Tamron Lens - 10-24mm | Sample series #2


Nikon D2x + Tamron 10-24mm f/3.5-4.5 SP AF Di II + BW-CPL
@ 24mm, f/25, 1 seg. (-0,7 EV), ISO 100, Modo de Exposição "A", Medição Matricial



Fotografar com Ultra-grande -angulares, como é o caso desta objectiva zoom Tamron 14-24mm, implica, na maioria das situações, um cuidado especial com a correcta medição de luz. Na verdade, uma das características deste tipo de objectivas é a de conseguirem fotografar um enorme porção de cenário. Essa peculiaridade envolve um problema: as diferenças de luminosidade nos diversos pontos da fotografia como, por exemplo, entre o céu e as sombras de certas zonas, Neste tipo de cenários,  as diferenças entre os valores de exposição nas zonas mais iluminadas e as sombras são tão dispares que nenhuma D-SLR possui uma gama dinâmica tão grande para os conseguir registar. No caso da Nikon, neste tipo de condições, as câmaras tendem a compensar a luz e a sobre-expor a fotografia. (Por isso, foi necessária a compensação dos -0,7 EV sobre o valor lido pela câmara para não obter brancos "estourados" no céu)
A fotografia acima, foi captada sem qualquer preparação e lembrei.me de a colocar a ilustrar este "post" porque é representativa do "desenrasque" possível com este tipo de objectivas. Para captar este tipo de cenário de modo a permitir algum arrastamento no movimento da água, nestas condições (final de tarde com pôr-do-sol em dia encoberto), deveria ter sido usado, antes de mais, um tripé e um filtro G-ND (Densidade Neutra - Gradual). Coisas que no momento não tinha...
Bom então, nada melhor que aproveitar as caracteristicas do equipamento que tinha "à mão".
Regulações da câmara | De modo a conseguir o maior tempo de exposição possível, seleccionámos:
  1. Valor ISO - o mais baixo possível (no caso da Nikon D2x - 100 ISO)
  2. Valor de abertura de diafragma da objectiva o mais fechado possível sem atingir os limites (apesar de ter, neste caso, utilizado a abertura mínima de f/25, devem evitar-se as aberturas minimas de limite devido aos problemas de difracção)
Esta conjugação fará com que o tempo de exposição seja o mais demorado possível.
Por último, trazia comigo um filtro polarizador... geralmente são utilizados com outra finalidade (diminuir reflexos e conseguir cores mais contratadas) mas simultâneamente também tem a caracteristica de fazerem diminuir a entrada de luz na câmara. E era precisamente isso que precisava para ajudar a aumentar o tempo de exposição!
Depois, para garantia de conseguir uma fotografia minimamente nítida (na falta do tripé) nada melhor que apoiar a câmara num muro existente em frente ao local. Adicionalmente podemos também utilizar o temporizador da máquina para captar a foto sem ter contacto físico com aquela. 
 http://www.robisa.es/pt

0 comentários: