Tamron Lens - 10-24mm | Sample series #3


Nikon D300 + Tamron 10-24mm f/3.5-4.5 SP AF Di II + BW-CPL
@ 15mm, f/22, 1/30 seg., ISO 200, Modo de Exposição "M", Medição Matricial

Mais umas fotografias de exemplo captadas com a Tamron 10-24mm. Estas objectivas convidam a explorar ângulos de imagem pouco convencionais. Um dos planos de captura que resulta (quase) sempre bem com este tipo de objectivas Ultra-grande-angulares são tomadas de baixo para cima desde o nível do chão. Dessa forma, conseguimos perspectivas pouco usuais que, por retratarem a realidade duma forma a que os nossos olho não estão habituados, despertam a nossa curiosidade.
Nesta primeira fotografia, o filtro polarizador permitiu um céu com um azul mais intenso. No centro, o amarelo da flor "Dente-de-leão" destaca-se como elemento central da imagem.
Uma fotografia agradável de leitura muito simples!





 Nikon D300 + Tamron 10-24mm f/3.5-4.5 SP AF Di II + BW-CPL
@ 11mm, f/22, 1/13 seg., ISO 200, Modo de Exposição "A", Medição Matricial


Num contexto bem primaveril, esta segunda fotografia também é exemplo duma captura ao nível do chão. Geralmente observamos as flores a partir dum plano bem superior. Vistas destas maneira ganham uma oura dimensão!
Para conseguir esta foto nada mais foi preciso fazer que encostar a câmara ao terreno, inclinada a cerca de 45º, e clicar no botão obturador!
Claro que antes disso existem algumas regulações que devemos efectuar... Um dos motivos porque sempre coloco os dados Exif referentes à captura de cada foto é permitir aos leitores verificarem os valores usados.
Passando a explicar: Neste caso, os 11mm referem-se â distância focal - quando menor, maior será o ângulo de captura (porção de cenário) o que permitirá incluir várias flores na imagem. A abertura de diafragma a utilizar para este tipo de fotografias tem de ser pequena de modo a conseguir uma focagem desde distâncias muito próximas até alguns centímetros. No caso, f/22 foram suficientes (e necessários) para permitir alguma definição destas pequenas flores. Se, por exemplo fosse utilizada uma abertura de diafragma de f/3.5 ou até mesmo f/8 apenas conseguiríamos definição de imagem na flor que tivesse sido utilizada como ponto de focagem e pouco mais... Tudo o que estivesse num plano antes ou depois disso estaria desfocado.
Já em relação às velocidades de obturação, com este tipo de objectivas não temos de nos preocupar muito. Os 1/13 de segundo (com a câmara somente apoiada no terreno) são suficientes para conseguir imagens nítidas! Claro que tem de relacionar este valor com a distância focal usada - 11mm. Se, por exemplo, tivesse utilizado os 24mm, teria de usar uma velocidade de obturação um pouco mais rápida- 1/30 seg, neste caso, teriam sido, da mesma maneira, suficientes!

*
Duas últimas dicas:
  1. Nem sempre devemos utilizar a mínima abertura de diafragma que as objectivas permitem! Devemos tentar adequar a abertura ao necessário e evitar os valores extremos pois todas as objectivas tendem a piorar a sua qualidade óptica e a serem vulneráveis a fenómenos como a difracção quando o fazemos!
    Apesar de ter utilizado os f/22, esta Tamron 10-24mm atinge esse "limite" usável e de "segurança" por volta dos f/18!
  2. Em capturas ao nível do chão é normal clicar no obturador e não estar a visualizar pelo "Viewfinder". Nada de mal, mas tentem não se esquecer de tapar o visor! Porquê? Para evitar fotos "deslavadas"! Podem ver em baixo a justificação!

 http://joseloureirophotography.blogspot.pt/2011/01/importancia-de-tapar-entrada-de-luz.html




http://www.robisa.es/pt

2 comentários:

Fernando Wintermantel disse...

Boa tarde,
Gostava de partilhar a notícia da realização do 1º Passeio Fotográfico / PhotoWalk de São Pedro de Sintra, com inscrição gratuita, no próximo sábado, dia 24 de maio, pelas 9 h, Toda a informação em – www.sintrapenaferrim.pt
Obrigado.

Guillermo Palacio disse...

Muy buenas fotos que haces con ese objetivo. Yo tengo un Tamron 17-50 f 2.8 y me va de maravilla. Enhorabuena.
http://misojosasiloven.blogspot.com.es/

Un saludo.