Eyefi Mobi SD Card | Cartões de Memória Wi-Fi




Quantas vezes, por uma questão prática, captamos fotos com os nossos actuais telemóveis em vez de o fazer com a câmara fotográfica? E porque motivo o fazemos?
Necessidade de partilha imediata e instantânea de fotografias!
Pois bem, a evolução tecnológica implementada nos cartões de memória veio agora colmatar essa falha!



A empresa Eyefi possibilita, através dum simples (aparentemente) cartão de memória SD, transferir por Wi-fi as imagens captadas por qualquer câmara digital (que suporte cartões deste formato) para qualquer dispositivo com recepção Wi-fi. Computadores, Tabletes, Ipad, Iphone, Telemóveis.... Enfim para qualquer equipamento que nos permita logo de seguida enviar as imagens para onde e para quem pretendemos!
O processo é feito com segurança, através dum programa instalado no equipamento receptor. O emparelhamento entre os dois equipamentos, por exemplo, câmara/telemóvel, é gerido através dum código de ativação contido no cartão de suporte que acompanha o cartão de memória. Uma vez efetuado esse emparelhamento, de futuro unicamente será necessário ligar o aparelho receptor, iniciar o programa instalado e transferir as imagens.*


* (Nalgumas câmaras Canon e Nikon é necessário via Menu ("Definições Eye-fi") activar a função. Caso contrário, o aparelho receptor não conseguirá detectar a câmara emissora)
 
 
 

Esta tendência de transferir e enviar imagens captadas pelas câmaras fotográficas, não é uma inovação recente. Começou há uns bons anos atrás... com equipamentos enormes acoplados na base do punho das câmaras de gama "profissional" que permitiam essa transferência para um servidor ou computador. Estou a recordar os transmissores da Nikon "WT" (que ainda são comercializados inclusivamente para a D4 na sua mais recente versão WT-5a).
Com a evolução tecnológica a que temos assistido, designadamente nos populares equipamentos telefónicos dotados de câmaras e cada vez mais sofisticados, sem qualquer custo adicional podemos partilhar imagens captadas com esses mesmos telemóveis!  
Claro está que quem gosta de preservar a qualidade (ou profissionalmente não pode prescindir dela...) não faz qualquer sentido fotografar com o telemóvel (mesmo transportando uma câmara D-SLR, Bridge ou Compacta) somente pelo facto de, depois de captada através do telemóvel a mesma ficar imediatamente disponível para divulgação e envio para redes sociais, redacção ou outro qualquer lugar...!
Solução: Um destes cartões de memória!  
Captamos as imagens com toda a qualidade, aproveitando o equipamento próprio para o efeito (sem mais - as câmaras fotográficas!) e com a mesma rapidez, via Wi-fi, temos agora a possibilidade de seguramente as transferir para o PC, Tablet, ou Telemóvel (iOS e Android) que de seguida as poderão enviar imediatamente para o nosso destinatário!
Simples e eficaz, não?!
Outra útil aplicação: Utilização em estúdio! Desta forma elimina-se a necessidade de ligação da câmara ao PC ou Mac para controle directo e imediato das capturas!
O alcance da emissão varia, dependendo das condições e local entre cerca de 10 a 30 metros. A construção da câmara, mais concretamente o material de que é feito o corpo (plástico, liga de magnésio,...), pode também influenciar a transmissão. Estes cartões pertencem à classe de cartões "10 SDHC".
Existe ainda a possibilidade (mediante pagamento - os primeiros 90 dias são, contudo, gratuitos) de transferir as imagens para o "Eye-fi Cloud". As imagens ficarão "guardadas" no seu tamanho original. Quer os Uploads quer Downloads serão efectuados sem qualquer perda de resolução ou tamanho com que foram transferidos. Se efectuado o download para um Telemóvel serão redimensionadas à resolução do equipamento. O acesso é feito via "browser"


Um pequeno vídeo ilustrativo (...em Inglês)




+
  • Transferência de ficheiros com a qualidade original
  • Custo (qualquer destes cartões é bem mais acessível que um transmissor!)
  • Aplicação para instalação no equipamento receptor gratuita (descarregada via "Apple's App Store" ou para os Android através do "Google Play"
  • Simplicidade do sistema
 -
  • A alimentação do cartão Eye-fi é suportada pela bateria da câmara pelo que a duração do número de capturas com uma carga pode baixar.
  • Perda dalguma velocidade de gravação/reprodução em relação aos cartões de topo mais rápidos (e mais caros) actualmente em venda
  • Impossibilidade de transmissão Wi-fi de ficheiros em formato RAW (modelo em questão - Mobi)


Tipo de ficheiros suportados para transmissão Wi-fi pelos cartões Eye-fi (modelo Mobi) para Foto e vídeo: 

  • .jpg, .mpg, .mov, .flv, .wmv, .avi, .mp4, .mts, .m4v, .3gp

Ficheiros suportados para gravação/reprodução

  • Todos os tipo de ficheiros, incluindo RAW 

O tempo de transferência pode variar, claro está, do tamanho e do tipo de ficheiro. 

Estes cartões da Eye-fi "Mobi" são comercializados sob três modelos:

- 8GB
- 16GB
- 32GB

Como estes cartões de memória ainda são pouco conhecidos, para qualquer esclarecimentos adicionais ou compra nada melhor que procurar uma das Lojas oficiais de venda em Portugal (abre em novo Link)

0 comentários: