Canon 5Ds e 5Ds R | Vídeo promocional







Como nem só de Nikon vive um homem e para provar que aqui o Blog não é discriminatório, esta semana, para variar, cá fica o vídeo de apresentação da nova "bomba" da Canon! Esta será a câmara concorrente da Nikon D810. Se a Nikon dotou as suas câmaras da série D8xx com valores superiores aos 36 Mp, a Canon não ficou atrás...
Surge, assim, uma nova câmara (dois modelos - 5Ds com filtro Low-pass convencional e 5Ds R com filtro Low-pass que, fruto duma inovação tecnológica, permite o cancelamento do efeito do filtro)
Curioso ver que continua a haver margem para a implementação no mercado de câmaras sobredotadas de pixels. Embora destinadas a um nicho restrito de público, a Canon seguiu e suplementou a Nikon no que diz respeito à quantidades de pixels num sensor FX! Nada mais, nada menos que 50.6 Mp! Este passa a ser o actual recorde de Mp em câmaras com sensor de formato Full frame (FX). Toca a comprar discos HD para ter mais espaço de armazenamento....!!!
Sendo eu um assumido utilizador de câmaras Nikon (por razões de simpatia e tradição), não posso deixar de elogiar os produtos da Canon sempre que acho que o merecem! 
Bom, depois de visualizar uns ficheiros em tamanho real (8688x5792px!) de fotografias captadas com estas novas câmaras, tenho que confessar que são de "cortar a respiração" e fiquei completamente pasmado com o detalhe que os ficheiros contém!!! Absolutamente fantásticos! Fiquei logo a imaginar os "crop's" que seriam possíveis com tamanhos ficheiros...
Contudo, quer o tamanho dos ficheiros, quer o correspondente preço (...previsão de cerca de € 4.000,00 e € 4.300,00 para a 5Ds e 5Ds R, respectivamente) não serão para todos.
Depois, teremos que ter consciência que, por si só, este número de Mp não é suficiente para produzir excelentes fotografias. Tal como já acontece com as Nikon D800/810, a escolha de objectivas com a melhor qualidade óptica começa a ser imperioso. Ainda outro factor que ganha maior relevo quando se fotografa com este tipo de câmaras: Estabilização!! Ou seja, de nada serve uma excelente câmara, equipada com uma, também, excelente objectiva, se descurarmos na técnica e na estabilização!

0 comentários: