Fotografia Equina | Algumas dicas...


Nikon D300 + Tamron SP 90mm f/2.8 Macro Di VC USD
f/5, 1/125 seg., ISO 400, Modo de Exposição "A", Medição Matricial


Um dia destes fui "matar" saudades e recordar um dos temas que mais gosto de fotografar: Cavalos!
Por norma, costumo fotografar este tipo de tema ("retratos" de Cavalos) com objectivas com distâncias focais em torno dos 50mm.
Bom, desta vez, decidi fotografar estes animais com a TAMRON SP 90mm USD VC, uma objectiva específica para macrofotografia mas que consegue, também, excelentes resultados com objectos que se encontrem a distancias mais afastadas do plano focal.


Aproveito a ocasião para transmitir algumas dicas sobre o tema (daquilo que sei e como costumo fotografar este tipo de cenário). 
Um dos cuidados especiais a ter em conta quando se fotografam estes belíssimos animais tem a ver com o problema das diferenças de luminosidade entre as zonas de sombra e as altas luzes. Um dos "truques" para resolver este problema e conseguir melhores resultados consiste em fotografar sempre em dias nublados ou em alturas do dia em que as Boxes estejam cobertas por sombra.

Este é, para este tipo de fotografia de retrato de cavalos, o melhor método para conseguir resultados de iluminação o mais homogéneos possíveis. Também evito o uso do Flash. Este acessório somente deve ser utilizado em condições de Boxes muito pouco iluminadas e deverá reduzir-se a potência do clarão de modo a não provocar o mesmo resultado da iluminação solar directa: Reflexos de luz espelhados no pelo do animal.
A pelagem dos equídeos é sedosa pelo que, em situações de exposição directa à luz solar (e iluminação de Flash mal controlada), reflecte essa luz provocando desagradáveis resultados na imagem final.

Outra particularidade, ainda consequência do que acabo de referir, prende-se com as partes da pelagem branca. Quando fotografámos cavalos com diferentes tonalidades de pelagem, por exemplo castanho avermelhado/branco (colorados), existe uma dificuldade acrescida em equilibrar a exposição. As zonas de pelagem branca tendem a ficar "estouradas" e, por isso, sem leitura. Ficam apenas representadas como "manchas brancas" não se distinguindo qualquer textura. Para evitar isso, deve-se, se necessário, efectuar uma leitura pontual nessas zonas e expôr em consonância. Outra opção (a que por norma utilizo), consiste na medição de todo o cenário (Matricial) e após uma captura de teste visualizar o Histograma e os "highlights" com atenção. Depois, caso seja necessário, compensar a exposição negativamente (-0,3 Ev, -0,7 Ev, ...) Neste tipo de situação, é sempre preferível sub-expôr as fotografias que o contrário!
Também em fase posterior, na edição de imagens, podemos aproveitar e corrigir (até certo ponto) este problema. Contudo, nada como uma captura inicial o mais correcta possível pois esta correcção tem limites e no caso de brancos "estourados" nada há a fazer. Brancos "estourados" significam falta de informação no ficheiro. Portanto, não existe programa de edição milagroso que consiga repor a informação em falta. Pelo contrário, é sempre mais fácil recuperar algumas sombras desde que não representem o preto puro.
No caso das fotografias em apreço, ademais, não existe qualquer inconveniente em que o interior das Boxes fiquem representadas parcialmente como "preto puro" pois é essa mesma a intenção com a finalidade de destacar o animal!

Nikon D300 + Tamron SP 90mm f/2.8 Macro Di VC USD
f/8, 1/60 seg., ISO 200, Modo de Exposição "A", Medição Matricial

Dependendo da distância física a que nos encontrámos em relação ao sujeito a da distância focal da objectiva que estejamos a utilizar, deverão ser escolhidas aberturas de diafragma suficientemente grandes de modo a conseguir desfocar o fundo mas não de forma exagerada. Se utilizarmos, por exemplo, aberturas de diafragma de f/2.8 e estivermos perto da animal, provavelmente o que irá acontecer é que  bem sequer toda a cabeça do cavalo ficará nítida. Hã! Já agora, outro ponto importante: a focagem deve ser sempre efectuada nos olhos! Caso estes não estejam alinhados no mesmo plano focal, no mais próximo. Digo isto porque vamos precisar de aproveitar a distância hiperfocal para que o que antecede esse primeiro olho fique também devidamente nítido, designadamente a parte da boca e das narinas. 

Resumidamente: Com objectivas de distância focal "normal" por volta dos 50mm até aos 90mm (utilizadas em câmaras DX), aberturas entre os f/4 e os f/8 serão as mais ajustadas. Claro que isto não são valores fixos e as aberturas de diafragma deverão, como acima disse, ser conciliadas com a distância física ao sujeito. 


Falada que está a questão da iluminação/exposição, resta apenas tentar efectuar um bom enquadramento (aproximando-nos/afastando-nos ou caso estejamos a fotografar com uma objectiva zoom, escolhendo a distância focal adequada), ser paciente e despertar alguma atenção ao animal de modo a este ficar representado de forma expressiva. Também existem alturas do dia melhores e piores para fotografar... por exemplo, após serem alimentados os equídeos tendem a ficar "meio adormecidos"...

Ainda outro aspeto a ter em atenção: Já que estamos com tempo para fotografar (afinal o animal está preso na Boxe e não sairá dali), tal como numa fotografia de retrato humano efectuada em Estúdio, deveremos ter alguns cuidados estéticos. Esses cuidados passam pela verificação do estado geral da limpeza e pelagem do animal. Remelas, restos de palha... ou outros elementos devem ser limpos antes de iniciarmos as capturas de fotos.   

Além destes cuidados básicos, caso seja necessário e o proprietário do cavalo dê a sua anuência, uma prévia tosquia (por vezes apenas aparar o bigode) vem a calhar!   

1 comentários:

Luís Pina disse...

Caro José.

Li com bastante agrado este artigo. Explicação clara, com bons exemplos e boas dicas em relação ao tipo de exposição e ambiente a usar. Apesar de não ser o meu tipo de fotografia, retiro daqui algumas dicas!

Vou passar a seguir o seu blog com atenção.

Pode também dar uma "volta" no meu recente blogue, que está escrito em Português e Inglês. Espero que goste.

www.behindtheobjective.com


Melhores cumprimentos.