Dicas de Photoshop - Como remover/eliminar pontos escuros ou manchas nas fotografias?




Penso que hoje em dia restam poucas dúvidas que a tecnologia digital veio revolucionar a maneira como conhecíamos a fotografia.
Sendo eu um fotógrafo proveniente da "era analógica" que, por sinal, confesso me demorei a "converter" ao digital, tenho de reconhecer que entre os dois suportes o balanço pende para o digital.
Na verdade, a tecnologia actual associada às câmaras digitais abriu portas e possibilidades inimagináveis até há bem poucos anos atrás. No entanto, como em tudo, não existem só vantagens e a fotografia digital trouxe também algumas exigências e cuidados desnecessários na fotografia com filme.
A maior mudança entre estes dois sistemas foi a introdução dos sensores em substituição do filme ou película.
Bom, hoje ficam aqui umas dicas acerca da maneira de contornar um "problema" típico da fotografia digital: As desagradáveis manchas ou pontos escuros que aparecem nas imagens que captamos!
Este fenómeno não mais é do que sujidade que ao longo do tempo (eventualmente mesmo em câmaras novas acabadas de sair de fábrica...!) se deposita no sensor. Dependendo das condições e aberturas de diafragma usadas, este tipo de sujidade, pode ser mais, ou menos, visível nas fotografias.
Não se trata dum fenómeno exclusivo do suporte digital. Simplesmente, na película, as partículas de poeira somente afectavam uma fotografia ou, quando muito, um rolo... Com a troca de rolo e uma limpeza ao interior da câmara sanava-se o problema!
Voltando aos dias de hoje, às câmaras digitais, todos sabemos que o sensor é o elemento responsável pela fixação da luz. Ou seja, é o elemento responsável pela produção da imagem. Portanto, tal como devemos manter limpas as nossas objectivas, também devemos cuidar da limpeza do sensor!
No entanto, pela sua sensibilidade e fragilidade essa é uma acção de que não devemos abusar. Sendo o sensor uma parte física da câmara é normal que ao longo do tempo, designadamente pelo processo de troca de objectivas (mas não só), nele se vá acumulando sujidade. Essa sujidade, em forma de pequeníssimos e quase invisíveis grãos de poeira, acaba por se tornar visível sob a forma de pequenos pontos ou manchas nas fotos.
Até certo ponto, não devemos ficar obcecados com a limpeza do sensor mas, verdade é que todos queremos que as nossas fotografias estejam "limpas" e isentas de artefactos!
Felizmente, o meio digital dotou-nos de ferramentas que permitem corrigir e melhorar este problema. Estou a referir-me ao computador, mais precisamente, aos programas de edição de imagem.
Debruçando-nos um pouco sobre o Photoshop, existe uma ferramenta (muitas vezes esquecida) que além de prática é eficaz na resolução deste problema! Em tradução livre: o "pincel de recuperação de pontos" (Spot Healing Brush).
Penso que sem necessidade de grandes explicações, apenas pela visualização da imagem que ilustra este artigo, ficaram esclarecidos de como o fazer em três simples etapas!
  1. Seleccionar a ferramenta "Spot Healing Brush"
  2. Escolher a opção "Content-aware"
  3. Escolher o diâmetro/intensidade do pincel e clicar em cima da mancha/ponto a remover!
Simples! Sem complicar mais, procedendo deste modo serão removidas as manchas ou pontos e mantidas as cores (e inclusive textura) do que está por detrás.

1 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado,
Estava mesmo a precisar desta "dica".