Tamron SP 150-600mm VC USD | Pormenores de utilização "no terreno"

ROLA-TURCA (STREPTOPELIA DECAOCTO)
Nikon D300 + Tamron 150-600mm VC: 600mm, 1/320 seg., f/8, ISO 400


Há poucos dias recebi, por parte da Robisa (distribuidor da marca Tamron para Portugal), duas novas objectivas para utilização pessoal e testes. Uma Tamron 90mm Macro e uma ultra teleobjectiva 150-600mm. 
Destinando-se a fotografia de diferentes temas têm, todavia, algo em comum: São duas boas escolhas para quem. como eu, se dedique e goste de Fotografia de Natureza e Vida Selvagem.



A Tamron 90mm é uma objectiva Macro e, como tal, é a escolha ideal para aqueles que gostam de fotografar insectos, flores e explorar os pormenores da "natureza minúscula" que nos rodeia.
Por sua vez, a Tamron 150-600mm encontra-se precisamente no campo oposto. É uma excelente escolha para quem se interesse por vida selvagem, em particular a avifauna e fotografia de pequenos mamíferos.
Bom, lá diz o ditado "não há fome que não dê em fartura" e neste momento isso aplica-se ao caso... desde o verão que não tenho "testado" nada... Mas, em contrapartida, existem várias objectivas e equipamento há espera de tempo e disponibilidade para serem testados este Outono/Inverno!
Em relação à Tamon 150-600mm trata-se duma teleobjectiva que já utilizei em diversas situações (como diferentes câmaras - versão Nikon e Canon) e sobre a qual vou formando opinião. Mesmo que seja casualmente, como foi o caso, uma pequena saída para fotografar pelas redondezas permite acumular informação sobre um determinado equipamento.



Hoje não vou "falar" acerca da qualidade óptica ou da qualidade de contrução mas sim de "pormenores"... Por exemplo, a saída na qual captei a fotografia acima serviu para "descobrir" que o colar de tripé da 150-600mm além de funcional e eficaz para manter equilibrada e estável a objectiva quando montada num tripé ou monopé (essa é a sua função principal) também é extremamente útil para o tranporte da mesma dada a sua construção ergonómica. Pode parecer um "pormenor" mas, para quem se tiver de deslocar pelo campo a fotografar, os cerca de 2 kg de peso da objectiva, após uns minutos, parecem ser uns 5 ou 6 Kg...! Nessa altura, precisámos que o suporte por onde segurámos a mesma seja prático e confortável. O da Tamrom 150-600mm é! Lembrei-me de saídas idênticas em que carregava apenas uma teleobjectiva montada na câmara (concretamente a Nikkor 80-400mm, uma objectiva bem mais leve...) e em que passado algum tempo sentia dificuldade em segurar o equipamento. A base do colar de tripé da Tamron tem delineadas umas cavidades que se adaptam perfeitamente aos dedos e que permitem, dessa forma, o seu transporte de maneira confortável segurando a objectiva de forma invertida. É um "pormenor" aparentemente pouco relevante mas a que aprendemos a dar o devido valor quando em utilização "no terreno"!  
Quanto à Tamron 90mm, caso o tempo permita, espero conseguir captar umas Macrofotografias durante este fim de semana...


Até lá, cá fica em baixo mais uma foto captada com a Tamron 150-600mm (editada c/crop de mais de 50%)

ROLA-TURCA (STREPTOPELIA DECAOCTO)
Nikon D300 + Tamron 150-600mm VC: 600mm, 1/400 seg., f/8, ISO 400

1 comentários:

Francisco Baudouin disse...

E pronto, quando me sair o euromilhões, já sei onde vou aplicar alguns euros. Felicito-o pelas belas fotos que nos permite partilhar.