcas próprias. Portanto, ao adquirir uma destas baterias de terceiros fabricantes estamos conscientes do que estamos a comprar e não estamos a ser enganados ou iludidos pois a marca nelas inscrita é a de quem a fabrica. São geralmente mais baratas que as comercializadas pelos fabricantes de câmaras com as suas próprias marcas mas, como podem ver no artigo que acima mencionei, grande parte delas sofrem dalguma incompatibilidade.

Bom, agora é chegada a vez de vos falar de algo bem mais grave e que, para a maior parte dos consumidores, torna-se difícil de descobrir: As baterias contrafeitas!
Face ao elevado (...diria eu, exagerado) custo das baterias genuínas comercializadas pelos fabricantes de câmaras como a Nikon, a Canon, etc..., torna-se apetecível a sua falsificação.
O maior problema é que, cada vez mais, se torna difícil distinguir e descobrir quais as verdadeiras e as falsas uma vez que as diferenças podem ser muito subtis! 

Aqui ficam algumas dicas a que devem estar atentos para não comprar "gato por lebre":

  • Comecem por analisar a diferença de preço entre a bateria anunciada e o preço de venda ao público sugerido pelo fabricante. Se a diferença for muita, suspeitem desde logo;
  • Os mercados onde mais proliferam este tipo de falsificações são os orientais, designadamente, a China. (Todavia, isso, por si só, não é determinante pois a maioria das baterias originais são lá produzidas...)
  • Observem com atenção outros elementos que acompanham a bateria e não ela em si mesma. Desde a embalagem (o tipo de cartão de que é feita), as letras da caixa, a qualidade da impressão das instruções que a acompanham... enfim uma série de elementos que, podem ajudar a descobrir o "rabo do gato escondido".
  • Passando para a bateria em si mesma, analisem a qualidade do plástico de que é feita (cor, textura, soldas, imperfeições), bem assim como a qualidade da letras gravadas em baixo ou alto relevo (geralmente as contrafeitas apresentam letras gravadas de forma mais grosseira) e ainda dos autocolantes nela apostos
  • Observem com atenção o número de série. A cor deve ser diferente das restantes informações que são em letra de cor cinza. Geralmente, o número de série é apresentado a cor preta nas baterias originais 
  • Se tudo isso vos parecer correto, por último, a dica mais importante: Verifiquem o holograma! É para isso mesmo que ele lá está e, por incrível que pareça, é um dos elementos mais difícil de falsificar! (Apesar disso, "não ponho a mão no fogo" pois acredito piamente que até esse elemento já se consiga "imitar"...) - EX: NAS BATERIAS NIKON GENUÍNAS NUNCA SE CONSEGUEM LER AS TRÊS CARREIRAS DE LETRAS EM SIMULTÂNEO- Conseguem ler-se as dos extremos mas não, repito, em simultâneo, a carreira central! Por sua vez, se conseguirmos ler a faixa central, não conseguiremos ler as dos extremos. Também a cor muda simultaneamente mas somente nas carreiras visíveis e não por todo o holograma! Verificar os pequenos cortes existentes nos Hologramas (o seu tamanho e qualidade/precisão) também pode ser uma ajuda...  

Depois de dito isto tudo, cá ficam alguns exemplos com imagens comparativas.
Será que já conseguem distinguir as verdadeiras das falsas?!  
 


Para quem ainda, mesmo assim não conseguiu descobrir as diferenças, esclareço que as imagens acima da coluna do lado esquerdo representam uma bateria contrafeita e as da coluna da direita uma bateria original.
Depois de ler o texto e ver as imagens em pormenor já se notam as diferenças, não!? 

0 comentários: