Workshop de Fotografia de Natureza em Bragança



Lepiota procera
Nikon D800 + Tamron SP 45mm f/1.8 Di VC USD
(1/100 seg., f/2.5 (-0.3EV); ISO 100)



No passado sábado, bem no extremo Norte de Portugal, mais precisamente em Vinhais, Trás-os-montes, decorreu um Workshop de Fotografia de Natureza organizado pelo fotógrafo Pedro Rego (Go Wild) com o apoio da Tamron/Robisa.

Como de costume, ambiente descontraído e com a possibilidade de todos o participantes experimentarem objetivas disponibilizadas pela marca Tamron.





De manhã, após a receção de boas-vindas pela Diretora de Marketing da Tamron, coube-me fazer uma breve apresentação da gama de objectivas da marca e suas aplicações práticas, seguindo-se a intervenção do Pedro Rego versando o tema "Fotografia de Natureza e Vida Selvagem" com úteis dicas e ensinamentos aos participantes após o que, com algum atraso (devido a uns problemas técnicos com os retroprojetores...), lá saímos para fotografar! 






Como foram disponibilizadas objetivas de várias distâncias focais, específicas para diversos temas, uns aproveitaram para testar as objectivas zoom genéricas e Macro enquanto outros se aventuraram na fotografia de "caça grossa"!

Além da vertente formativa, estes Workshops incentivam sempre o convívio com (e entre) os participantes. Boa disposição, interesses comuns, perguntas e troca de opiniões ao ar livre são sempre um dos aspetos salutares nestes eventos.







Algumas fotografias captadas durante o Workshop:


Nikon D750 + Tamron SP 70-200mm F/2.8 Di VC USD
(@ 82mm, 1/400 seg., f/4 (+0,3 EV), ISO 800)


Em cima:
Outra possibilidade de fotografar motivos aos quais, habitualmente, nos podemos aproximar, como por exemplo estes simpáticos cogumelos: Em detrimento da tradicional utilização de objectivas de distâncias focais mais pequenas porque não, para variar (e obter outras perspectivas), tentar uma diferente abordagem recorrendo a teleobjectivas. Neste caso com a Tamron SP 70-200mm f/2.8.


Em baixo, fotografado com uma Ultra-Teleobjectiva, um "Close-up" às cores Outonais. 



Nikon D300 Tamron SP 150-600mm f/5-6.3 Di VC USD
(@ 150mm, 1/500 seg., f/5, ISO 2000)



Lepiota procera
Nikon D800 + Tamron SP 45mm f/1.8 Di VC USD
(1/400 seg., f/3.2 (-1EV); ISO 100)


Durante o Workshop houve ainda tempo para experimentar a novíssima e recém lançada Tamron SP 45mm f/1.8 Di VC USD. 
Face à reduzida distância mínima de focagem (apenas 0,29m) esta 45mm permite captar fotos bem próximas do objecto. Não substituindo uma objectiva "verdadeiramente Macro" consegue, contudo, registar pormenores com bastante detalhe de pequenos objectos. 
Primeira opinião: Uma objectiva irrepreensível a nível de construção e manuseamento com uma soberba qualidade óptica! A "cereja no topo do bolo": Um bonito e apelativo Design que será futuramente comum a todos os novos lançamentos de objectivas da marca. 
Um dia destes falaremos mais em concreto sobre esta Tamron SP 45mm e, eventualmente, da sua alma gémea - a Tamron SP 35mm f/1.8...



Cervus dama
Nikon D300 Tamron SP 150-600mm f/5-6.3 Di VC USD 
(@ 250mm, 1/800 seg., f/5.6, ISO 2000)


Sus scrofa
Nikon D300 Tamron SP 150-600mm f/5-6.3 Di VC USD 
(@ 550mm, 1/125 seg., f/6.3, ISO 2000)


Além da fotografia à Flora surgiu, também, oportunidade de fotografar mamíferos de grande porte como os fugidios Gamos e este possante Javali. 





Por fim, bem já no final da tarde, como de costume (com a falta dalguns participantes que entretanto se tiveram de ausentar), a foto de grupo!


Fotos: 
Anabela Carvalho/José Loureiro 
(Tamron/Robisa)

3 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde José Loureiro,
Podias ter-te identificado, só hoje é que fiquei a saber quem eras.
Depois de tantas perguntas e dúvidas estivemos os dois juntos e eu sem saber de nada......

José Loureiro disse...

Olá Paulo
Peço desculpa mas além de não conhecer pessoalmente os participantes não se fizeram apresentações dos mesmos. Na verdade eu fui identificado no início do Workshop pela Diretora de Marketing da Tamron e mesmo pelo Pedro Rego mais à frente mas é normal às vezes isto acontecer...

dimitatu disse...

congratulations nice picture
dimitatu