Dos 10 aos 600mm | Da fotografia de Paisagem Natural à fotografia de Aves!






Coordenadas:  41.227845, -8.720592

Cabo do Mundo - Perafita (Matosinhos)
Nikon D300 + Tamron 10-24mm f/3.5-4.5 SP AF Di II + BW-CPL
@ 10mm, f/14 (-1,3 Ev), 1,3 seg., ISO 200, Modo de Exposição "A", Medição Matricial

 
Como é sabido, a minha área de fotografia favorita é a "Fotografia de Natureza".
No entanto, este tipo de fotografia envolve temas tão diversos como a Vida Selvagem (mamíferos, répteis, anfíbios e aves - esta última, pela qual tenho uma paixão especial...), a Macrofotografia e a Fotografia de Paisagem natural.

Cada um destes tipos de fotografia carece de equipamento e técnicas específicas. Portanto, por norma, sempre que saio de casa com ideias de fotografar levo o equipamento adequado ao que vou fazer. Por exemplo, se sei de antemão que vou fotografar pequenos insetos o saco leva uma (ou duas) câmara(s); objectivas específicas para Macrofotografia; tubos de extensão; Flashs; Softbox's; cabos de sincronização de flash;.... Enfim, já deu para entender, não é?! Levamos uma série de equipamento específico a um determinado tipo de fotografia e, mesmo assim, muitas vezes vamos carregados!

Bom, o que já me aconteceu, também, várias vezes foi o facto de naquele dia "levar o equipamento errado". Ou seja, vou com ideias de fotografar algo e em vez disso, o que se proporciona é outro tema para o qual não levei equipamento!
Nestas alturas costumo ficar "danado"... vamos, por exemplo, com objectivas Macro e toda a "tralha" acima descrita e no local estão umas aves mesmo "à mão de semear"...!!! 

Claro está que, objectivas preparadas para fotografar temas muito pequenos a muito pouca distância, não servem para fotografar aves que se encontrem a vários metros... Para isso servem e são adequadas as teleobjetivas!

Recentemente, mais uma vez, tornou a acontecer o mesmo... Fui fotografar a paisagem costeira, levei uma ultra-grande-angular (a Tamron 10-24mm); uns filtros, tripé.... mas nada de Teleobjetivas...!

Vai daí, não é que umas destemidas Rolas-do-mar se decidiram, descontraidamente, passear mesmo em frente de mim...

No fundo, foi a "gota de água" que me fez decidir pela troca dos habituais sacos ou mochilas pela aquisição duma robusta mala Peli 1510 onde, facilmente e em segurança, pudesse sempre transportar equipamento diverso destinado a vários tipo ou temas fotográficos!
Muito brevemente escreverei um artigo de opinião acerca dela pois trata-se também dum útil acessório para quem fotografa!


Rola-do-mar (Arenaria interpres)
Nikon D300 + Tamron 150-600mm VC: 600mm, 1/200 seg., f/6.3, ISO 400
Rola-do-mar (Arenaria interpres)
Nikon D300 + Tamron 150-600mm VC: 600mm, 1/640 seg., f/6.3, ISO 400

 
Sempre que tenho saído de casa, agora, já levo comigo uma panóplia de equipamento que me permite não ser surpreendido com a falta disto ou daquilo!

Lá está! Desta vez saí com a intenção de fotografar estas paisagens costeiras mas, ao mesmo tempo, com sentido de no mesmo sítio onde da outra vez falhei por não ter equipamento para fotografar aves, conseguir "apanhar" as Rolas-do-mar! E não é que lá estavam mesmo, outra vez!!!
Foi só abrir a mala, trocar de objectiva (passei para a Tamron 150-600mm) e fotografar!

Nikon D300 + Tamron 10-24mm f/3.5-4.5 SP AF Di II + BW-CPL
@ 24mm, f/14 (-0,7 Ev), 1,6 seg., ISO 200, Modo de Exposição "A", Medição Matricial

Já bem com o sol a desaparecer no horizonte ainda houve tempo para voltar ao Tripé, à 10-24mm e aos filtros, aproveitando a luz para mais umas fotos desta zona costeira! 


Nikon D300 + Tamron 10-24mm f/3.5-4.5 SP AF Di II + BW-CPL
@ 24mm, f/13, 2 seg., ISO 200, Modo de Exposição "A", Medição Matricial

3 comentários:

Francisco Baudouin disse...

Votos de boas festas, e a continuação de excelentes fotos, um abraço

Anónimo disse...

Bom Ano e boas fotos com os temas diversificados e de excelente qualidade como tenho constatado. Carlos Jorge

Anónimo disse...

Belas fotografias.. uma área que gostava de explorar mais. A fotografia de paisagem e da vida animal!

No geral, fotografias fantásticas! Parabéns!


--
http://www.filipedasilva.pt
http://www.estudiosilva.pt
http://www.planoz.pt