Tamron 16-300mm f/3.5-6.3 | Primeiras impressões



Este fim-de-semana (na qualidade de Embaixador da marca em Portugal) levei comigo para fotografar, experimentar, enfim... testar, uma nova objectiva da Tamron. 
Cedida pela ROBISA (representante da marca para Portugal e Espanha) a Tamron 16-300mm f/3.5-6.3 Di II VC PZD é uma objectiva (ainda) muito pouco conhecida do público em geral. 
De imediato, o que se pode dizer é que esta é, actualmente, a objectiva zoom mais versátil do mercado para câmaras D-SLR com sensor de formato DX. Com um zoom de 18,8 x pode, sem dúvida, fazer jus ao nome e apelidar-se como objectiva "tudo numa só"!
Por isso, esta será a objectiva indicada para fotógrafos amadores que queiram uma objectiva versátil e capaz de fotografar uma variedade de temas. 
Na verdade, a sua amplitude focal possibilita fotografar motivos tão diferentes como, retrato, paisagem, vida animal, desporto... enfim, quase tudo!
Agora, resta a questão: Consegue fazê-lo bem?
Pessoalmente sou suspeito para opinar acerca deste tipo de objectivas "tudo numa só" porque entendo que quem compra uma D-SLR não necessita tanto deste género de zoom's. Existe sempre a possibilidade de obter a mesma amplitude focal repartindo a utilização por duas (ou mais...) objectivas. 
A razão porque, em principio, duas objectivas fazem melhor que uma só prende-se, desde logo com a sua construção... quanto mais "zoom", mais grupos e elementos ópticos serão necessários para corrigirem as deformações ao longo das diferentes distâncias focais. 
Portanto, sabendo que "não há Bela sem senão..." e que este tipo de objectivas não são "perfeitas", temos de saber enquadrá-las no segmento de mercado e público correcto. E, de facto, pelo que me tenho apercebido existem inúmeros fotógrafos verdadeiramente interessados nestas "Ultra zoom's"!
Avançando... o primeiro contacto que tive com uma destas Tamron 16-300mm foi dias atrás aquando do Workshop no Parque Biológico de Gaia. Fiquei agradavelmente surpreendido!
Agora, com espírito mais critico, comecei a fazer alguns testes... A fotografia que hoje publico faz parte precisamente de um dos testes que sempre faço "no terreno" a este tipo de objectivas zoom. Apesar de parecer uma fotografia"ingénua" servirá (pelo menos para os mais atentos) para aferir do grau e tipo de distorção de imagem com que poderão contar.
De resto, para já, posso dizer que a objectiva é extremamente compacta e leve (atendendo à sua amplitude focal) o que é óptimo para não ir "carregado" para o fim-se-semana ou férias. Pouco mais de 1/2 Kg (mais precisamente, 540g) e cerca de 10cm de comprimento cabem, juntamente com uma câmara, em qualquer pequeno saco!
O sistema de focagem ultra sónico "PZD" é eficaz, silencioso e rápido. Além disso, esta pequena Tamron 16-300mm f/3.5-6.3 possui um sistema de estabilização de imagem. Apesar de me parecer não ser tão perfeito como noutras objectivas da marca que testei é razoavelmente eficiente.
O resto, como de costume, num "review" mais completo, vou dizendo! 

0 comentários: