Em teste | SAMYANG 135mm f/2 ED UMC






Esta semana, a ROBISA enviou-me uma nova objetiva para testes: A novíssima SAMYANG 135mm f/2!
Estas Samyang 135mm f/2 chegaram recentemente ao nosso mercado (ou devem ainda estar para chegar...). De origem Coreana todas as Samyang tem uma coisa em comum: Focagem unicamente manual. Outra característica habitual é o seu preço competitivo face às características que apresentam tendo em consideração a concorrência com outras marcas mais conhecidas como a Canon ou a Nikon. Apesar disso, o seu baixo custo não fica só a deve-se ao facto de ser uma marca menos conhecida mas sim à simplicidade de construção. 
Apesar dos bons materiais utilizados na sua construção, tal como acima disse, estas objectivas estão desprovidas duma série de inovações usuais e vulgares em objectivas dos nossos dias tais como, por exemplo, Auto-focagem e sistema de redução de vibrações.
Portanto, neste caso especial, esta Samyang 135mm pode proporcionar muito bons resultados desde que estejamos conscientes destas limitações.

Bom, a primeira impressão com que fiquei após umas breves fotografias de teste foi sinceramente positiva!
Com um design moderno e atraente, pesando quase 1Kg (820g para ser mais preciso...), esta objectiva tem um excelente nível de construção. O anel de focagem, de tamanho generoso, é fácil de manusear (como, de resto, deveria e seria de esperar numa objectiva de focagem manual) e não apresenta folgas.

 
As imagens de exemplo que seguem, foram convertidas directamente dos ficheiros originais (RAW) para JPEG. Não foi efectuada qualquer edição ou correcção de imagem.
Clicando com a tecla direita do "mouse" podem descarregar/visualizar as fotos em tamanho real.





1/320 seg., ISO 100, f/5.6 

As aberrações cromáticas estão bem controladas. Até agora não detectei problemas de vinhetagem ou reflexos. As imagem são bem contrastadas. Quanto à coloração, a meu ver, existe uma ligeira tendência para a saturação.





1/400 seg., ISO 200, f/10

Ampliadas a 100% as imagens, facilmente se constata que o nível de nitidez é bom.




1/1000 seg., ISO 100, f/2.8


Sendo uma teleobjectiva "rápida", em dias de muita luminosidade, facilmente se atingem (a ISO 100) valores de obturação de 1/8000 seg.!
Em todo o caso, temos de ceder à tentação de utilizar a máxima abertura em muitas situações. Caso contrário, não conseguiremos a necessária profundidade de campo.
A utilização de aberturas de diafragma grandes implica ainda outro cuidado: O rigor na escolha do ponto de focagem! Apesar da possibilidade de confirmação de aquisição de foco pela câmara, pelo menos na Nikon D300 com que efetuei estes testes, isso não é muito consistente... em todo o caso, o diafragma de f/2 permite analisar e focar com clareza o que queremos através do visor óptico mesmo sem o "pontinho verde" de confirmação de focagem.



1/4000 seg., ISO 100, f/2


Com o ângulo de imagem que os 135mm proporcionam, a f/2 a profundidade de campo é reduzidíssima! Sem dúvida, uma boa maneira de destacar o motivo do fundo. Todavia, é precisamente com o emprego destas regulações que mais se sente a falta do sistema de estabilização. Conseguir imagens verdadeiramente nítidas pode ser um desafio se não tiverem cuidados redobrados... o recurso ao tripé passa a ser aconselhável!
O diafragma de 9 lâminas proporciona também um excelente "Bokeh"!
Para já ficam estas imagens dum primeiro contacto. Oportunamente será publicado um "Review" mais completo.

0 comentários: