Tamron 90mm VC USD Macro | "no terreno"


Pararge aegeria (Borboleta malhadinha)
Nikon D300 + Tamron 90mm f/2.8 USD VC Macro + Nikon SB900 (c/Softbox)
1/60 seg., f/10, ISO 400


Aproveitando o tempo ameno destes primeiros dias de Outono lá fiz uma pequena incursão pelos campos próximos em busca de pequenos motivos fotográficos. 
Confesso que, nesse dia, além de não estar muito "inspirado" não estava também dotado da necessária paciência que este tipo de fotografia exige. Por outro lado, faltou um ajudante de campo, sempre útil quando fotografámos com Flashs externos ou difusores... 
Por isso, "disparei" para o que "apareceu" apenas para experimentar equipamento e posteriormente analisar algumas fotografias.   





Portanto, não servindo de exemplo, nem fazendo "jus" às capacidades da nova objectiva Macro que há dias recebi, aproveito para publicar algumas das primeiras imagens captadas com a Tamron 90mm Macro.
No entanto, esta saída de campo não foi tempo desperdiçado. As fotos servem simultâneamente para ilustrar uma aspecto de extrema importância quando "fazemos" Macrofotografia.
Contrariamente ao que muitos pensarão, na fotografia de natureza selvagem, nomeadamente em Macrofotografia, conseguem-se melhores resultados em dias nublados com recurso a iluminação artificial (Flash) que debaixo de intensa luz solar directa. 
A explicação para esse facto é simples: Difusão de luz! Com dias encobertos/nublados evitam-se os reflexos que uma iluminação solar directa provoca. Todas os motivos expostos ao sol emitem reflexos. Flores, folhas, insectos, etc, independentemente das suas texturas e superfícies mais ou menos lisas ou lustrosas não escapam à regra. Portanto, em dias encobertos a luz diurna espalha-se pelo que estamos a fotografar de maneira homogénea evitando-se, assim, as sombras duras e os reflexos. Depois, para complementar a pouca iluminação típica destes dias e necessária para conseguir mais alguma velocidade de obturação, utiliza-se o Flash *.
Todavia, se o utilizarmos de forma directa corremos o risco de, tal como acontece com o sol, introduzir reflexos. Solução: uma pequena Softbox aplicada no Flash permite emitir um clarão suave e difuso. Foi assim que foi usado o Flash na foto do topo onde não existem quaisquer sombras e na qual o motivo está homogeneamente iluminado.
Com uma velocidade de sincronização de Flash de 1/60 seg., a velocidade de obturação foi suficiente para obter uma imagem nítida. Claro que o sistema de controle de vibrações da Tamron (VC) estava activo e também ajudou!  

*Dica: 
Outra das peculiares características da utilização do Flash em Macrofotografia (para que fotografa em JPG) reside no automático equilíbrio de brancos para a temperatura de luz de Flash (5500/5600º K). Dessa forma, mesmo aqueles que utilizam o equilíbrio de brancos no modo "Auto" verão as suas fotografias ganharem vida e cor!

Contudo, como acima referi, o emprego do Flash em Macrofotografia implica alguns cuidados... Dependendo do motivo, do efeito pretendido, do modo de medição de luz que estamos a usar e da iluminação natural deve saber-se dosear a potência e a difusão do clarão.
Em baixo: foto de exemplo duma má iluminação!




Por erro meu, esqueci de alterar e adaptar às condições de luz (com sol a iluminar directamente o motivo) a regulação da potência do clarão. Nas anteriores fotos tinha regulada a potência do clarão para uma compensação de +1,7 Ev... O que motivou uma série de altas luzes ou "brancos estourados" bem visíveis na foto!
E esqueçam a posterior edição de imagem para corrigir este tipo de más capturas... "Brancos estourados" não são recuperáveis mesmo fotografando em RAW!

Nesta situação, o Flash apenas deveria servir como flash de enchimento... ou seja, deveria apenas complementar a iluminação nas zonas de sombra do motivo (caso as houvesse...) e não introduzir mais luz... mas pronto, fica de exemplo do que "não fazer"!




Por último, em baixo, foto duma singela bolota, motivo bem Outonal, captada com a Tamron 90mm VC USD em que, para manter alguma cor de fundo, foi reduzida a potência do clarão do Flash e compensada a regulação de exposição da câmara em 0,3 Ev.


Nikon D300 + Tamron 90mm f/2.8 USD VC Macro + Nikon SB900 (c/Softbox)
1/100 seg., f/10 (+ 0,3 EV), ISO 400

OBS: Todas as fotografias foram captadas "a punho" sem recurso a qualquer suporte ou sistema de estabilização. Apenas foi utilizado o sistema de redução de vibrações (VC) da própria objectiva.  

0 comentários: