TAMRON tour 2014 | Aveiro


Imagem dum Pernilongo captada a "punho" com a TAMRON 150-600mm montada numa Nikon D300


Realizou-se ontem, em Aveiro, mais um evento integrado no "Tamron test drive 2014".


Confesso que, durante os cerca de 90 km que fiz até chegar a Aveiro, receei que as condições meteorológicas pudessem comprometer a realização deste tipo de evento ao "ar livre". Felizmente, após umas chuvadas intensas, acanhadamente, o tempo lá foi melhorando ao longo do dia. Mais nublado de manhã e com mais abertas de sol à tarde mas chuva nem vê-la!


Início do Workshop numa sala da "EstudioPT" com Carlos Rio   


Bom, hoje aproveito para descrever aos leitores e ao mesmo tempo ilustrar com algumas imagens como se processam estes "test drive" 
da TAMRON.

Há dias realizou-se um no Parque Biológico de Gaia. Ontem foi a vez da zona centro do país ser contemplada com um evento deste tipo e muito provavelmente, lá mais para o Outono, chegará a vez dos residentes na zona sul poderem aproveitar mais uma edição deste Tour 2014... depois vou dando notícias em relação a isso.
Este tipo de eventos, realizados por iniciativa de lojas de equipamento fotográfico que vendem oficialmente produtos da marca TAMRON tem tido o apoio da represente em Portugal: a "ROBISA".




Saída do grupo da manhã da "EstudioPT" para o "test drive" ao ar livre




Concretamente, este último foi realizado pela loja de equipamento fotográfico "EstudioPT" sita na cidade de Aveiro e contou com a participação do fotógrafo Carlos Rio.

Chegada aos complexos das marinhas (Salinas de Aveiro) 

Neste tipo de "test drive" é disponibilizado equipamento da marca Tamron para ser utilizado pelos participantes durante os eventos. Regra geral, a marca disponibiliza várias objectivas de diferentes modelos e compatíveis com várias marcas de câmaras que os participantes vão "trocando" entre si durante o mesmo.




As inscrições tem sido anunciadas com tempo mas, face ao sucesso que tem tido, rapidamente se esgotam as vagas... Acresce dizer que, salvaguardando os casos em que estes eventos são realizados em locais vedados e em que é necessário pagar a respectiva entrada, não acresce mais qualquer valor a ser pago. Ou seja, são eventos gratuitos! Também não é interesse da marca a venda directa de qualquer produto. Somente a divulgação ao público dos equipamentos possibilitando, deste modo, que cada um por si teste e tire as suas conclusões, por exemplo, acerca duma determinada objectiva que pense futuramente (ou não) vir a adquirir. No fundo são testes "no terreno"!






Em Baixo:
Duas imagens que ilustram o local, composto por valas e canais onde se realizou o WS





Algumas fotografias daquilo que pode ser visto e fotografado:

Uma das objectivas levadas para o Tour de Aveiro: A nova TAMRON 28-300mm. Utilizei-a da parte da manhã montada numa Nikon D2x para fotografar paisagens e grupos 


TAMRON 150-600mm - Sempre a 600mm "a punho" e com estabilizador "VC" ligado. Os Pernilongos estavam bem distantes...! 


Com a TAMRON 150-600mm 


Mais TAMRON 150-600mm. Depois de a apanhar na mão ataca-nos um certo egoísmo... e não a queremos ceder aos outros para experimentar... mas tem de ser...  


... e mais TAMRON 150-600mm. Desta vez em teste à velocidade de focagem e capacidade de fotografar aves em voo! Funciona!











A dinâmica destas acções tem sido a repartição do evento por dois grupos: um da parte da manhã e outro da parte da tarde. Por razões logísticas e práticas, os grupos são compostos por cerca de 12 a 20 participantes.




Ao longo de cada um destes eventos os participantes acabam por perder uma certa "timidez inicial" e no final das sessões, por vezes, é complicado terminar... o ambiente é descontraído e quase já todos trocam ideias, impressões... e ninguém parece estar com vontade de regressar a casa!

Penso que não direi nenhuma mentira ao afirmar que estas iniciativas tem sido do agrado de todos. Pessoalmente, acho fantástico o empenho e o trabalho que a marca tem desenvolvido para divulgar, desta forma, os seus equipamentos!










Existe ainda uma outra vertente intrínseca a estes "test drive's": a formação.

Na verdade, em cada um destes tour's tem-se insistido na possibilidade de, simultaneamente ao contacto directo no terreno com os equipamentos, os participantes poderem ver respondidas algumas dúvidas e obterem alguns conselhos técnicos. Também se tem efectuado uma prévia acção formação especializada num determinado tipo de fotografia. Estes dois últimos versaram sobre a Fotografia de Natureza e Vida selvagem. Portanto tem funcionado também como Workshop's com a correspondente componente formativa.
Para mim, este eventos nunca acabam no próprio dia... Hoje é Domingo e cá estou eu a escrever mais este "post" após rever e editar algumas imagens do dia de ontem... Mas não me posso queixar. Tem sido cansativo mas, tem valido a pena! São dias em cheio! O contacto directo com os participantes, os esclarecimentos a algumas dúvidas, alguns conselhos, algumas dicas... fazem esquecer os Km percorridos e o cansaço!
Curiosamente, em todos estes eventos que tenho tido o privilégio de colaborar como Embaixador da marca Tamron em Portugal, tenho sido abordado por leitores do Blog que se tem inscrito e participado. É com enorme prazer que acabo, assim, por conhecer pessoalmente alguns desses fieis leitores!
Penso que as imagens ajudaram a visualizar o espírito que se vive nestes "test drive" e caso tenham ficado com "água na boca" podem sempre aproveitar para inscrever-se em futuros eventos!


Em Baixo:
Fotografia de Grupo (manhã)


E assim foi!
Pelas expressões dos participantes, parece-me que gostaram...! 
Quem estiver interessado em futuros eventos deste género só tem de estar atento!

3 comentários:

Unknown disse...

Ca estamos,obrigado pelo post e pra ja fiz um share,saudacoes.

José Carlos Bulário disse...

Excelente post sobre um excelente evento. Haverá algo do género para os lados de Lisboa/Sintra?

José Loureiro disse...

Olá José Carlos
Possivelmente em Outubro chegará a vez de Lisboa... ou perto!
Ainda nada está definido... Vá estando atento. Caso se venha a efectivar, atempadamente, anunciarei aqui ou na página do Facebook!