Tamron Lens - 10-24mm | Sample series #1








Nikon D2x + Tamron 10-24mm f/3.5-4.5 SP AF Di II
@ 10mm, f/16, 1/30 seg., ISO 100, Modo de Exposição "A", Medição Matricial


Ao longo deste ano de 2014, face à (renovada) parceria com a marca TAMRON, espero poder testar e ir colocando aqui algumas das fotografias que for captando com objectivas daquela marca. Sempre que possível, e que ache pertinente, direi alguma coisa acerca da maneira de conseguir tirar proveito das características e capacidades de cada uma das objectivas em causa. Claro que não se trata duma exclusividade com a Tamron e haverão também outras marcas e produtos a ser divulgados...
Pois bem, falando da fotografia de hoje, foi utilizada uma TAMRON 10-24mm (o teste a esta objectiva pode ser visto aqui - abre em novo Link). Uma objectiva denominada de Ultra-grande-angular, para câmaras de formato APS-C (DX), que se adequa perfeitamente à fotografia de paisagem. Contudo, devido às características intrínsecas deste tipo de objectivas, para conseguir imagens visualmente mais dramáticas deve tentar-se explorar os vários ângulos possíveis antes de captar as fotografias. Uma outra característica peculiar deste tipo de objectivas consiste no facto de possuírem uma distância mínima de focagem muito pequena - mais concretamente, de apenas 0,24m. Quer isto dizer que conseguimos fotografar e manter definido tudo o que se apresenta logo a poucos centímetros da frente da objectiva.
Dando como exemplo a fotografia acima, em que foi usada a menor distância focal da objectiva (10mm) posso dizer que a melhor composição que consegui de modo a dar relevo ao musgo e aos veios das velhas tábuas do cais foi colocar a câmara pousada precisamente em cima delas! Devido às características deste tipo de objectivas, em que a realidade fica representada de forma muito reduzida e em que tudo parece estar muito longe, as tábuas parecem ter uma largura bem maior do que a que realmente tem num plano (muito próximo) e o final das mesmas (a escassos de 3 metros) parece estar muito distante! Este é um dos possíveis "truques" que podemos aproveitar para explorar quanto utilizamos objectivas Ultra-grande-angulares. O mesmo cenário, se fotografado de pé, não teria qualquer impacto ou dramatismo!
Mas, este efeito implica a utilização duma abertura de diafragma pequena (ou fechada, se quiserem)de modo a conseguir uma grande profundidade de campo para que tudo fique focado. Desde as tábuas até ao infinito. No caso, foi usada a abertura de f/16 que foi suficiente para obter linhas definidas desde o plano mais próximo (inclusivamente aquém da zona de focagem seleccionada - a chamada distância hiperfocal) até ao infinito. De facto existe um cálculo a fazer para determinar a profundidade de campo que teremos mediante uma série de factores como a zona de focagem, distância a que está o sujeito da nossa fotografia, objectiva usada, etc.. Por exemplo, no caso em apreço, com a câmara que usei, uma Nikon D2x (formato de sensor DX), e com uma objectiva de 10mm de distância focal, a f/16, estando o objecto focado a 3 metros de distância, tudo o que estiver além duns escassos 30cm ficará definido! (contados desde o plano focal, situado na zona do sensor da câmara). Ou seja, virtualmente, logo a partir da frente da objectiva.
Pessoalmente acho disparatado levar uma calculadora para "o terreno" cada vez que queremos fotografar... Isso é algo que, neste tipo de fotografia, podemos perfeitamente dispensar mas é sempre bom ter estas noções e saber como tirar proveito delas!

Acerca deste assunto deixo aqui um Link a um artigo que também está relacionado e pode esclarecer mais algumas dúvidas: "Relação entre distância focal, aproximação ao objecto e profundidade de campo", que pode ser visto aqui »» (abre em novo link)
Outra questão: Por norma, tende-se  a descentrar os objectos nas fotografias - esse é um bom princípio e regra a ter em conta. No entanto, como bem se diz, não há regra sem excepção e nesta fotografia todos os elementos, de forma triangular, convergem para o centro. É uma maneira de interpretar a paisagem tirando proveito das características que as Ultra-angulares possuem de poder fotografar a muito pouca distância do plano focal.



Hoje aproveito também para convidar os leitores a visitar o site do representante da marca TAMRON para Portugal e Espanha - A ROBISA (clicando na imagem abaixo). Além de poderem ver as restantes objectivas disponíveis da gama Tamron e, bem assim, outros acessórios de fotografia, estarão também a ajudar a justificar a confiança e o apoio que a marca me tem dado!


http://www.robisa.es/pt

0 comentários: