Comparativo Teleobjectivas | Nikkor 300mm f/2.8 AI-S +TC 16A vs Nikkor 80-400mm VR vs Tamron 150-600mm USD VC



Aparentemente, este comparativo que hoje vos apresento poderá não ter grande sentido.  Afinal, o que terão de comum estas três objectivas (Nikkor 80-400mm AF-D VR; Nikkor 300mm AI-S 2.8 e Tamron 150-600mm) e qual a razão para as comparar?

Tudo se centra na questão da necessidade de ampliação de que dependa o nosso tema fotográfico e, em função disso, dentro dum valor razoável, escolher o que comprar. 

Para certos temas fotográficos (vida selvagem, desporto,...) torna-se necessário recorrer a teleobjectivas de grande distância focal. Por norma, denominam-se Ultra-teleobjectivas as que possuem distâncias focais de 500mm ou superiores.

Ora aqui é que começa o problema... Como é sabido, até aos 300mm existe grande variedade de escolha. Quer em termos de marcas, quer em termos preços. Claro que nem todas são iguais e proporcionam os mesmos resultados mas, dentro do que cada um quer (ou pode) gastar, existem muitas opções possíveis.

Já a partir dos 400mm as coisas são diferentes... A oferta existente no mercado é bem mais reduzida, a variedade de opções de escolha é menor e, por contraposição, os preços "disparam".

Certo é que estas "Ultra-teleobjectivas" já se enquadram e se destinam a um publico muito específico. Nem todos os temas necessitam de ser fotografados com tamanha distância focal e, por outro lado, fotografar com estas objectivas obriga a cuidados técnicos especiais (e muitas vezes o recurso a outros acessórios, como tripé, cabos disparadores,..) para garantir bons resultados.
Em todo o caso, as objectivas em comparação são três exemplos das mais acessíveis opções possíveis... Depois, existem as "Prime" 400/500 ou 600mm mas acerca dessas não vale a pena falar porque se enquadram "noutro campeonato"!
       
No entanto, é certo que quem equaciona comprar uma objectiva de grande distância focal (400/500/600mm) lida sempre com várias dúvidas: 
  • Comprar uma objectiva nova ou usada?
  • Comprar uma objectiva de distância focal fixa ou uma teleobjectiva zoom?
  • Utilizar Teleconversores ou não?

Enfim... começam a ver algum sentido no comparativo?

As imagens captadas (nas mesmas condições com as três objectivas) servem facilmente como referência e mostram as diferenças encontradas mediante a escolha entre cada uma destas objectivas.


Cenário de teste
Devo dizer desde já que, basicamente, este comparativo serve para demonstrar as diferenças de "ampliação" de imagem. Obviamente que certas diferenças em termos de qualidade ótica (definição e aberrações) podem também ser analisadas mas não, contudo, esse o intuito do teste. Daí que tenha existido a preocupação de testar as objectivas em confronto a várias aberturas de diafragma...

Claro está que, depois tudo tem de ser ponderado na escolha final: 
Preço - mesmo uma destas "velhas" Nikon 300mm f/2.8 por vezes custa mais que uma nova Tamron 150-600mm...!
Peso - A Nikon 300mm pesa mais que as duas mais recentes objectivas: A Nikon 80-400mm e a Tamron 150-600mm 
Facilidade de utilização - Apesar do TC 16a converter a Nikon 300mm numa objectiva com "semi- autofocus" não tem a versatilidade focal das teleobjectivas Zoom.
Estabilização - De igual modo, a ausência de sistema de estabilização faz toda a diferença quando pretendemos captar imagens em situações em que não estão reunidas as condições ideais de luz! Portanto as objectivas mais recentes (com VR ou VC) estão em vantagem.

Contraste e cor - este e um dos aspecos em que mais uma vez (teoricamente) as objectivas mais recentes darão triunfos. Os revestimentos utilizados nos elementos ópticos são cada vez mais eficientes na redução de aberrações cromáticas, controle de reflexos e melhoria do contraste e cor.

Resultados:
(Todas as fotografias captadas a partir do mesmo local, com as teleobjectivas montadas num robusto tripé. Foi utilizada uma abertura de diafragma intermédia - f/8 - e as fotos de exemplo foram todas captadas com o espelho da câmara levantado de modo a minimizar vibrações)

1 - Teste a 300mm 
(crop´s a 100% a partir de ficheiros RAW, sem qualquer edição, convertidos diretamente para JPG em CS6)










2 - Teste ao máximo focal de cada objectiva
Com o mesmo tamanho de crop no máximo de distância focal de cada uma das objectivas









 
Em resumo, constata-se que a Nikkor 80-400mm e a Tamrom 150-600mm apresentam resultados próximos em termos de contraste. Já a "velhinha" Nikkor 2.8 AI-S fica aquém, principalmente quando acoplado o Teleconversor de 1,6x... O TC-16A.   
Claro que os resultados podem, após a captura, ser melhorados em pós-produção. O caso mais flagrante de necessidade disso é o da Nikkor 300mm f/2.8, caso esse, em que facilmente se recupera alguma perda do contraste. 
Quanto à capacidade de "ampliação" a Tamron 150-600mm, com os seus 600mm, indiscutivelmente proporciona o melhor resultado. Todavia, a escala de distancias focais não tem uma correspondência direta entre o valor indicado e o ângulo igual às objectivas da Nikon. Os indicados 300mm tem um ângulo de imagem e ampliação menor que os "300mm" das Nikkor. Esta variação não é nada de "anormal" e passa-se com todas as marcas e quase todas objectivas. Na verdade, são aceites em saída de produção objectivas com alguma tolerância de erro. Podem existir variações de cerca de 5% nos valores indicados...    

Outra maneira de analisar e aferir as diferenças: 
Na imagem abaixo foi escolhido um determinado ponto do cenário e efetuado um crop à mesma área.




Legenda da imagem acima:
Nikkor 80-400mm @ 400mm

Nikkor 300mm AI-S + TC-16A @ 480mm
Tamron 150-600mm @ 600mm

Em relação à definição, convém não tirar conclusões imediatas uma vez que nem todas as objectivas comparadas obtém necessariamente os melhores resultados a f/8... apesar de ter sido utilizada essa abertura em todos os exemplos pelo motivo de ser uma abertura intermédia e que permitia ser utilizada com todos os conjuntos.


Em resumo, diria que atualmente não compensa (a menos que já sejamos possuidores duma...) adquirir uma objectiva antiga luminosa (f/2.8) com a intenção de lhe adicionarmos um Teleconversor...  Além das razões práticas (peso, rapidez de focagem, falta de sistema de estabilização de imagem), os resultados óticos acabam por refletir alguma perda de nitidez e, acima de tudo, contraste.  
Pelo contrário, as Teleobjectivas zoom atuais, além de serem mais práticas e versáteis, proporcionam, também, resultados mais consistentes em virtude das inovações tecnológicas que lhes estão associadas... Sistemas de estabilização de imagem; sistemas de focagem mais rápidos e melhorias nos revestimentos óticos acabam por produzir (regra geral) melhores resultados finais.

0 comentários: