TAMRON Natur Tour | Salinas do Samouco (Alcochete) 2014



Flamingo (Phoenicopterus roseus)
Tamron 150-600mm VC: 600mm, 1/800 seg., f/6.3, ISO 1600



Quase a chegar ao final do ano, aproveitando a altura em que as Salinas do Samouco estão repletas de aves, realizou-se mais um TAMRON Tour.
Organizado pela Hi-TechWonder e pela representação nacional da marca Tamron - Robisa, este Workshop esgotou as inscrições e estiveram presentes participantes de variados pontos do País.
Do equipamento disponibilizado pela Tamron faziam parte desde objectivas Macro a vários modelos de teleobjectivas com destaque, obviamente, para a ainda recentemente lançada TAMRON SP 150-600mm f/5.6-6.3 VC. Uma objectiva perfeitamente adequada ao tipo de fotografia de Vida Selvagem, mais concretamente, neste caso, a fotografia de aves. 

Aliás, estes eventos são uma ótima forma de divulgar e, ao mesmo tempo, possibilitar ao público participante um contacto direto os produtos que a marca comercializa.



© Anabela Carvalho
Com hora de início marcada para as 08:00h, em virtude da dificuldade em chegar ao local por parte dalguns - o que motivou algum atraso para a saída de campo - as explicações e formação antes da "saída de campo" foram rápidas (apenas umas breves palavras acerca da Fotografia de Natureza e do equipamento colocado à disposição dos participantes pela Tamron. O resto foi sendo explicado durante o Workshop a questões concretas de cada participante.
Nestas coisas há que aproveitar as primeiras horas do dia para fotografar pois é nessa altura em que as aves estão mais activas! E o dia já ia correndo...
Mesmo assim ainda houve tempo também para uma intervenção explicativa acerca da importância da Salinas do Samouco e do seu papel na preservação da Avifauna por parte do Biólogo da reserva.
A variedade de espécies de aves que ocorrem no local é significativa (cerca de 200) e representa quase metade da totalidade das que podem ser observadas em todo o resto do território nacional.





No entanto, é também local de visita de muitas espécies migratórias pelo que, dependendo da altura do ano, podem ser ou não observadas.
Claro está que todo o grupo estava interessado em ver e fotografar o coloridos e simpáticos Flamingos. Penso que nem todos o conseguiam pois esta espécie é bastante reservada e a sua observação em grupo acaba por provocar a sua deslocação de tanque para tanque... que é coisa que pelas Salinas do Samouco não falta...






© Anabela Carvalho



Mesmo assim ainda foi possível observar e fotografar bastantes espécies.
Além da questão formativa estes Workshops são, como várias vezes tenho referido, uma oportunidade de passar um dia em convívio com a Natureza rodeado e pessoas que também gostam de fotografia. Não há por isso formalismos e as saídas de campo tem um espírito descontraído e animado.

Desta vez, o "passeio" pelas Salinas foi acompanhado também de explicações acerca de cada ave que se observava pelo Biólogo (André Batista) que faz parte da Fundação para a proteção e gestão ambiental do local.
Portanto, entre a observação das aves, a fotografia, explicações técnicas acerca do material e seu manuseamento, o tempo... voou!


Algumas das espécies observadas e fotografadas durante o dia:

Alfaiate (Recurvirostra avosetta)
Nikon D300 + Tamron 150-600mm VC: 600mm, 1/500 seg., f/6.3, ISO 1600



Colhereiro (Platalea leucorodia)
Nikon D300 + Tamron 150-600mm VC: 600mm, 1/25 seg., f/6.3, ISO 800

 
 
Flamingo (Phoenicopterus roseus) 
Nikon D300 + Tamron 150-600mm VC: 600mm, 1/1000 seg. (-0,3Ev), f/6.3, ISO 1600



Pernilongo (Himantopus Himantopus)
Nikon D300 + Tamron 150-600mm VC: 600mm, 1/1000 seg., f/6.3, ISO 400



Flamingo (Phoenicopterus roseus)
Nikon D300 + Tamron 150-600mm VC: 600mm, 1/800 seg., f/6.3, ISO 1600


Felizmente este Workshop não tinha hora marcada para terminar mas tinha hora marcada para almoçar! Sim, em vários eventos deste ano, o convívio prolonga-se pelo almoço, altura em que todos já estão perfeitamente integrados no grupo e é sempre em amena cavaqueira que se almoça. Lá está, o problema e que a tarde fica mais pequena... foi este o caso... 
Com intenções ainda de prosseguir e irmos fotografar para outro local (o que ainda aconteceu com alguns participantes). Mas a luz do dia (que estava encoberto), nesta altura do ano era já escassa demais e nem os altos ISO's utilizados já salvavam as fotos! Portanto foi altura de terminar e, pessoalmente, regressar ao Porto.


                                                                                                                                                                                      ©Anabela Carvalho

No final destes Workshops / Tamron Natur Tour surge muitas vezes, por parte dos participantes, a pergunta: 

- Quando é vai haver outro para me inscrever?
Bom, na verdade, existem participantes que tem repetido a experiência (que acaba por ser sempre diferente - com outras pessoas, noutro local, com diferentes motivos para fotografar... e que já compareceram mais que uma vez...


Penso que a TAMRON/ROBISA vai continuar com este tipo de atividades em 2015 e conto também continuar a colaborar com a marca. Por isso, se ainda não participaram até agora em algum e se as imagens servem para despertar curiosidade e vontade em ir, então estejam atentos pois vou divulgando, oportunamente, as datas e locais de futuros eventos!  
Até lá, cá fica a foto de grupo deste TAMRON Natur Tour | Salinas do Samouco - Novembro de 2014!



© ... bem... Sony Alpha 7R temporizada e tripé! Nítida, não?!

Até ao próximo!
 

2 comentários:

Domingos disse...

Gostaria de lá ter estado.
Quando para o Norte?
Abraço

José Loureiro disse...

Penso que a Tamron/Robisa vão continuar em 2015 com este tipo de Workshops "Natur Tour" que se realizam por todo o País... Depois vou avisando!